sexta-feira, 15 de dezembro de 2017


Você sabe qual é o significado da palavra "oleiro"? Oleiro nada mais é do que aquele que fabrica objetos de barro, entre eles, o vaso. Quando o oleiro, pacientemente, molda um vaso, é natural que ele apresente alguns defeitos. Então, cabe a esse profissional decidir se aquele vaso continuará com as imperfeições ou se ele será remodelado. Da mesma forma Deus trabalha em nossas vidas. Veja:
"Esta é a palavra que veio do Senhor a Jeremias: ‘Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem’. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: ‘Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?’, pergunta o Senhor. ‘Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel’" (Jeremias 18:1-6).
Eu fico imaginando qual foi a reação de Jeremias ao ouvir a ordem de Deus: "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". O profeta, na sua natureza humana, poderia ter pensado: "Por que o Senhor não me diz aqui mesmo o que tem a dizer? Por que eu preciso ir até lá?" Mas, ao chegar naquele lugar, Jeremias viu um oleiro trabalhando em um vaso que se estragou e foi refeito. Com isso ele entendeu a mensagem de Deus: "O vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra:" (vers. 4-5).
Neste momento, o Senhor fez duas revelações importantes ao profeta Jeremias. Vejamos:

1) QUEM É O OLEIRO

"Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?, pergunta o Senhor" (versículo 6).
O oleiro que Jeremias viu representava o próprio Deus, zeloso e misericordioso, que nos aperfeiçoa em nossa fraqueza e deseja ter um relacionamento íntimo conosco, para sermos moldados e nos tornarmos o tipo de pessoa que Ele deseja. Deus, o nosso Oleiro, mesmo com toda Sua força e poder, escolheu amar um "objeto" tão frágil e cheio de limitações, que somos nós. Quando entregamos nossa vida a Jesus e cremos Nele como único Salvador, nós recebemos o Espírito Santo em nosso interior e passamos a refletir a presença de Deus em nossas vidas. Continuamos frágeis, mas pela graças do Senhor, somos transformados dia após dia, até nos tornarmos mais parecidos com Cristo. Veja: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" (2 Coríntios 4:7). Diante de tudo isso, não temos nenhum mérito. A glória é somente de Deus, pois o que nos torna belos, não foi conquistado por nós mesmos, mas sim por Jesus, na cruz do calvário.

2) QUEM É O VASO

"Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel" (versículo 6).
Essa palavra vinda a Jeremias, provavelmente foi revelada durante os primeiros anos do reinado de Jeoaquim, um rei que desagradava a Deus em tudo. Então, o Senhor usou as figuras do oleiro e do vaso para ilustrar Sua soberania para lidar com Israel.
Deus mostrava ali que Ele tinha o poder sobre o "barro", e continuaria trabalhando nele para transformá-lo em um vaso útil. No entanto, Israel deveria se arrepender dos seus pecados, caso contrário, o barro ficaria duro antes de ganhar o molde desejado por ele. E se o barro endurecesse, ele teria que passar por um processo muito doloroso, pois seria amassado, quebrado e refeito outra vez.
O tempo passou, mas Deus não mudou! Seus padrões de justiça, perdão e amor continuam os mesmos e se aplicam a nós com a mesma intensidade dos tempos do profeta Jeremias. Deus continua sendo o oleiro e, agora, nós somos o barro em Suas mãos. Por isso devemos nos perguntar: "Permitiremos ser moldados segundo o padrão de Deus, ou continuaremos vivendo a vida do jeito que achamos melhor? Deixaremos que Deus, através do Espírito Santo, nos esvazie do nosso "eu", para nos transformar em vasos para honra e santificação, prontos para sermos usados em Sua boa obra?"
Para que Deus comece a nos moldar até nos tornarmos um vaso valioso e útil, é preciso que nos rendamos a Ele. Devemos refletir sobre a nossa postura diante do Oleiro. Não podemos ficar paralisados como o barro, permitindo que o pecado e as más escolhas nos seque e nos endureça, mas devemos deixar que o Senhor trabalhe em nós, colocando Sua mão de poder nas áreas que não gostamos de mudar. Devemos ter coragem para orar: "Senhor, seja feita a Tua vontade! Trabalhe em todas as áreas da minha vida, pois não quero ser um vaso velho, duro e reprovado".
Há uma música muito linda que diz: "Eu quero ser Senhor amado, como um vaso nas mãos do oleiro. Quebre a minha vida e faça de novo. Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo, como tu queres, Senhor amado. Tu és o oleiro, e eu o vaso. Quebra a minha vida e faça de novo. Eu quero ser um vaso novo."

Nenhum comentário: