segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A raiva de Jonas: é zelo pela obra de Deus?

por Pastor Derville

Estamos profundamente comovidos pelas necessidades de outras pessoas – suas necessidades físicas, emocionais e espirituais – especialmente aqueles que poderíamos considerar como os nossos inimigos? Você sempre acha que algumas pessoas são mais merecedoras do que outras – que há algumas pessoas que não têm direito a graça de Deus?

Se não havia ninguém na igreja primitiva considerado indigno da misericórdia e graça de Deus, o que teria sido de Saulo de Tarso. Ele era zeloso em sua perseguição aos cristãos; caçou-os e aprovava seu martírio. Certamente que ele mereceu apenas o julgamento de Deus. No entanto, Deus estendeu sua mão e se revelou a Saulo, quando ia para Damasco, em busca de cristãos para prender e perseguir. Saulo, o perseguidor infame, foi transformado pela graça de Deus, e tornou-se Paulo, o grande apóstolo e pregador. Observe o testemunho do próprio Paulo em 1 Timóteo 1: “CJ veio ao mundo para salvar os pecadores – dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo, eu estava demonstrada misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, CJ poderá apresentar a sua plena paciência como um exemplo para aqueles que acreditam nele e receber a vida eterna “.

Jonas achou os assírios estavam além da graça de Deus e só mereceu julgamento. A igreja primitiva pensou que Saulo de Tarso foi além da graça de Deus e só merecia julgamento. Existe alguém que você considera ser para além da graça de Deus e só merece o juízo de Deus? Talvez você se considera fora da graça de Deus? Pegue a esperança, pois a experiência de Paulo e de Nínive, que atestam que não há ninguém que está além do alcance do Salvador. Ele será bom grado e receber todos os que se convertem a ele em arrependimento e fé.

Então, como podemos concluir este estudo da vida de Jonas, rezemos para que, como cristãos individuais e como igreja, que seria movido pela compaixão pelos outros, que seriam facilmente e sinceramente proclamar salvação completa e livre, e declarar descaradamente e sem reservas, que o perdão pleno e vida eterna está disponível em Jesus Cristo a todos os que clamam por ele.

Nenhum comentário: