quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Estudo do Apocalipse: O juízo divino sobre o mundo

ESTUDOS BÍBLICOS
ESTUDOS BÍBLICOS

O Senhor Jesus voltará pera levar todos aqueles que Lhe pertencem

Da Redação (*) / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
 749  184  31 Orkut2 Google +1  15
Nesta profecia vemos o ajuntamento final, rápido e definitivo de todos os filhos de Israel, vindos de todos os cantos da Terra para a terra prometida a Abraão, a Isaque e a Israel. E aí podemos entender por que Deus permitiu que, em 1948, o Estado de Israel fosse restabelecido após dois mil anos. A profecia tem a ver com a palavra do Senhor Jesus:
"Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus." Mateus 24.30-31
No versículo 30, a frase "...e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu..." se refere à nuvem branca de Apocalipse 14.14, e a frase "...os quais reunirão os seus escolhidos..." (Mateus 24.31) se refere à vindima, isto é, Israel.
Portanto, quando o apóstolo registra "...e ajunta os cachos da videira da terra..." (Apocalipse 14.18), em outras palavras está dizendo "ajunta os filhos de Israel".
E o que fará o Senhor com essas "uvas" ajuntadas em todo o mundo, com todos os judeus espalhados, que no nosso tempo não puderam ou não quiseram ir para Israel? Ele os lançará "no grande lagar da cólera de Deus". Vejamos novamente o texto bíblico:
"... e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios." Apocalipse 14.19-20
O que significa, então, este terrível juízo sobre Israel? Para entendermos, vejamos o que registrou o profeta Isaías:
"Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes de vivas cores, que é glorioso em sua vestidura, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelho o traje, e as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?
O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo; pisei as uvas na minha ira; no meu furor, as esmaguei, e o seu sangue me salpicou as vestes e me manchou o traje todo. Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado." Isaías 63.1-4
Este lagar é o Calvário. Foi lá que salpicaram as vestes do Senhor. Foi lá que se cumpriu aquilo que Israel exclamou, quando acusou o Senhor Jesus diante de Pilatos, dizendo: "... Caia sobre nós o Seu sangue e sobre nossos filhos!" Mateus 27.25
Quando Israel for lançado no lagar da cólera de Deus, os judeus entrarão em contato com o Homem do Calvário:"... e todo olho O verá, até quantos o traspassaram..." Apocalipse 1.7
Então, o sangue do Cordeiro terá efeito para eles. Vendo que o Senhor está voltando com a Sua foice afiada, eles se humilharão sob o Seu juízo. Eles se lamentarão, chorarão e finalmente se converterão.
Voltemos ao texto de Isaías: "Porque o dia da vingança me estava no coração, e o ano dos meus redimidos é chegado" (Isaías 63.4). A primeira parte do versículo se refere à vingança contra as nações, e "... o ano dos meus redimidos é chegado." Significa a redenção de Israel.
Por isso a sua vez é chegada na descrição profética:"... e o ano dos meus redimidos é chegado." (Isaías 63.4) Essa maravilhosa figura da conversão de todo o povo de Israel é completada pelo outro anjo: "Saiu ainda do altar outro anjo..." (Apocalipse 14.18).
Este "outro anjo" vem do altar reconstruído, onde, naquela época, novamente são oferecidos os sacrifícios de animais, apontando para o Senhor Jesus, mas interrompidos pelo anticristo.
Nesse ínterim, o "anjo" que tem o poder sobre o fogo, isto é, sobre o juízo, exclama: "... Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!" Apocalipse 14.18
Agora fica mais clara a mensagem "E o lagar foi pisado fora da cidade..." (Apocalipse 14.20), pois é o mesmo que: "Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo Seu próprio sangue, sofreu fora da porta." (Hebreus 13.12) E ainda: "O lagar, eu o pisei sozinho, e dos povos nenhum homem se achava comigo..." Isaías 63.3
Desse modo, reconhecemos agora o significado profético interior dessa palavra grandiosa, pois o Senhor Jesus morreu também para a salvação do povo de Israel! É como está escrito: "... mas onde abundou o pecado, superabundou a graça" Romanos 5.20
Essa vindima e as suas consequências têm um significado terrível: que o juízo sobre os povos, no Armagedom, acontecerá fora da cidade de Jerusalém, ou seja, na planície de Megido, também chamada Vale de Josafá; e que haverá um cruel derramamento de sangue.
Não podemos interpretar isso apenas do ponto de vista espiritual, mas também no sentido literal: "E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios." Apocalipse 14.20
Esta medida de mil e seiscentos estádios corresponde a aproximadamente trezentos quilômetros, o que por sua vez mostra que a luta final dos povos no Armagedom atingirá mais que todo o território atual de Israel. O profeta Joel a descreve com grande clareza:
"Levantem-se as nações e sigam para o vale de Josafá; porque ali me assentarei para julgar todas as nações em redor. Lançai a foice, porque está madura a seara; vinde, pisai, porque o lagar está cheio, os seus compartimentos transbordam, porquanto a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.
O sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. O Senhor brama de Sião e se fará ouvir de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel. Sabereis, assim, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela." Joel 3.12-17
Em tudo isso podemos observar a base de onde procede o juízo divino sobre todo o mundo das nações: "O Senhor brama de Sião..." Joel 3.16
(*) Trecho retirado do livro "Estudo do Apocalipse", do bispo Edir Macedo

    Nenhum comentário: