quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Fim dos tempos: Os sinais do tempo do fim (Mateus 24)

#Estudo #Esboço #Explicação #O que é #Comentário #Significado #Sermão #Pregação #Mensagem #Palavra #Meditação #Devocional #Lucas 21 #Marcos 13 #Mateus 24 #Fomes #Últimos dias #Arrebatamento #Epidemias #Última hora #Nação contra nação #Perseguição #Terceiro Templo #Apocalipse #Jesus voltará #Volta de Jesus #Grande Tribulação #Evangelho #Anticristos #Reino contra reino #Princípio das Dores #Rumores de Guerras #Terremotos #Falsos Profetas #Pestes #Bíblia #Tribulações #Parábola da Figueira

 Introdução 

Na primeira parte deste estudo, o Princípio das Dores, percebemos que muitas das coisas ditas por Jesus foram direcionadas primeiramente aos seus discípulos e que eles mesmos viveram o princípio das dores de parto da igreja. Por isso foi necessário falar de forma específica dos sinais do tempo do fim. Esta parte do estudo tratará destes sinais.

 As Setenta Semanas de Daniel 

Antes de falar especificamente sobre os sinais do tempo do fim, temos primeiro que entender a profecia das setenta semanas de Daniel. Sem entender esta profecia fica difícil compreender a complexidade dos acontecimentos desta época. Vejamos:

"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos" Daniel 9:24.

O livro de Daniel nos mostra muitas revelações. Em uma delas Daniel teve uma visão em que o anjo Gabriel lhe foi enviado para dizer muitas coisas. Uma das revelações que o anjo Gabriel trouxe a Daniel foi a profecia das Setenta Semanas. Esta profecia diz que setenta semanas estariam determinadas para cumprir todas as coisas, conforme lemos no texto de Daniel 9. Isso significa que após estas setenta semanas tudo teria sido cumprido sobre a terra, incluindo o livro de Apocalipse.

Este período de Setenta Semanas é um período temporal, onde cada semana representa sete anos. O tempo da graça, a era dos santos, não entra nessa contagem. Houve sessenta e nove semanas (ou 483 anos) desde a saída da ordem para reedificar Jerusalém até Jesus Cristo (Daniel 9:25). Quando veio Jesus, esta contagem foi pausada para que o mundo se preparasse para a última semana que será revelada nos últimos dias. Esta última semana que falta (os sete anos) será o período da Grande Tribulação.

 O sinal de Noé 

"Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem"Mateus 24:37-39.

O primeiro sinal que mencionarei neste texto é o sinal de Noé. Jesus disse que "assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem". É muito interessante pensar neste exemplo que Jesus nos deu para considerar este sinal.

 A degradação do homem 

"Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento [...]" Mateus 24:37.

Quando Jesus cita estas coisas ele parece dizer que as pessoas, no tempo de Noé, estavam despreocupadas com as coisas de Deus e que elas apenas buscavam o que era mau. "Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração" Gênesis 6:5. Na antiguidade apenas Noé achou graça diante de Deus e todo o resto da humanidade sucumbiu nas águas do dilúvio. Este texto também mostra que eles nem perceberam o que estava acontecendo naqueles dias. Eles viviam as suas vidas sem preocupações até que veio o dilúvio e levou todos.

Este exemplo é muito vivo hoje em dia. Por um lado cada um de nós vive sua vida, preocupados apenas com nosso sustento, considerando que Jesus tarda a voltar. Ainda, a maioria esmagadora dos crentes da nossa era não faz ideia de que Jesus está às portas. E mesmo aqueles que têm alguma consciência nada fazem em relação a essas coisas. Veja que Noé edificou esta arca, pois ele seria salvo por ela. De igual modo, se não edificarmos a arca em nosso tempo como poderemos ser salvos?

Hoje as nossas preocupações são comprar uma casa ou um carro, ou mesmo nos casar e ter uma família. Mesmo as denominações vivem uma triste disputa para alcançar mais e mais membros. Temos nos esquecido da vida eterna e do objetivo maior do cristão, que é refletir a glória de Deus nesta terra. Com motivações corruptas, nos aproximamos muito da realidade do tempo de Noé. A maldade tem se multiplicado e a maior parte dos homens se entregou à devassidão para cometerem todo tipo de pecado. Muito provavelmente, nós somos a geração que viverá o primeiro arrebatamento da Igreja. Infelizmente, como a maioria de nós se preocupa com tudo menos com compreender o tempo em que vivemos, não conseguimos enxergar a urgência deste sinal, que é tão claro!

O versículo de Lucas resume bem o que eu estou dizendo: "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço" Lucas 21:34. Devemos caminhar com  sabedoria, usando deste mundo com se dele não fôssemos, como de fato não somos, aguardando sempre o nosso Senhor Jesus, que não tarda.

 A degradação dos casamentos 

Quando lemos o texto do capítulo 6 de Gênesis percebemos que houve um acontecimento, em especial, que levou o Senhor a considerar destruir toda carne que estava sobre a terra. Vejamos: "Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram" Gênesis 6:1-2. Deus não se agradou da união dos filhos de Deus com as filhas dos filhos dos homens. Este é o único sinal descrito no capítulo em que Deus demonstra o motivo da sua insatisfação com a raça humana, além da sua degradação de forma genérica. Também não precisamos decifrar o que significam estes filhos de Deus do texto, mas devemos entender o sinal. E o sinal aqui é o casamento.

No tempo de Noé, as uniões de casamento foram defraudadas conforme lemos nesse texto. Fica claro no texto que a união entre os filhos de Deus e as filhas dos homens era uma união que não deveria ter acontecido. Ou seja, a união santa do casamento foi maculada. O homem se esqueceu de um dos primeiros mandamentos de Deus, que diz: "[...] por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne"Gênesis 2:24. Este era o mandamento e, independente se os filhos de Deus são anjos ou não, vemos que esta união não era natural. Este foi o maior sinal da degradação do gênero humano nos dias de Noé.

Assim como nos dias de Noé, fica muito claro, conforme as palavras de Jesus, que a geração que verá a sua volta oculta é a geração que presenciar a degradação do casamento. E se analisarmos as denominações atuais veremos que já é comum aceitar o segundo, o terceiro ou mesmo o quarto casamento. Mas o mandamento de Deus é claro e não mudou desde o princípio do mundo, ou seja, aquele que se une à sua mulher torna-se com ela uma só carne. Não é possível separar um mesmo corpo, assim como é impossível separar Cristo e a Igreja. Veja que Moisés deu carta de divórcio, mas Deus é maior que Moisés que permitiu estas coisas. E fundamentados na nossa concupiscência prevaricamos o sentido do casamento em nossos dias e nos entregamos aos prazeres. Este também é um sinal dos nossos dias.

 O Terceiro Templo 

O maior sinal que nos indicará a Grande Tribulação é o Abominável da Desolação, que falaremos abaixo. Sabemos, porém, que isso passará no templo de Jerusalém. Portanto, o primeiro sinal que veremos quando nos aproximarmos deste tempo é a reconstrução do Templo em Jerusalém. Este será o terceiro templo construído em Jerusalém e também indicará a vinda do anticristo, o homem da iniquidade.

O Templo de Jerusalém foi destruído no ano 70 d.C. e não foi reconstruído desde então. Em seu lugar foi construído uma mesquita islâmica. Esta mesquita é conhecida pelo nome de Domo da Rocha e é um dos lugares sagrados do islã. Este sinal é muito significativo e merece nossa observação por se tratar de um tema central para os judeus, que ainda acreditam que o messias não veio em carne, e também por ser este um sinal tangível. Certamente todo o mundo saberá quando se iniciar a construção do terceiro templo em Jerusalém.

Entretanto, ainda existe muita dificuldade política em torno do monte do templo. Os judeus estão muito confiantes quanto à reconstrução do templo, mas os islâmicos não abrem mão do monte, por ser também um lugar sagrada para o islã.

Há um movimento sionista chamado Temple Institute que iniciou há alguns anos todos os preparativos para a reconstrução do Templo em Jerusalém. Eles já possuem todos os utensílios descritos na Torá (inclusive as vestimentas que os sacerdotes irão usar, o candelabro de ouro maciço e também dizem saber onde está a arca da aliança) e aguardavam apenas a chegada do novilho vermelho, que também já foi encontrado. Em Números 19:2, o Senhor dá instrução aos israelitas quanto ao sacrifício de uma novilha ruiva, que seria estatuto perpétuo aos filhos de Israel.

Imagine a dificuldade de se achar uma novilha ruiva sem manchas para este sacrifício? O site do Instituto do Templo menciona que apenas nove novilhos foram encontrados durante todo o período do primeiro e do segundo templo, que foram vários séculos.

Se você não sabia destas coisas, fique alarmado. Sim, eles já possuem tudo para iniciar a reconstrução do Templo. Isso significa que a qualquer momento isso pode acontecer. E quando acontecer, saiba que estaremos ainda mais próximos da Grande Tribulação ou mesmo que já vivemos os seus sete anos.

 Paz e Segurança 

"Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão" 1 Tessalonicenses 5:3.

Um dos grandes motivos que me incentivaram a incrementar o estudo do fim dos dias foi a percepção deste sinal. Aqui Paulo está dizendo que haverá um tempo de paz antes da consumação de todas as coisas. É interessante perceber este sinal, pois nos evangelhos sempre vemos falar das guerras, mas não é citado nenhum período de paz.

Para entender este sinal temos que entender primeiro que esta paz está relacionada a Israel e a cidade de Jerusalém. Israel, desde a sua criação após a segunda guerra mundial, sempre enfrentou conflitos com os países vizinhos. Principalmente com a Palestina, que não aceita seu estabelecimento e ainda reclama os territórios de Israel. Todos estes conflitos culminaram na situação política instável que Israel vive hoje. Vemos, por exemplo, a situação da Faixa de Gaza que é uma das maiores atrocidades do nosso tempo. A maioria dos países do Oriente Médio gostaria de ver Israel destruída e isso é refletido na quantidade de atentados que ocorrem cotidianamente em Israel.

Esta situação política indica que Israel não vive em paz. É por isso que a paz de Israel é um sinal tão importante para nós! Quando houver paz entre Israel e seus vizinhos e na cidade de Jerusalém, então saberemos que estamos vivendo os últimos anos nesta terra! Pessoalmente eu acredito que este novo templo ficará lado a lado do Domo da Rocha, simbolizando a paz não só entre Israel e seus vizinhos, mas entre as religiões judaica e islâmica.

Muito provavelmente esta paz será estabelecida no mesmo período da reconstrução do terceiro templo. Também é certo que esta paz será estabelecida nos primeiros três anos e meio da Grande Tribulação. Por isso este sinal é o mais importante dentre todos estes sinais, pois nos indica o inicio da Grande Tribulação, conforme Paulo afirmou: "Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição[...]" 1 Tessalonicenses 5:3.

 O Abominável da desolação 

"Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares" Daniel 9:27.

A abominação da desolação é um dos acontecimentos mais marcantes do tempo da Tribulação. Conforme lemos em Daniel, isso acontecerá "na metade da semana", ou seja, no meio dos sete anos (três anos e meio). Assim, podemos identificar que, muito provavelmente, não conseguiremos identificar o início da Grande Tribulação. É por esse motivo que devemos nos atentar grandemente para os sinais que estão sendo apresentados neste texto!

Mas o que viria a ser o abominável da desolação? O abominável da desolação é a menção do que fez o governador grego Antíoco Epifânio. Ele preparou um altar para Zeus sobre o altar dos holocaustos, no Templo de Jerusalém, e também sacrificou um porco neste altar (que é um animal impuro para os Judeus). Este acontecimento ocorreu em 167 a.C.; ou seja, quando Jesus cita que isso aconteceria novamente, ele estava profetizando que algo parecido aconteceria no futuro (Mateus 24:15).

Entretanto, tudo isso apenas acontecerá se existir um Templo em Jerusalém. É por isso que devemos observar os acontecimentos em Israel e observar quanto à reconstrução deste Templo. Quando a reconstrução do Templo em Jerusalém estiver em andamento, poderemos ter a certeza de que não temos mais tempo. Na verdade, saber que os preparativos para a reconstrução já estão finalizados é igualmente urgente. O que falta hoje para que este templo seja construído é uma mera questão política, que pode se desdobrar a qualquer momento.

 Jerusalém sitiada 

"Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação" Lucas 21:20.

O texto de Lucas nos apresenta uma visão diferenciada deste tempo. Lucas não cita o Abominável da Desolação. Em seu lugar, ele indica que Israel estará sitiada de exércitos. Se nos permitirmos pensar um pouco sobre esses dois acontecimentos, podemos imaginar que os invasores de Jerusalém serão os tais que profanarão o Templo. Foi o que aconteceu no tempo de Antíoco Epifânio e de Judas Macabeu (esta história pode ser lida no livro dos Macabeus, nas bíblias católicas). Antíoco invadiu Jerusalém, passou a dizimar os Judeus e introduziu também o Abominável da Desolação, sacrificando animais impuros no Templo.

Seguindo a linha de raciocínio do texto sobre o Princípio das Dores, poderíamos imaginar que aqui Jesus está citando o tempo dos apóstolos. O que não estaria historicamente incorreto, visto que Jerusalém realmente foi destruída no tempo deles, no ano 70 dC. Porém existe um versículo que faz toda a diferença nesta parte de Lucas 21: "Porque estes dias são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito" Lucas 21:22. Os dias de cumprimento de todas as coisas é a Grande Tribulação e não o tempo dos apóstolos. Outro aspecto é que Jesus cita que este é um tempo em que "haverá grande aflição na terra". Este período só pode se tratar da Grande Tribulação. Assim, quando Jesus começa a falar que Jerusalém estará rodeada de exércitos, ele está se referindo ao tempo do fim.

Especificamente haverá guerra contra Jerusalém nos últimos três anos e meio, ou seja, no meio desta última semana, conforme vimos na profecia das setenta semanas de Daniel. Isso é importante perceber devido ao período de paz, que foi citado acima. Tudo isso confirma o que foi dito acerca deste tempo, mesmo no texto que menciona o período de paz: "Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição" 1 Tessalonicenses 5:3.

 Resumo 

Devemos entender que o abominável da desolação apenas acontecerá, caso exista um templo em Jerusalém. Igualmente Jerusalém apenas será sitiada se houver antes um período de paz. Tanto o abominável da desolação quanto esta situação em Jerusalém apenas acontecerá em algum momento da grande tribulação, provavelmente após os primeiros três anos e meio. Este período de paz, como vimos, se dará nos primeiros três anos e meio e representará a chegada da Grande Tribulação.

De forma resumida, como certamente ainda não vivemos os sete anos de provação, devemos ficar atentos a todos estes sinais, mas ainda mais intensamente aos sinais de Noé, na reconstrução do templo em Jerusalém e na paz que precederá a destruição dos últimos três anos e meio. Fique atento a situação de Israel, meu irmão! Israel é o grande relógio de Deus que nos indicará a chegada da tribulação.

 Conclusão 

Este texto é a chave que o crente precisa para entender o tempo em que vive e se alertar sobre todas as coisas que estão acontecendo à sua volta. A maioria dos cristãos não se dá conta destas coisas e vive a sua vida desregradamente em muitos prazeres. Não é bom que seja assim! Vivemos o limiar da história na terra!

Tenho por mim que esta geração verá, muito em breve, a vinda oculta de Jesus. Aos irmãos que lerem este texto eu dou uma sugestão: arrependa-se enquanto há tempo! Volte-se ao Senhor enquanto podemos encontrá-lo! Busque-o enquanto está perto! O Senhor é bondoso e perdoa os nossos pecados. Volte-se a Ele enquanto pode!

A Igreja está morta em doutrinas e festas e não consegue perceber o grande perigo que está por vir! É uma lástima que a maioria dos pastores nem mesmo cita estas coisas em seus cultos! Este tema deveria ser o foco central da nossa discussão, visto que vivemos exatamente estes dias!

Mas todos nós, de acordo com a nossa justiça, seremos julgados pelos nossos atos e "os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente" Daniel 12:3. Os insensatos e faltos de juízo serão salvos, todavia como que pelo fogo, e sofrerão o dano da sua corrupção.

"Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço" Lucas 21:34. 

"Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem" Lucas 21:36.

Nenhum comentário: