terça-feira, 19 de dezembro de 2017

JESUS FAZ MILAGRES NA FAMÍLIA


João 2

1 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;
2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
4 Respondeu Jesus: "Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou".
5 Sua mãe disse aos serviçais: "Façam tudo o que ele lhes mandar".
6 Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros.
7 Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até à borda.
8 Então lhes disse: "Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa". Eles assim o fizeram,
9 e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo
10 e disse: "Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora".
11 Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

12 Depois disso ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Ali ficaram durante alguns dias.   

INTRODUÇÃO
Onde Deus faz mais milagres? Nos hospitais, nas igrejas, nos centros de recuperação, nos campos de batalha? Não! É no ambiente familiar que os milagres são mais necessários, e é ali que eles acontecem com maior frequência. Não por acaso, o primeiro milagre de Cristo foi realizado em uma casa, em um casamento.
É no cais da família que vão quebrar as ondas da vida: doenças, acidentes, vícios, dívidas, separações, etc. O que preciso fazer para que haja milagres em minha família?

1) MANTENHA-SE JUNTO A JESUS
Cristo estava naquela casa porque havia sido convidado pelos noivos. Quando eles precisaram de ajuda, o Filho de Deus já estava lá. Não foi uma questão de sorte, mas de sabedoria.
Conta-se que certa vez Abraham Lincoln visitou uma casa humilde durante uma parada de trem. Quando lhe perguntaram por que havia honrado aquela família, ele lhes mostrou um convite escrito que recebera. E quanto a você? Já convidou Jesus para estar em sua casa? Já se dispôs a servi-lo em seu lar?

2) VIGIE O NÍVEL DA FELICIDADE
O grande problema ocorrido naquele casamento foi devido ao fato de que ninguém acompanhou o nível do vinho. Só perceberam que ele estava acabando quando acabou.
Abra os seus olhos. Como anda o nível de satisfação das pessoas que estão ao seu lado? O que você pode fazer para melhorar isso?
Uma jovem esposa ganhou de seu pai uma linda flor que, por falta de cuidados, acabou morrendo. Seu pai lhe disse que se ela não tratasse a família de um modo diferente o mesmo ocorreria com o amor em sua casa. A jovem aprendeu a lição. Fiquemos atentos ao nível de felicidade! Prestemos atenção nas pequenas falhas e busquemos corrigi-las!

3) CONSULTE SEMPRE AO SENHOR
Maria buscou a pessoa certa, na hora certa, da maneira certa. Ela disse a Jesus que havia um problema, mas não lhe disse de que maneira queria que o problema fosse resolvido. Ela deixou Deus ser Deus.
Jesus é o Médico dos médicos, mas muitos o tratam como se fosse um farmacêutico. Pedro, Nicodemos e Marta foram orientados por Cristo, ainda que fossem pessoas instruídas na sua área de atuação. Imite o seu exemplo. Devemos apresentar as nossas preocupações, e não necessariamente as nossas sugestões…

4) OBEDEÇA SEMPRE AO SENHOR
O milagre só aconteceu quando as pessoas fizeram o que Jesus ordenara. Nas palavras de Stênio Marcius, “mandou encher as talhas de água, e ao servir as taças a água mudara no vinho mais raro que alguém já provara”.
Fé é confiar a ponto de obedecer. Milagres são filhos da obediência.
Nos tempos do Velho Oeste, os carroções que paravam aos domingos para descansar e cultuar a Deus acabavam chegando primeiro a seus destinos. Aqueles pioneiros mostravam levar sua fé a sério, e o Senhor os honrou.

CONCLUSÃO
Jesus pode fazer milagres na sua família. Não desanime, não desista. Em Caná, o milagre fez com que o nome de Jesus fosse glorificado e com que os seus discípulos cressem nele. Jesus é assim: deixa o melhor para o final!

Pastor Marcelo Aguiar

Nenhum comentário: