quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sudão anuncia retirada de tropas da área disputada com Sudão do Sul

 Sudão anuncia retirada de tropas da área disputada com Sudão do Sul Exército sudanês anunciou nesta segunda-feira que retirará suas tropas da zona de Abyei, disputada com o Sudão do Sul, a partir desta terça, em resposta à reivindicação do mediador da União Africana (UA), Thabo Mbeki.
O porta-voz das Forças Armadas sudanesas, coronel Sauarmi Khaled Saad, disse em entrevista coletiva em Cartum que as tropas sudanesas se encontravam na zona de Abyei para manter a soberania. "Começaremos a partir da terça-feira, e convidaremos os jornalistas a acompanharem a operação de retirada", afirmou.
O acordo foi anunciado horas antes dos dois países reatarem as negociações na capital etíope, Adis-Abeba, para debater os temas em disputa.
O responsável militar explicou que as Forças Armadas estão preparadas para adotar as medidas de pacificação e acrescentou que a retirada de forças do local é em resposta à iniciativa de Mbeki para preparar o ambiente para as negociações.
O Exército sudanês invadiu a região de Abyei em maio do ano passado e expulsou as forças sulinas dessa zona, onde tropas etíopes se implantaram depois.
No entanto, em 19 de maio, Mbeki afirmou em comunicado que o líder sudanês tinha expressado seu compromisso com os acordos anteriores para resolver a crise com Juba.
Segundo o acordo, o Sudão deverá recuar suas tropas a 10 quilômetros da fronteira comum para criar uma zona limítrofe desmilitarizada e ativar um mecanismo conjunto para vigiar esse território.
Nas últimas semanas, Sudão e Sudão do Sul protagonizaram confrontos frequentes nas regiões de fronteira cuja soberania que é disputada por causa da presença de petróleo.
O Sudão do Sul nasceu como estado independente em 9 de julho de 2011 após um plebiscito realizado sob a observação da comunidade internacional e após um conflito bélico contra o norte que durou mais de duas décadas.
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: