sexta-feira, 21 de setembro de 2018

FECHOU-SE A PORTA!

FECHOU-SE A PORTA!
Mt 25:10.

Introdução:
Na palavra de Deus nos encontramos varias declarações que Jesus fez de si mesmo, por exemplo, Jesus disse:
1- Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
2 – Eu sou a luz do mundo.
3 – Eu sou o pão da vida.
4 – Eu sou o bom pastor.
5 – Eu sou a ressurreição e a vida.
mas, provavelmente a mais impressionante de todas foi quando Jesus disse:-  Eu sou a  porta! Veja o que ele disse no evangelho de João:
- Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.
Todos os que vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. Jo 10:7-9.
 ei! Deixe eu te perguntar nesta noite! Alguma vez você já viu uma casa sem porta? Uma igreja sem porta? Uma escola sem porta? Um hospital sem porta? Impossível!...
Se existe algo com o que nos convivemos diariamente, são as portas, todos os dias da nossa vida; abrimos e fechamos portas.
Para poder vir aqui pra igreja você teve que abrir a porta da sua casa, depois de sair você fechou a porta ou você deixou sua casa com as portas abertas?
Quem veio de carro, pra entrar no carro teve que abrir a porta, e pra sair com ele você teve que fechá-la, é claro que você não saiu dirigindo o carro com as portas abertas!
Pra entrar na igreja alguém teve que abrir as portas, e quando terminar o culto alguém vai ter que fecha-lás.
É impossível viver sem portas! Por isto precisamos entender a importância de uma porta.
Quando Jesus declarou:- eu sou a porta! Na verdade ele estava nos ensinando a grande mensagem de salvação.
O homem só pode alcançar a salvação através da porta que é Jesus, Jesus é porta que leva o homem para o céu e não existe outra.
Esta historia de que:- todo caminho leva a Deus! Ou de que: - todas as portas levam ao céu é uma farsa!
Só existe uma porta para a salvação e esta porta é Jesus de Nazaré.
Quando Jesus veio a este mundo ele se tornou homem, e se humilhou ate a morte na cruz, para se tornar a ponte, a porta do céu.
Jesus é a porta aberta para o céu! Mas, um dia esta porta vai se fechar.
Hoje  a igreja, os pastores, os pregadores, estão pregando e dizendo: - venham! Aceite Jesus! Entre por esta porta antes que ela se feche!
-E o espírito e a noiva dizem: vem! Quem ouve diga: vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida. Ap 22:17.
A porta da salvação um dia vai-se fechar para sempre. Para ilustrar essa verdade Jesus  contou a parábola das 10 virgens.
E é baseado nesta parábola que eu quero trazer uma mensagem nesta noite com o tema: - fechou-se a porta! Então vejamos:
1º  A PARÁBOLA DAS 1O VIRGENS.
Jesus contou a parábola das dez virgens com o objetivo de nos despertar para uma grande  realidade espiritual;
Devemos estar preparados para a volta do Senhor e Salvador Jesus Cristo! Nesta parábola ele faz uma analogia do reino  de Deus com um casamento.
A cerimônia de casamento nos dias de Jesus era muito diferente da cerimônia de casamento realizada nos dias de hoje.
Naquela época  a cerimônia de casamento em Israel incluía uma procissão do noivo até a casa da noiva.
Ali o noivo se encontrava com a noiva, os nubentes e os convidados, após a cerimônia,
Havia outro cortejo da casa da noiva para a casa do noivo, onde era realizada a festa, na casa do pai do noivo, o banquete podia durar até uma semana.
As 10 virgens eram as damas de honra que esperavam para se juntar aos convidados para participar da festa.
 O trajeto da casa da noiva até a casa do noivo sempre acontecia à noite passando por vilas e aldeias onde não havia luz,
As lamparinas que as damas de honra traziam serviam para iluminar o caminho.
 Elas seguiam o cortejo; cantando e pulando, e assim todos deviam carregar as suas vasilhas com azeite.
A parábola contada por Jesus fala de 10 virgens que esperavam a chegada do noivo,
Só que ele diz que 5 eram prudentes e 5 eram loucas, as  loucas levaram sua lâmpadas mas não levaram azeite de reserva
As prudentes alem de levarem suas lâmpadas levaram também azeite de reserva.
Jesus diz nesta parábola que antes de acontecer o encontro, o noivo tarda e todas dormem.
 - a meia noite ouviu-se um grito: Eis aí o noivo! Sai ao seu encontro!Mt 25:5-6.
Todas elas se levantaram e pegaram as suas lâmpadas, mas as lâmpadas das loucas por causa da falta do azeite se apagavam.
Elas imploraram para as prudentes: - Daí-nos do vosso azeite por que as nossas lâmpadas se apagam
Mas prudentes responderam dizendo: - não seja caso que nos falte a nos e a vos, ide antes aos que o vendem e comprai. Mt 25:8-9.
Enquanto elas saíram para comprar o azeite para suas lâmpadas o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas e as portas se fecharam.
Quando elas voltaram e pediram para que lhes abrisse as portas tiveram que ouvir da boca do noivo: - em verdade vos digo que não vos conheço.
Que decepção para estas 5 virgens loucas! A porta estava fechada pra elas  para sempre!
2º VEJAMOS OS SIGNIFICADOS DE CADA PERSONAGEM  NESTA PARABOLA
1º: A Noiva - representam os crentes;
2º: O Noivo - representa o Senhor Jesus Cristo.
3º: As  10 Virgens -  representam a igreja que deve estar vigilante a  espera do noivo que é Jesus.
4º: O número 10 – é  considerado o numero da perfeição humana, da completude.
Mesmo não sendo ímpar, o número 10 (dez) entrou na lista dos números perfeitos. Ele expressa o completo, a inteireza, o todo
Com o 10  nos expressamos a admiração e reconhecimento que temos por alguém: Ele é 10!
Na maioria das escolas a avaliação é por conceito numérico. Quem obtém nota 10, consegue o máximo.
São 10 os dedos da mão e do pé. Há gente que costuma contar nas mãos o que, aliás, era a maneira primitiva de contar.
Na bíblia o numero 10 fala também de perfeição e coisas completas
Em Gn 1 quando Deus criou todas as coisas a ordem: - e disse Deusaparece 7 vezes falando da criação em geral,
E aparece 3 vezes falando da criação da raça humana. Agora, entenda bem! 7+3=10. Totalidade da criação.
os mandamentos que Deus entregou para Moises, a lei de Deus, são 10 mandamentos. Ex 20:1-17. Totalidade da lei.
 Quando Deus tirou seu povo da terra da escravidão no Egito, faraó não queria deixar o povo ir,
 e através de Moises Deus enviou 10 pragas sobre a terra do Egito para quebrar o orgulho de faraó. Ex 8 até Ex 12. Totalidade das pragas 10.

O Novo Testamento é cheio referências ao número 10. Só  em  Mateus  do capitulo 8 até o 9 apresenta 10 milagres de Jesus.
Em Lc 17:11-19 Jesus conta a parábola dos 10 leprosos que foram curados mas, só um voltou pra dar gloria a Deus.
Em Mt 24:14- 30 Jesus conta a parábola dos 10 talentos que foram distribuídos pelo Senhor aos seus servos, e isto a cada um segundo a sua capacidade
 Em Lc 15 tem a parábola das 10 dracmas e também a das 100 ovelhas, e não é que 10x10= 100.
Na parábola tanto a mulher que perdeu um dracma, como  o pastor que perdeu uma ovelha,  não descansam enquanto não encontram a dracma e a ovelha que foram perdidas
Por fim o texto que estamos estudando hoje Mt 25, 1-13 a parábola das dez virgens; que representam a totalidade dos crentes que vão se encontrar com esposo, Jesus.

.


5º: Lâmpada – Em Pv 20:27  A bíblia diz que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor.
As lâmpadas que estavam com as virgens representam nosso espírito recriado.
O nosso espírito é como uma lâmpada que foi acesa diante de Deus.
 Lâmpada também  simboliza a  Palavra de Deus, a Bíblia
No Sl 119:105 a Palavra de Deus é comparada a uma lâmpada. A lâmpada serve para iluminar e clarear a escuridão.
A Bíblia é comparada com uma lâmpada, porque os seus ensinamentos mostram o caminho do bem.
Quando lemos que a Bíblia é lâmpada para os nossos pés e luz para nossos caminhos, quer dizer que as verdades escritas são recados de Deus que nos ajudam a viver bem com nossa família, vizinhos e amigos.
6º: O azeite
 azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, é o fruto advindo das oliveiras
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo de Deus.
O azeite era usado pelo povo judeu  nos seus sacrifícios e também como uma divina unção que era misturada com perfumes raros.
Usava-se, portanto, o azeite na consagração dos sacerdotes Êx 29:2-23; Lv 6:15-21, no sacrifício diário Êx 29:40, na purificação dos leprosos Lv 14:10-18 e 21:24-28,
Os judeus também empregavam o azeite para friccionar o corpo, depois do banho, ou antes, de uma ocasião festiva, mas em tempo de luto, ou de alguma calamidade, abstinham-se de usá-lo.
O azeite também era reconhecido como um medicamento entre os judeus. Is 1:6; Mc 6:13; e Tg 5:1.
 Na parábola do bom samaritano em Lc 10:34, o bom samaritano unge as feridas do homem que tinha sido atacado pelos salteadores com vinho e azeite.
 O azeite, nas feridas, era conhecido por ajudar a cicatrizar.
Pode-se dizer que na cultura judaica o azeite indicava o sentimento de alegria, ao passo que a sua falta denunciava tristeza, ou humilhação.
Alem de ser usado como alimento, como remédio cicatrizante, como óleo de unção, o azeite era combustível para manter acesas as lamparinas.
A palavra óleo aparece 34 vezes na Bíblia, ungüento 20 vezes, azeite 164 vezes e unção ou ungir 78 vezes. Isso revela sua importância na Bíblia.
Agora que nos já vimos o significado de cada personagem desta parábola vamos dar continuidade ao estudo.
3º EM QUE AS 10 VIRGENS ERAM SEMELHANTES E EM QUE ERAM DIFERENTES
Aos olhos dos homens, AS 10 virgens eram iguais, porem aos olhos de Deus elas eram diferentes. Deus não vê como o homem vê.
Lembra do que Deus disse pra Samuel na casa Jessé:  - pois o homem vê o que está diante dos olhos, o Senhor olha para o coração.1Sm 16:7.
1º VEJAMOS ALGUNS PONTOS SEMELHANTES1º: As 10 eram Virgens.
O fato de serem virgens não significa que eram puras, ou santas; se fossem, não ficariam de fora algumas delas.
 Dizer que todas eram virgens significa que todas dizem servir somente a Deus. Todas se identificam como crentes, como evangélicas.
2º: as 10 estavam vestidas de branco:
Apesar de  Interiormente serem diferentes, porém, no seu aspecto exterior eram iguais.
 É o que acontece hoje. Pelo aspecto exterior não podemos identificar e diferenciar os verdadeiros e os falsos crentes.
3º: As 10 tinham lâmpadas nas mãos.
 Como eu já disse a lâmpada é um dos símbolos da Palavra de Deus.
Com certeza eu creio que todas as igrejas que se dizem evangélicas, tem a Bíblia Sagrada como regra de fé e como base de suas doutrinas, erradas ou não.
Todos procuram extrair da Bíblia a base de seus fundamentos doutrinários. Nenhum crente evangélico irá para sua igreja levando um livro espírita, ou católico, ou de qualquer outra religião.
 Todos possuem uma Bíblia, mesmo que não a leiam e nem a sigam, porém, a lâmpada está em suas mãos.
 Todas as virgens, Prudentes, ou Loucas, tinham uma lâmpada nas mãos. Todas as Igrejas Evangélicas, todos os crentes, tem uma Bíblia, nas mãos, tal como na Parábola.
O problema é que a lâmpada às vezes está nas mãos, mas, não está no coração, me lembrei daquela velha piadinha:
Qual a diferença da bíblia do católico com a bíblia do crente¿ bíblia do católico cheira mofo e a bíblia do crente cheira sovaco!
4º: as 10 estavam no mesmo lugar.
Veja bem o texto não  diz que as virgens prudentes estavam dentro da casa e que as virgens loucas estavam fora, mas todas estavam juntas, no mesmo lugar.
Se as Virgens Loucas são mundanas é porque o mundo está dentro das igrejas. Não são as virgens loucas que  estão lá fora, no mundo,
Pois quem está lá fora, no mundo não é chamado de crente. Segundo a Parábola, elas estavam todas juntas no mesmo lugar.
 Todas dentro da igreja loucas e prudentes. Na Parábola do joio e do trigo Mt 13:24-30, o joio estava no meio do trigo.
Na parábola da grande rede Mt 13:47-51 os peixes ruins estavam na mesma rede juntos com os peixes bons.
 Nesta parábola das 10 virgens da mesma forma, as virgens loucas estão no mesmo lugar, juntas com as virgens prudentes.
Ei! Nos dias atuais também os crentes verdadeiros e os falsos estão no mesmo lugar - estão nas Igrejas.
Falsos e verdadeiros, loucos e prudentes são membros da mesma Igreja Local, canta no mesmo coral e tocam na mesma orquestra, podem ser alunos e até professores da Escola Dominical,
 E, não se escandalize!  Mas, por incrível que pareça prudentes e loucos se assentam e prega no mesmo púlpito.
 Ei!  Eu estou falando de semelhanças entre as virgens loucas e as virgens prudentes, semelhanças entre crentes verdadeiros e falsos!
5º: as 10 estavam esperando o noivo:
Se as virgens prudentes estavam esperando o noivo às loucas também estavam.
Se você perguntar pra qualquer crente de qualquer igreja, pentecostal ou tradicional, neopentecostal ou reformada,
Todos dirão que estão esperando a volta de Jesus, mesmo aqueles que vivem de campanha em campanha pela conquista das coisas da Terra e úteis ao corpo,
Mesmo aqueles que só gostam do oba-oba; de shows gospel, de congresso, de eventos, de cantores famosos e não querem nada com oração e leitura bíblica.
  Mesmos estes crentes têm uma noção, embora vaga, sobre a vinda de Jesus. Se perguntar pra eles:
- vocês estão  esperando Jesus voltar¿ eles responderão na hora: - estamos!
Apesar de que este tipo de crente deseja que Jesus demore bastante, por que não sabe nada sobre o céu
Só esperam pelas bênçãos da terra, as únicas que eles conhecem.
Todas as virgens, prudentes e loucas, estavam esperando o esposo, assim como todos os crentes dizem que estão esperando Jesus.
6º: as 10 dormiram:
 Não  fique pensando que foram só as loucas que dormiram, as prudentes também tosquenejaram.
Quando Jesus usa a expressão: tardando o esposo. Ele quis deixar claro que ele demoraria a voltar.
Nesta demora já se passaram mais de dois mil anos, e o esposo. Ainda não veio. Temos que entender que o tempo de Deus é diferente do nosso.
Dormir aqui pode significar descansar. O Senhor não queria ser esperado por pessoas aflitas, inquietas, temerosas, preocupadas, sem paz,
 Todas podiam dormir, ou descansar, porque, certamente, o esposo viria.
O erro das Virgens Loucas não foi dormir, mas sim dormir sem antes de por a casa em ordem.
Elas deveriam, antes de descansar, ou dormir, providenciar azeite para suas vasilhas.
 Foram negligentes! As Virgens Loucas ficaram de fora, não porque dormiram, mas, porque não tinham azeite em suas vasilhas.
Ei!  Se a sua lâmpada estiver acesa e se houver azeite em sua vasilha, então: - descansa no Senhor e espera nele. SL 37:7.
Se a sua lâmpada esta apagada não e hora de descansar é hora de buscar o azeite e ser cheio do Espírito Santo pra aguardar a volta de Jesus.
2º  A DIFERENÇA ENTRE AS VIRGENS PRUDENTES E AS VIRGENS LOUCAS
Olhando aparentemente as 10 virgens eram semelhantes, as 10 eram virgens,  as 10 estavam no mesmo lugar, as 1º estavam de branco,
As 10 esperavam o noivo, as 10 tinham lâmpadas nas mãos, as 10 dormiram as 10 ouviram o brado a meia noite: eis o noivo sai ao seu encontro.
A diferença entre as virgens prudentes e as virgens loucas é que as virgens prudentes levaram azeite de reserva para uma eventual situação, enquanto que as virgens loucas não levaram.
quando o noivo chegou à meia noite, as virgens prudentes, repuseram o azeite nas suas lâmpadas e entraram para a festa.,
 Porém as virgens loucas não tiveram como repor o azeite nas suas lâmpadas, e por isso ficaram de fora da festa.
Enquanto elas saíram para comprar o noivo chegou e entrou para a festa e as portas se fecharam
as virgens loucas  representam aqueles crentes que ouviram o  Evangelho, estão dentro da igreja fazem parte do rol de membros, cantam as vezes são até obreiros e pastores,
Porém, lamentavelmente, não são nascidas de novo, não tem interesse algum para a realidade da volta de Jesus  e da vida eterna.
 Dizem  que estão se preparando para o encontro com o esposo, mas, infelizmente, não o fazem. Não se separam do pecado, não tem uma intimidade com Deus.
Aquela chama que ardeu quando a pessoa veio pra igreja vai pouco a pouco, enfraquecendo e, como não tem  azeite consigo,
Antes da chegada do esposo, a lâmpada começa a se apagar, sem condições de reabastecer,
Ei! Para ser de Cristo não basta ser evangélico; não basta ter a Bíblia nas mãos, na cabeça, ou no Púlpito. Para ser de Cristo é preciso ter azeite na vasilha, ter comunhão com o Espírito Santo
Paulo disse:  -  se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é deleRm 8:9.
4º :VIRGENS LOUCAS E AS VIRGENS PRUDENTES: DOIS TIPOS DE CRENTES
Jesus disse que as 10 virgens saíram ao encontro com o esposo. Isto nos mostra que a existência de 2 tipos  de crentes que, aparentemente, estão servindo a Deus.
2 tipos de crentes  que, aparentemente, estão aguardando o encontro com o Esposo.
Somente quando acontecer a volta de Jesus e arrebatamento da igreja é que se saberá quem está preparado para se encontrar com Jesus; e quem não está.
 As Virgens Loucas representam os crentes não salvos, aqueles que abraçaram o evangelho como se fosse uma religião.
 Aqueles que mudaram de religião, mas que não mudaram de vida. O evangelho entrou neles mais eles não entraram no evangelho.
Estão na Igreja, são batizados nas águas, são parecidos com os verdadeiros crentes, mas, não têm vida espiritual,
 Porque não têm Azeite, ou seja, não estão em plena comunhão com o Espírito Santo.
Agora, algo interessante que temos que observar nesta parábola é que as virgens loucas pediram azeite emprestado para as prudentes.
Tem crente que só quer viver do azeite dos outros! Vive andando atrás de profetas, de revelação, de milagres.
Pare de ficar andando atrás da unção dos outros, do azeite dos outros, você mesmo busque o azeite para sua vida!
Outra coisa, as virgens loucas não tendo conseguido o Azeite, por empréstimo, junto às Virgens Prudentes, saíram para comprar.
Isto nos mostra 3 coisas: 1º : elas sabiam onde poderiam comprar Azeite. 2º  elas tinham condições, ou o dinheiro necessário para pagar pelo azeite.
 elas tiveram tempo pra adquirir o azeite, Na parábola é dito que o noivo tardou a chegar! Então tempo não foi o que faltou
 Se as 5 virgens loucas não tinham Azeite em suas vasilhas, foi por pura negligencia.
ei! Deixa eu te dizer uma coisa não seja negligente também! Você sabe como adquirir o azeite: através da oração e da busca, você tem condições para adquirir o azeite
O azeite não se compra com dinheiro, com oferta nem com dizimo, dizimo é fidelidade á Deus, e não moeda de troca
 O azeite se compra indo até a presença de Deus em oração, buscando ardentemente o azeite na fonte que é o nosso Deus.
- Ó vos os que tendes sede, vinde às águas, e vos que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Is 55:1
Para que não cometer o erro das virgens loucas, Paulo nos adverte, dizendo: - não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas, enchei-vos do Espírito. Ef 5:18.
Agora, faça isto antes do esposo chegar, faça isto antes de ouvir o brado, faça isto antes da meia-noite.
ei! No dia do arrebatamento da Igreja, quando chegar a meia-noite e quando se ouvir um clamor: - ai vem o esposo!
Então, a Noiva  deve estar pronta, a igreja será levada pelo Espírito Santo para ser entregue a Jesus.
O noivo prometeu que viria e ele vira até o final do dia, pois aquele era o dia marcado para o casamento.
Entretanto, não disse a que hora viria, de modo que a noiva deveria aguardá-lo até o final do dia,
 A parábola nos diz que o noivo chegou à meia-noite, ou seja, no final do dia, mas, apesar da demora, cumpriu a sua promessa e veio buscar a noiva.
 Jesus, igualmente, cumprirá a sua promessa. No momento certo, que não sabemos nem temos condição de saber qual é ele virá.
- Porem daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o filho, mas unicamente meu Pai. Mt 24:36
Jesus virá e levará consigo tão somente aqueles que estiverem preparados.
A volta do Senhor é uma realidade que se apresenta cada vez mais iminente e, por isso,
Tem de ser divulgada e pregada a todo o momento, e com maior intensidade pela sua Igreja.
 A noite está chegando, a volta do noivo se aproxima e nós, que tanto a desejamos, devemos anunciá-la, para que outros possam dela usufruir.
 Infelizmente, a mensagem da volta de Cristo tem desaparecido dos nossos púlpitos e tem sido substituída por mensagens de prosperidade material e pelas coisas desta vida.
Agora, quando a igreja deixar a Terra, ela terminará sua missão, e o Espírito Santo voltara para gloria junto com a igreja.
E por isso que as virgens loucas saíram pra comprar e não conseguiram, POR QUE NÃO TINHA MAIS AZEITE! O Espírito Santo já tinha voltado pro céu junto com a igreja.
Quando acontecer o  arrebatamento da Igreja, o Espírito Santo entregará a Noiva(a Igreja) ao Esposo(Jesus), Ex: quando Noé soltou a pomba e ela voltou trazendo um ramo de oliveira.
 E assim terminara a sua missão que foi começado no dia do Pentecostes. Por esta razão não há mais Azeite (o Espírito Santo) disponível para ser adquirido.
 Observe que as virgens loucas saíram para comprar Azeite, mas não acharam, pois já havia começado o grande e terrível dia do Senhor A Grande Tribulação.
Terminou  a dispensação da graça, na qual por mais de dois mil anos Deus falou ao homem com voz meiga e suave, mesmo assim, muitos não quiseram ouvir.
Agora a porta se fechou e  a grande tribulação trará consigo os juízos de Deus sobre os moradores da terra,
 Por isso  as Virgens Loucas ouviram o  noivo dizer, com voz firme e forte: - Em verdade vos digo que não vos conheço.
Ei! A porta da salvação em breve vai se fechar não deixe faltar azeite na sua lâmpada.
Para que você possa ouvir da boca de Jesus naquele dia:
- Vinde benditos de meu pai e possui por herança o reino que desde a funda cão do mundo esta  preparado para vós.Mt 25:34.
Conclusão:
As 5 virgens loucas ficaram de fora mas as 5 virgens prudentes entraram para festa com o esposo
o que Jesus nos ensina nesta parábola é não há como entrar na casa do noivo a não ser através da prudência,
 Ou seja, do prévio conhecimento do noivo, do prévio conhecimento das circunstâncias que nos rodeiam.
Elas foram prudentes tiveram todo o cuidado para não se esquecer nada, principalmente o azeite de reserva.
Depois de  todos os preparativos, depois de esperar tanto tempo, depois de aguardar até a meia noite não podia de jeito nenhum faltar na ultima hora o azeite.
Ei!  a verdadeira igreja de Jesus se encontra na mesma situação,
a Igreja  tem que está preparada para se encontrar com o Senhor.
 Todos os sinais proféticos apontam que já esta chegando o final do dia, ou seja, o final da dispensação da graça.
 Como Jesus disse: - A noite está chegando, quando ninguém mais poderá trabalharJo 9:4.
 Então esta na hora de pegar as lâmpadas, tomando todo o cuidado para que não falte o azeite para abastecê-la.

se você prestar bastante atenção você vera que foi no momento do clamor que  se notou a diferença entre as virgens prudentes e as virgens loucas.
- À meia-noite, ouviu-se o clamor: aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mt.25:6.
O momento do clamor é o que se costuma dizer de: - a hora da verdade.
O clamor do esposo representa aqui o instante do alarido, da voz de arcanjo, da trombeta de Deus 1Ts 4:16, o dia do arrebatamento da Igreja.
 Será apenas neste dia que se saberá  de verdade a diferença entre os verdadeiros salvos e aqueles que apenas servem a Deus nominalmente.
 Quando Deus fizer a chamada, então saberemos quem tem levado azeite  e quem não  tem.
é Assim  dentro das igrejas , todos parecem estar servindo a Deus, todos parecem estar esperando Jesus, todos parecem estar em comunhão com o Senhor.
 Ei! Só que isto não é verdade. Existem aqueles que são salvos, que servem a Deus com sinceridade de propósito, com prudência, que estão em comunhão com o Senhor
e  existem aqueles que são apenas cristãos nominais, que não servem a Deus, que vivem uma vida de aparência.

No dia que Deus fizer a chamada, a aparência se desfará e as lâmpadas se apagarão, porque não haverá azeite.
Na Parábola das 10 virgens. As virgens representam todos os crentes. O que significa que, na igreja, há dois tipos de crentes:
O Prudente e o louco; o vencedor e o derrotado. E o que diferencia o Prudente e Vencedor, nesta parábola?
É que o prudente, além da lâmpada, ele tem azeite sobrando. O louco é derrotado, tem a lâmpada, mas não tem o azeite, não é cheio do Espírito Santo
estes terão uma terrível decepção quando o noivo voltar, a porta vai se fechar e eles estarão eternamente de fora.

Jesus disse assim:  - Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.
Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor  abre-nos a porta, ele vos responderá:
 Não sei donde sois. Então, direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá:
Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais iniqüidades. Lc. 13:24-27.
Tem muita gente pensando que a porta da graça jamais se fechará. Mas a própria expressão “porta” já indica que haverá um limite.
 Uma porta indica limitação, especialmente quando está fechada, e quando está aberta, a possibilidade é que pode se fechar.
A graça, sim, terá limite: ela pode acabar. Então, não haverá mais possibilidade de salvação para mais ninguém.
E deixa eu te dizer uma coisa! Porta da graça é estreita, apertada. Alguns afirmam que tudo é muito fácil.
Antes do Dilúvio, os homens também pensavam assim. Ate que veio o dilúvio e Noé e sua família entrou na arca e Deus fechou a porta.
Se você ler Gn 7:16 você verá que foi Deus, e não Noé que fechou a porta da arca.
 As 5 virgens também pensavam  que a porta jamais ia se fechar e por isso não levaram azeite de reserva.
Ei! Dia Jesus virá e irá arrebatar a sua igreja e a porta da graça irá se fechar, então enquanto é tempo ouça o que Jesus ensinou: - Esforçai-vos por entrar pela porta estreita.
No sentido deste tema de hoje se esforce para ter azeite de reserva, quando o noivo chegar sua lâmpada não pode se apagar!
Busque o azeite do espírito Santo enquanto a porta está graciosamente aberta. Porque um dia se fechará a porta da graça, e como nos dias de Noé, muitos procurarão entrar e não poderão.
Ei! É justamente agora, enquanto a porta se acha aberta, que o tempo de entrarmos por ela.
É tempo de guardamos azeite  de reserva,

Nenhum comentário: