quinta-feira, 15 de maio de 2014

QUEM SÃO AS DUAS TESTEMUNHAS??? ( Ap. 11:3-7)

QUEM SÃO AS DUAS TESTEMUNHAS??? ( Ap. 11:3-7)

                                                                                                                                                                                               

E darei poder as minhas duas testemunhas, e profetizarão  por mil e duzentos e sessenta dias, vestidas de panos de saco. 
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
E, se alguém lhes quiser fazer  mal  fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal importa que assim seja morto.
Estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quanta vezes quiserem.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará. (Ap. 11:3-7)


Segundo os versículos acima citados, Deus enviará duas testemunhas, para profetizar no primeiro período da grande tribulação. E no poder do Espírito Santo, elas farão grandes proezas, sinais e milagres,diante da besta que subirá do abismo (Ap. 11:3-7)

No entanto, o que mais intriga os estudiosos da Bíblia é: Quem são essas duas testemunhas???
Há muitas especulações em torno de seus nomes e de suas origens, porém duas delas chamo-nos atenção por serem as mais sensatas.  1º ) Elias e Enoque. 2º ) Elias e Moisés.

                                        MAS... O QUE DIZ A BÍBLIA ????
Bom, a Bíblia não cita nomes, apenas diz que: "... São as duas oliveiras, e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra". (Ap.11:4 comp.: Zc.4:2-3)

                                                       OBSERVE:
1º) Elias e Enoque: Não há discussão sobre o nome de Elias, porém, à dúvida paira sobre o nome de Enoque e Moisés. Bem, de Enoque a Bíblia fala muito pouco; diz apenas que: "... Ele andou com Deus, e foi trasladado para não ver a morte." (Hb.11:5) E que profetizava a vinda do Messias. (Jd. v.14) Mas, não há registro do seu dia a dia profético na Bíblia, como os outros profetas.

2º) Elias e Moisés: O verso 6, do texto em questão diz: "...estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas, para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem." 

NOTE: Este versículo joga luz, sobre Elias e Moisés, pois quem fechou o céu para não chover foi Elias nos dias do Rei Acabe.( I Rs: 1:17 comp. Tg:5:17) E quem Converteu águas em sangue,e feriu a terra com toda sorte de pragas, foi Deus através de Moisés.(Ex.7:19 e Caps: 8-11)

Elias e Moisés, também aparecem no monte da transfiguração, (Lc.9:30-31) Em vida, no V.Test. representavam a Lei e os Profetas. (Jo.1:45-Lc.16:29) No N.Test. representam a Igreja  Arrebatada e  Ressuscitada. Assim como Elias foi elevado ao céu e não viu a morte,( II Rs.2:11) a Igreja de Cristo também será Arrebatada.( I Tess.4:17) De igual modo, como Moisés morreu no Monte Nebo, ( Dt.34:5-6)  ressuscitou (Lc.9:30) e ressuscitará nos últimos dias, Deus também ressuscitará os que morreram em Cristo antes do Arrebatamento. ( I Tess.4:16)  E isto, faz paralelo com duas Igrejas da Ásia menor;  Esmirna e Filadélfia. 


Esmirna, símbolo da Igreja Ressuscitada (Ap.2:10) e Filadélfia, símbolo da Igreja Arrebatada (Ap.3:10)

"...Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra."
Oliveira, símbolo do sofrimento. Ver Sofrimento de Cristo no Getsmâni- Prensa de Azeite- (Mt.26:36-38)
Castiçais, fala da luz, símbolo da palavra e da profecia. (Sl.105:5) 
Isto aponta para o sofrimento dessas duas testemunhas em quanto profetizam em Jerusalém. (Ap.11:7-8 comp.Pv.6:23)

Com isto não encerramos o assunto, pois sabemos que, as profecias não são de particular interpretação.    (2ª Pd.1:20)

                                       QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!!

Nenhum comentário: