quinta-feira, 22 de maio de 2014

As Tempestades da Vida

Atos 27: 13-44
13 Soprando brandamente o vento sul, e supondo eles terem alcançado o que desejavam, levantaram ferro e iam costeando Creta bem de perto.14 Mas não muito depois desencadeou-se do lado da ilha um tufão de vento chamado euro-aquilão;15 e, sendo arrebatado o navio e não podendo navegar contra o vento, cedemos à sua força e nos deixávamos levar.16 Correndo a sotavento de uma pequena ilha chamada Clauda, somente a custo pudemos segurar o batel,17 o qual recolheram, usando então os meios disponíveis para cingir o navio; e, temendo que fossem lançados na Sirte, arriaram os aparelhos e se deixavam levar.18 Como fôssemos violentamente açoitados pela tempestade, no dia seguinte começaram a alijar a carga ao mar.19 E ao terceiro dia, com as próprias mãos lançaram os aparelhos do navio.20 Não aparecendo por muitos dia nem sol nem estrelas, e sendo nós ainda batidos por grande tempestade, fugiu-nos afinal toda a esperança de sermos salvos.21 Havendo eles estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, devíeis ter-me ouvido e não ter partido de Creta, para evitar esta avaria e perda.22 E agora vos exorto a que tenhais bom ânimo, pois não se perderá vida alguma entre vós, mas somente o navio.23 Porque esta noite me apareceu um anjo do Deus de quem eu sou e a quem sirvo,24 dizendo: Não temas, Paulo, importa que compareças perante César, e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo.25 Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois creio em Deus que há de suceder assim como me foi dito.
26 Contudo é necessário irmos dar em alguma ilha.27 Quando chegou a décima quarta noite, sendo nós ainda impelidos pela tempestade no mar de Ádria, pela meia-noite, suspeitaram os marinheiros a proximidade de terra;28 e lançando a sonda, acharam vinte braças; passando um pouco mais adiante, e tornando a lançar a sonda, acharam quinze braças.29 Ora, temendo irmos dar em rochedos, lançaram da popa quatro âncoras, e esperaram ansiosos que amanhecesse.30 Procurando, entrementes, os marinheiros fugir do navio, e tendo arriado o batel ao mar sob pretexto de irem lançar âncoras pela proa,31 disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos.
32 Então os soldados cortaram os cabos do batel e o deixaram cair.33 Enquanto amanhecia, Paulo rogava a todos que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais e permaneceis em jejum, não havendo provado coisa alguma.34 Rogo-vos, portanto, que comais alguma coisa, porque disso depende a vossa segurança; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós.35 E, havendo dito isto, tomou o pão, deu graças a Deus na presença de todos e, partindo-o começou a comer.36 Então todos cobraram ânimo e se puseram também a comer.37 Éramos ao todo no navio duzentas e setenta e seis almas.38 Depois de saciados com a comida, começaram a aliviar o navio, alijando o trigo no mar.39 Quando amanheceu, não reconheciam a terra; divisavam, porém, uma enseada com uma praia, e consultavam se poderiam nela encalhar o navio.40 Soltando as âncoras, deixaram-nas no mar, largando ao mesmo tempo as amarras do leme; e, içando ao vento a vela da proa, dirigiram-se para a praia.41 Dando, porém, num lugar onde duas correntes se encontravam, encalharam o navio; e a proa, encravando-se, ficou imóvel, mas a popa se desfazia com a força das ondas.42 Então o parecer dos soldados era que matassem os presos para que nenhum deles fugisse, escapando a nado.43 Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, estorvou-lhes este intento; e mandou que os que pudessem nadar fossem os primeiros a lançar-se ao mar e alcançar a terra;44 e que os demais se salvassem, uns em tábuas e outros em quaisquer destroços do navio. Assim chegaram todos à terra salvos.
O ser humano aprecia a segurança. Ama estar com seus pés em terra firme. Foi feito para a terra e ela é o seu habitat natural. Não foi feito para voar ou para viver dentro d’água. No entanto, para andar com Deus muitas vezes precisa conhecer as águas de Deus. É nas águas de Deus que as direções de nossas vidas são mudadas, sem podermos fazer nada, senão confiar Nele e estar em Sua presença.
Na passagem que lemos consta que a viagem começou bem, ...soprando brandamente o vento sul... Muitas das tempestades que surgem em nossas vidas começam exatamente dessa forma: estava o vento soprando brandamente. Estava tudo bem em minha vida. Um bom Deus, boa casa, dinheiro em abundância, família com saúde, bom carro até que de repente surge uma tempestade.  E não importa quantas tempestades tenha passado, nunca se está preparado o suficiente para enfrentá-las. Sempre poderá haver uma tempestade maior. Todos foram pegos de supresa. Todos sempre são pegos de surpresa.
A bíblia diz que veio um vento chamado euro-aquilão e mudou a direção daquele navio. A palavra euro quer dizer leste, e é onde nasce o sol e traz vida nova, já aquilão quer dizer norte. A bíblia diz que ...Ele estende o norte sobre o vazio... Jó 26:7, isso é criação. Deus mandou um vento para trazer e criar coisas novas.
Paulo mesmo estando na presença de Deus nem de longe imaginava que iria passar por aquela tempestade. Nem sempre Deus avisa os seus, mas os protege sempre. Deus nem sempre irá te dizer o que irá acontecer, mas te protegerá de todo o mal. O vento norte vem para limpar, o sul aquecer/esfriar, mas os ventos oriental e ocidental, trazem tempestades. Esse foi um encontro de ventos enviado por Deus a um homem que estava na vontade de Deus. Paulo não estava fugindo de Deus. Estava na vontade de Deus. Os ventos de Deus quando estão soprando nas águas de Deus fazem nossas direções mudarem. Paulo teve seu rumo mudado. Se você está em uma tempestade debaixo dos ventos de Deus e nas águas de Deus, em uma situação que parece que tudo vai desmoronar, pode ter certeza que seu rumo será mudado. Deus vai mudar a direção de sua vida.
Ainda nos dias de hoje com toda a ciência não se consegue controlar os ventos. Aviões desviam dos ventos fortes quando estão voando. Não querem enfrentá-los. Agora se é terrível enfrentar os ventos de Deus imagine enfrentar os ventos de Deus nas águas de Deus. A água como base de sustentação traz insegurança para o homem. Em alto mar é o barco ou a morte. O homem não gosta das tempestades no mar de sua vida. Mas Deus permite para que direções sejam mudadas e para milagres acontecerem. As tempestades enviadas por Deus não são para destruir você e sim para uma mudança de direção e crescimento espiritual.
É lindo de ver que mesmo com as avarias que ocorriam no barco Paulo continuava confiando em Deus. Nenhum dos 276 passageiros tinha a resposta, mas Paulo tinha. O anjo do Senhor esteve com ele e disse que nenhum pereceria, apenas o navio e, iriam parar em uma ilha.
Deus sempre fala com seus servos. Ele nunca te deixará sem resposta. Paulo tinha a resposta. Como é importante ter alguém que tenha a resposta. Deus deseja levantar mais homens e mulheres que tenham a resposta. Que possam falar em nome do Senhor e dizer: Deus falou comigo isso, e irá acontecer assim! Que Deus levante mais servos e servas com resposta em nosso dias.
Creio que Deus fala conosco por pelo menos 5 motivos:
  1. Porque Ele nos ama
  2. Para que você saiba que Ele sabe do seu problema
  3. Ele fala para mostrar a você que Ele tem a resposta
  4. Ele fala para  que você tenha paz
  5. Ele fala para que você tenha vitória
Perguntamos muitas vezes porque Deus permite ou envia uma tempestade. Dizemos a nós mesmos : O que fiz para passar por isso? A resposta muitas vezes não é o que você fez mas o que irá fazer. Outros precisam receber bênçãos vindas da tempestade que Deus mandou sobre sua vida.Deus enviou o euro-aquilão para mudar a direção daquele navio. Ele quer mudar tua direção. Foram parar em uma terra de milagres. A ilha de Malta foi tomada por curas e milagres por meses. Deus permite que você sofra uma forte tempestade para mudar sua vida e levar para uma terra onde Ele te usará poderosamente. Será uma terra de milagres. Vidas serão salvas, haverá curas, transformação, libertação, batismo no Espírito Santo.
Não reclame da tempestade. Se não pode louvar, ao menos diga eu confio em Deus. Paulo, no meio da tempestade creio que dizia, enquanto olhava mastros caindo e pedaços do navio boiando: eu confio em Deus, eu confio em Deus, eu confio em Deus.
Confia no Senhor, não desanima, mesmo que tudo parece errado, Ele continua de pé, Ele ainda é Senhor, Ele reina sobre tudo e todos. Ele é o dono do euro-aquilão sobre a tua vida, Ele é dono das nuvens, Ele é o dono do mar, Ele é o dono do navio, Ele é o dono de tudo, aleluia.
A tempestade era forte, vários dias sem luz do sol, da lua ou das estrelas. A tempestade está forte? Saiba que sua vida será mudada. Você vai mudar de direção. Jesus disse aos que são nascidos pelo Espírito: o vento sopra onde quer, não sabe de onde vem nem para onde vai, assim são os nascidos pelo Espírito Jo 3:8. Deus está no controle de sua vida. Os projetos do homem nunca são os planos de Deus. Ele tem planos superiores para você. Deus havia endurecido o coração do capitão do navio para não ouvir Paulo, pois Paulo sentia que a viagem não seria boa. Você pode alertar, falar, e as pessoas não irão te ouvir. Ele endurece corações para mostrar seu poder. Foi assim com Faraó, foi assim também com o capitão do navio e, ainda é assim hoje. Mas Deus está sempre na direção de sua vida. É Ele que irá te levar para uma terra de milagres. O capitão não queria ir, ninguém queria ir, mas Deus quis e foram parar em Malta. Os planos de Deus sempre acontecem. O homem pode tentar interferir, mas jamais conseguirá impedir o plano de Deus de acontecer. O que Deus planejou para você irá acontecer. Não reclame da tempestade. É o agir de Deus em sua vida. Você está indo para uma terra de milagres. O sol vai surgir. A tempestade vai passar, as nuvens negras vão se dissipar e Deus irá te usar muito no local que Ele preparou para ti.
Há um povo clamando, precisando de milagres, precisando de cura, precisando de salvação. Que se vá o barco, que se vá os suprimentos, que se percam coisas terrenas, mas que a vontade de Deus seja feita e vidas sejam testemunhas de quão grande e poderoso é o nosso Deus.
Deus te abençoe.
Ev. Jeferson Keidann

Nenhum comentário: