quinta-feira, 6 de setembro de 2018

A Purificação: A luta contra o pecado (Hebreus 12:4)

#Estudo #Esboço #Explicação #O que é #Comentário #Significado #Características #Sermão #Pregação #Mensagem #Palavra #Meditação #Devocional #Catequese #Versículos #Bíblia #Evangelho #Evangélico #Evangélica #Cristão #Cristo #Jesus #Deus #Purificação #Pureza #Santificação #Santidade #Pecado #Luta #Embaraço #Cruz #Correção #Exortação #Libertação

"Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue" Hebreus 12:4.

 Introdução 

Iniciamos o nosso estudo sobre a purificação com este texto sobre a nossa luta contra o pecado. Este estudo se debruçará sobre o tema da purificação, que como vários temas tratados neste blog, não é ensinado pelos pregadores da nossa época. Aquele que não atenta para estas coisas, como nos diz o apóstolo Pedro, é cego e se esqueceu da purificação dos seus pecados de outrora.

É importante que o cristão não se amolde aos padrões religiosos da nossa era e renove a sua mente para que possa comprovar qual a vontade de Deus. Se continuarmos a ouvir pregadores hipócritas e religiosos nada mais seremos que hipócritas e religiosos. O destino deles, porém, há muito foi profetizado para sua destruição. São raça de víboras e enganadores que a muitos maculam com as suas mentiras. Quanto a nós, bom é buscar a nossa purificação pessoal, pois bem-aventurado é puro de coração. O prêmio deles é ver o Senhor.

 Purificação Vs Santificação 

"Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus" 2 Coríntios 7:1.

Purificação é a atitude de purificar a sua vida de toda impureza que exista em seu procedimento. Sendo que a impureza na palavra de Deus está relacionada ao pecado e a morte. Esta é uma atitude específica do homem, visto que Deus é totalmente puro e nele não há trevas. Sendo assim não existe a necessidade de que Deus se purifique do pecado e da morte.

A purificação faz parte do processo da santificação do homem, sendo que santificação e purificação não são exatamente a mesma coisa. A santificação é o processo em que separamos alguma coisa para o serviço e vida a Deus. Por exemplo, os levitas eram santos, pois foram separados por Deus para realizarem os serviços em meio ao povo de Israel. Hoje a nossa santificação se dá, em grande medida, em relação ao mundo. Devemos nos afastar de tudo que é deste mundo para nos dedicar totalmente a Deus. Se afastar de toda religião mentirosa para ganhar a vida revelada pela palavra de Deus. Se afastar do pecado, através da purificação, para aperfeiçoar a santificação. Tudo isso, porém, integra a santificação do cristão.

 Pecado Vs Embaraço 

"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta"Hebreus 12:1.

Para nos purificar de pecados é importante conhecer mais sobre a diferença entre o pecado e os embaraços e até mesmo o processo completo do pecado, que veremos na próxima parte deste estudo "Cada um é tentado pela sua própria cobiça".

 O pecado 

Pecado é toda transgressão da Lei de Deus. João no diz que "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei"  1 João 3:4. É interessante definir este conceito porque muitos pensam que estamos livres de cumprir a lei do Senhor. A verdade é que, assim como Jesus cumpriu toda a lei, nós podemos também viver em santidade cumprindo a lei do Senhor através do Espírito Santo. Se assim andamos seremos purificados através do sangue de Cristo. O versículo seguinte de 1 João nos fala exatamente sobre estas coisas: "Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu" 1 João 3:5-6.

 O embaraço 

O embaraço, por sua vez, não é a transgressão da lei, mas atitudes que atrapalham a nossa purificação. São aquelas coisas que nos prendem para não frutificarmos em santificação. São os ídolos que permeiam a nossa vida e que o diabo semeia para não termos força nem tempo para aperfeiçoar a nossa santificação pela purificação dos nossos pecados.

 A luta contra o pecado 
"Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe" Hebreus 12:4-6.

O capítulo 12 de Hebreus é uma lição muito elevada sobre como resistir e se livrar dos embaraços e do pecado. Ele cita diversas coisas que seria impossível tratar todas em poucas palavras. Há, entretanto, uma consideração importante que eu gostaria de frisar nesta primeira parte deste estudo: a luta contra o pecado.

Tenho percebido que os cristãos não lutam mais contra o pecado, por vários motivos. O mundanismo e a religião estão enfraquecendo a nossa luta contra as impurezas deste mundo. Somos cristãos relativistas que ponderam todas as coisas, mas que nunca conseguem praticar a verdade em Cristo. Fomos enfraquecidos pelo pecado e derrotados pelo diabo. Como poderemos vencer desta forma? Se nós que fomos chamados a santidade nos entregamos à imundícia como veremos a vitória da Igreja sobre o mundo?

Nós, enquanto cristãos, devemos atentar para esta luta. Se não percebermos que estamos em guerra contra o pecado, e contra o diabo em consequência, nunca venceremos coisa alguma. Lembre-se que todas as promessas do livro de Apocalipse se destinam aos vencedores. Ora, se não lutamos, como venceremos? Verificamos, assim, a necessidade de uma luta ferrenha e diária contra o pecado. Não se engane! Quem não luta esta luta já está derrotado. Deus não chamou sãos para si, mas pecadores que através do seu sacrifício foram aproximados do trono da graça para que o nosso proceder seja santificado.

E muito além de apenas lutar, nós devemos resistir até o sangue! O capítulo 12 de Hebreus trata sobre isso. Ele discorre sobre como o povo no deserto temeu a Deus, que estava sobre o monte, e como foi aterrorizante o espetáculo que se via naquele lugar. Nós nem mesmo presenciamos tamanha grandeza para fugir desta luta contra o pecado. E nem mesmo fomos entregues à cova dos leões para morrer pelo nome de Cristo; nem tentados pelo diabo no deserto; nem feitos tochas vivas como nossos irmãos no século II; nem mesmo vivemos nas cavernas como muitos santos, que como Hebreus cita, o mundo não era digno. Mas ainda assim recusamos a batalhar e tememos o mundo e o que as pessoas podem dizer sobre nós. Que diremos, pois, a vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? O que temeremos?

Eu digo que devemos marchar como soldados. Batalhar a carreira que nos está entregue em Cristo com toda perseverança. Não se deixe vencer pelas mentiras! Não se deixe vencer pelos falsos profetas e pelo mundanismo. Nem pelo academicismo que relativa a nossa fé. A nossa fé é prática e produz frutos de arrependimento e mudança de mente. A metanoia que direciona a nossa vida a apenas um lugar em todo o universo: A CRUZ.

Nenhum comentário: