quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A vindima

O Senhor Jesus virá para recolher da Terra os salvos

Da redação (*) / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
 1010  859  38 Orkut2 Google +1 10

"Então, saiu do santuário, que se encontra no céu, outro anjo, tendo ele mesmo também uma foice afiada. Saiu ainda do altar outro anjo, aquele que tem autoridade sobre o fogo, e falou em grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas!"Apocalipse 14.17-18
Temos aqui o mesmo procedimento dos versículos 15 e 16, com uma diferença: a vindima. No parágrafo anterior o apóstolo João nos dá a visão da ceifa, ou seja, da vinda do Senhor Jesus para ceifar as nações, mas aqui a visão é transferida para a vindima, isto é, a vinda do Senhor Jesus para o juízo sobre Israel.
O "anjo" que vem do céu é outro, não com relação à sua natureza, mas quanto à sua missão. Isso significa que, como já foi falado, o apóstolo João vê a volta do Senhor em diferentes aspectos.
Cremos que este "anjo" seja o mesmo que João viu sentado sobre uma nuvem, com uma coroa de ouro na cabeça: o Senhor Jesus Cristo.
Primeiramente João O viu chegando com uma foice afiada para a ceifa das nações; agora, ele O vê chegando como anjo para realizar a vindima. Israel é a própria "videira da Terra".
É o que se conclui, por exemplo, no salmo do profeta Asafe: "Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste" (Salmos 80.8). Também os profetas Isaías e Oséias disseram:


"Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor." Isaías 5.7
"Israel é vide luxuriante, que dá o fruto; segundo a abundância do seu fruto, assim multiplicou os altares; quanto melhor a terra, tanto mais belas colunas fizeram. O seu coração é falso; por isso, serão culpados; o Senhor quebrará os seus altares e deitará abaixo as colunas." Oséias 10.1-2
Verificamos que, segundo o capítulo 14, João mostra a vinda do Senhor Jesus em duas etapas:
1) Em uma nuvem branca, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. A coroa de ouro identifica a Sua autoridade e poder para, com a foice afiada na mão, executar o juízo sobre as nações que não se converteram.
2) Como Anjo do Senhor. Esta é a Sua vinda para Israel, que se converterá ao ver o seu Messias e Sumo Sacerdote. É claro que, antes disso, Israel será atingido por terríveis juízos, por parte do anticristo.
E somente depois reconhecerá que o Senhor, que está voltando, é realmente o Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Essas experiências e conclusões levarão Israel à conversão:
"Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios." Apocalipse 14.19-20
(*) Trecho retirado do livro "Estudo do Apocalipse", do bispo Edir Macedo

Nenhum comentário: