quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exército do Congo bombardeia duas regiões tomadas por rebeldes


Exército do Congo bombardeia duas regiões tomadas por rebeldes

 
O exército do Congo bombardeou na tarde deste sábado duas localidades da província instável de Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo, onde luta contra os rebeldes há quase duas semanas, informaram fontes militares.
"Dois aviões de guerra acabam de se incorporar aos combates. Acabam de bombardear a colina de Runyonyi e de Chanzu", perto da fronteira com Ruanda, declarou na tarde deste sábado à AFP um coronel leal às forças armadas (FARDC), sem dar mais detalhes.
Na quinta-feira, os "insurgentes (...) ocuparam Runyonyi às 18h00 (13h00 de Brasília) antes de estender (...) seu controle às localidades vizinhas de Chanzu e Bikenge", a uma quinzena de quilômetros de Bunagana, havia indicado Omar Kavota, vice-presidente da sociedade civil em Kivu do Norte.
Os rebeldes contactados afirmam ser do Movimento de 23 de março (M23), um novo movimento militar composto por ex-membros da antiga rebelião do Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP), integrada no exército em 2009 e dirigida pelo coronel Sultani Makenga, ex-oficial do CNDP.
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: