quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Sexta Taça

ESTUDOS BÍBLICOS
ESTUDOS BÍBLICOS

O mal sabe que pouco tempo resta para o seu reino neste mundo

Da Redação (*) / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
 71  18  1 Orkut0 Google +0  9

"Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol. Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso.
(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom." Apocalipse 16.12-16
O derramamento da sexta taça da cólera tem uma profunda consequência geopolítica e profética. Para entender o conteúdo deste juízo, é preciso conhecer o sentido físico do rio Eufrates. Ele é o maior e mais importante rio da Ásia ocidental; nasce nas montanhas da Armênia, percorre aproximadamente 2.760 km e desemboca no Golfo Pérsico, formando a fronteira natural e protetora entre Israel e os povos a leste. É um dos quatro braços do rio que saía do Jardim do Éden (Gênesis 2.14). Além disso, ele foi o limite referencial das terras prometidas por Deus aos descendentes de Abraão: "Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates." Gênesis 15.18
Tanto o Jardim do Éden, onde a raça humana teve sua origem, quanto Babel, onde o governo humano começou a sua rebelião contra Deus, estavam no vale do Eufrates. Assim, a história humana chegará ao seu fim no mesmo lugar onde teve o seu início.
O derramamento da sexta taça sobre o rio Eufrates fê-lo secar, e por duas vezes aconteceu o mesmo diante do povo de Israel, quando estava rumando para a Terra Prometida. Tanto o mar Vermelho quanto o rio Jordão secaram diante do povo de Deus. No caso do mar Vermelho, para Israel significou a sua libertação da escravidão egípcia, mas para o Egito, juízo e destruição. Quando o rio Jordão secou por um momento, Israel pôde finalmente passar a pé enxuto e entrar na Terra Prometida, depois de quarenta anos vagando pelo deserto. Isso significou para Israel a sua própria terra, mas para os habitantes de Canaã, juízo e destruição. Ora, o secar do rio Eufrates também tem um sentido especial: estando seco, deixará de existir como fronteira protetora. Com isso, desaparece a barreira aos povos do lado do nascimento do sol, e então Israel correrá o maior perigo de sua existência. Já vimos que há quatro anjos da guerra amarrados junto ao rio Eufrates, e têm de ser soltos ali: "... Solta os quatro anjos que se encontram atados junto ao grande rio Eufrates. Foram, então, soltos os quatro anjos que se achavam preparados para a hora, o dia, o mês e o ano, para que matassem a terça parte dos homens." Apocalipse 9.14-15
A consequência disso é uma catástrofe nuclear. Mas aqui, por ocasião do derramamento da sexta taça da cólera de Deus, os reis que vêm do lado do nascimento do sol são atraídos para Israel pelo poder irresistível dos espíritos imundos, provenientes da trindade satânica. E ali, então, se dará o Armagedom!
E qual a razão de todos os reis da Terra se unirem contra Jerusalém? É notório que, se os espíritos imundos oriundos do diabo, do anticristo e do falso profeta não dirigissem os reis da Terra contra Israel, estes jamais iriam se juntar contra um país de dimensões tão insignificantes. Bastariam apenas alguns países da Europa ou da Ásia para fazer frente a Israel. Porém, o objetivo satânico não será econômico, fronteiriço ou ideológico, mas, sim, o fato de que lá eles estarão se confrontando com o próprio Deus e com o Seu Filho Jesus Cristo.
Parece absurdo, mas é isso mesmo que está profetizado. O diabo juntará todas as nações do mundo para tentar fazer frente ao Senhor Deus e ao Seu Ungido. Esse intento está exatamente dentro dos planos de Deus. E é justamente aí que o Senhor Jesus aparecerá pessoalmente com as Suas milícias celestiais. O salmista profetizou, dizendo: "Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra  o Senhor e contra o Seu Ungido, dizendo: Rompamos os Seus laços e sacudamos de nós as suas algemas." Salmos 2.1-3
E o profeta Zacarias: "Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. Então, sairá o Senhor e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. Naquele dia, estarão os Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente..." Zacarias 14.2-4
Além disso, está escrito: "E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército." Apocalipse 19.19
O diabo conhece o seu tempo e sabe que pouco tempo resta para o seu reino neste mundo; quando então surgirá o Reino eterno do Senhor Jesus Cristo.
O ressurgimento de Israel em 1948, como nação independente, é o sinal mais claro e evidente disso. Israel se encontra em dores de parto para a revelação do Reino do Senhor Jesus na Terra, quando O reconhecerá como o seu Messias tão esperado. Daí, será instalado um Estado teocrático, um regime no qual as pessoas são governadas pelo próprio Deus, como aconteceu com os filhos de Israel antes do rei Saul. Por isso satanás ajuntará os povos, para impedir por mais tempo possível o estabelecimento desse Reino. Razão pela qual já existe atualmente um ódio ideológico mundial contra tudo que é de Israel ou que se refere a ele.
Satanás envidará todos os esforços possíveis para que os reinos da Terra estejam preparados para a batalha do Armagedom. Ele tem conhecimento de que será inútil unir toda e qualquer força contra o Senhor Jesus, mas mesmo assim ele o fará. Aliás, o diabo e seus demônios têm uma virtude que, na maioria das vezes, falta em muitos convertidos: são perseverantes e não desistem facilmente.
Por que os espíritos imundos são comparados às rãs? Sabemos que as rãs são estranhos seres anfíbios que vivem tanto nas escuras e enlameadas profundezas como em solo firme sob o sol. Elas têm em seus olhos grandes e no som que produzem desproporcional características sem igual. É provável que os espíritos imundos sejam assemelhados a elas pelo fato de viverem tanto em terra como na água e poderem se locomover com extrema agilidade.
Como os espíritos não têm corpo físico, podem se locomover com rapidez e tomar posse de corpos que não estejam sujeitos ao senhorio do Senhor Jesus Cristo. E, como a humanidade estará sujeita ao anticristo, será fácil para esses espíritos imundos cumprirem a missão ao tomarem posse dos líderes de todas as nações e dirigi-los para o grande confronto do Armagedom.
(*) Trecho retirado do livro "Estudo do Apocalipse", do bispo Edir Macedo

    Nenhum comentário: