quarta-feira, 16 de maio de 2012

Para não sofrer rejeição dos evangélicos, Corinthians troca São Jorge por “Cavaleiro Fiel”

Para não sofrer rejeição dos evangélicos, Corinthians troca São Jorge por “Cavaleiro Fiel” Recentemente Luis Paulo Rosenberg, vice-presidente do Corinthians e ex-diretor de marketing, anunciou a construção de uma estátua de São Jorge, quase do mesmo tamanho do Cristo Redentor, na entrada no novo estádio do clube. Porém o escultor Gilmar Pinna, responsável pela estátua, nega que ela seja uma representação do santo católico. “Pelo amor de Deus, não tem nada de São Jorge! O nome é Cavaleiro Fiel!”, afirmou ao site Gazeta Esportiva.
Questionado se a imagem religiosa poderia trazer peregrinação ao estádio que está sendo construído em Itaquera, Pinna afirma que mesmo tendo os elementos do “santo padroeiro corintiano” a estátua é do Cavaleiro Fiel, e não no santo católico, ele ainda responde: “Os torcedores ficarão atrás do Cavaleiro Fiel, e não de São Jorge”, e brinca: “Não vá se confundir com Cavaleiro da Fiel, hein?”, fazendo referência à forma que a torcida do time é conhecida.
A mudança de nome se deu por receio de que os torcedores evangélicos rejeitem a construção da estátua, visto que são contrários ao culto de imagens, e também para evitar a rejeição dos seguidores de religiões afro-brasileiras, para quem São Jorge representa Ogum. “Tenho experiência nessa área. Sei que é complicado mexer com religião”, afirmou.
Gilmar afirma não seguir nenhuma religião específica, mas se define como “um homem de bastante fé” e sempre carrega consigo uma Bíblia de bolso. Mencionando o caso de um amigo curado de um câncer no cérebro “através da força de Jesus Cristo”, ele afirma: “O cara [Jesus] existe. Estou falando isso independentemente de credo, hein? Não é religião. O cara é muito forte. O cara e-xis-te”.
Ainda sem patrocínio para estátua, que deverá custar cerca de R$ 6 milhões, o escultor pede apoio para seu projeto, de forma a poder terminá-lo a tempo da Copa do Mundo de 2014: “Clamo pelo apoio de quem tem interesse na Copa do Mundo, no Corinthians e em alavancar a cultura no Brasil. Algumas pessoas estão achando que é estátua de São Jorge, mas se trata do Cavaleiro Fiel. Farei uma homenagem para todas as torcidas na escultura, abordando paz, harmonia, amor e camaradagem”.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário: