segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CAP 10 - ESCATOLOGIA

A NATUREZA DO REINO DE DEUS – PARTE III

Lição 10
A Responsabilidade dos Homens, A Busca do Reino, A Graça e A Segurança no Reino
Leitura: Isaías 55.1-7
Versículo para Memorizar: Isaías 55.7, “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”
Introdução: Há maneiras diferentes de entrar no Reino de Deus. Quando o Cristão morre, ele entra pela morte no Reino eterno de Deus. Existe outra maneira de entrar no Reino de Deus que não é pela morte. É pela fé em Cristo Jesus. Essa lição trata não da entrada pela morte, mas pela fé.
O Homem é Responsável – Lc 13.24. Não pode entrar no Reino de Deus se não nascer de novo (Jo 3.3-8). Quem nasce é passivo. O novo nascimento não é pelo homem mas pelo Espírito. Todavia, o homem pecador é responsável a entrar no Reino de Deus. O homem que deseja entrar é mandado a se esforçar muito para entrar. “Porfiar” vem da palavra grega ‘agonizomai’ (#75, Strong’s). Pela pronúncia da palavra se nota que é similar à palavra em português ‘agonizar’. No grego, a palavra original traduzida ‘porfiar’ significa: lutar, literalmente competir para ganhar um premio; figurativamente significa contender com um adversário; esforçar-se para conseguir algo (Strong’s).Deus julga o homem segundo a sua responsabilidade. Notamos que o julgamento é segundo as obras do homem e não segundo as boas e sublimes intenções, a genealogia, a capacidade financeira, a posição eclesiástica, ou o suposto alto grau moral que o homem se julga ter Mt 16.27; Rm 2.6. Desde que o julgamento será segundo as obras do homem, entendemos que todo homem é condenado e sob a ira de Deus por que as mãos do homem são sujas e o padrão da obra aceitável é alto demais para qualquer homem pecador (Jo 3.16-19, 36; Tg 2.10). Aquilo que é sujo não pode produzir aquilo que é puro (Mt 7.18; Jr 13.23; 17.9). A única obra aceitável para com Deus é a obra consumada pelo Seu Filho Jesus Cristo (Jo 3.16-18, 35-36; 5.22; At 17.30-31; Tt 3.5; Ap 20.13; 22.12). Para que tenha a justiça da obra de Cristo imputada à sua conta é necessário o arrependimento dos pecados e a fé neste Salvador Jesus que Deus deu (At 16.31; 17.30). Portanto para entrar no Reino de Deus o homem pecador deve esforça-se para arrepender dos seus pecados e crer pela fé em Cristo. Não há nada no homem que é bom para agradar a Deus e nada no mundo que vale a perda da alma do homem (Rm 7.18; Mc 8.36). Agonize já para arrepender-se dos seus pecados e creia pela fé na obra satisfatória de Jesus Cristo. Rejeitar a Cristo é rejeitar a vida eterna. Lembre-se: Você é responsável diante de Deus em fazer todo o possível para entrar na porta estreita que o leva à vida (Mt 7.13-14).
A Busca do Reino mas a Falta de Entrar no Reino – Lc 13.24. Não existe o homem pecador que buscou de todo seu coração entrar no Reino de Deus pelo arrependimento dos seus pecados e pela fé em Cristo Jesus que não tenha entrado. Contrariamente, existem muitos que procuram entrar no Reino de Deus por outra porta a não ser a estreita. Estes procuram ter a vida eterna por um salvador constituído pelas suas próprias maneiras e méritos. Os que esperam entrar por outro além do que já foi posto, ou seja, por Jesus Cristo, serão barrados no ultimo dia por rejeitarem a Deus e a Seu Filho Jesus (At 4.12; I Co 3.11). Foi isto que Jesus ensinou por contrastar o Reino de Deus ao grão de mostarda e ao fermento no pão. Os que si gloriam em ser grandes e suficientes (Israelitas, Fariseus, árvore grande) tendo muitos seguidores (os judeus que seguem cerimônias, as aves), ou os que são cheios de si mesmos (tradições, genealogia, posição, fermento num pão), desejarão entrar no Reino de Deus baseando a sua aceitação na sua própria grandeza. Contudo, não são conhecidos por Aquele que julga retamente. Por isso são impedidos de entrar na presença de Deus. Porém, aquele que não se satisfaz consigo mesmo; aquele que é vazio de justiças próprias e nega confiar em qualquer outro que se diz justo, este que deseja ser nascido de novo do Espírito, olhando a Deus e confiando no Caminho que O Pai estabeleceu, este é aquele que entra no Reino de Deus.
A Entrada no Reino É Somente Pela Graça – Mt 22.1-14. Talvez seja difícil entender como o Reino de Deus sendo semelhante a um casamento ensina a graça. Todavia, para os convidados, isso é fácil. Para o convidado ir ao casamento, o que é necessário ele fazer para que o casamento seja consumado? Nada! Tudo já está preparado. Os bois e cevados não são nossos, mas daquele que nos chama para as bodas (v. 4). Tudo está preparado, só é necessário que os convidados venham. O Reino de Deus não é do homem, mas uma obra feita por Deus. Os que entram nele entram apenas pelo sangue de Cristo. O sacrifício de Deus, qual é o próprio Cristo, já foi consumado. O agrado do Pai já está satisfeito. Para o pecador nada resta fazer para que o Reino esteja pronto. É necessário que o convidado venha em obediência à chamada de Deus. A chamada de Deus pode ser conhecida em Mt 4.17.
É a graça de Deus que opera aqui. Para os que rejeitam a si mesmos, os maus, os famintos e sedentos por justiça, ou seja, os que percebem que não têm justiça própria, sim, estes são convidados. Estes não têm mérito próprio. Nisso se entende a graça.
Os que entram no Reino de Deus são os que buscam calorosamente a justiça. Estes serão fartos (Mt 5.6). Porém, os que estão buscando um escape do inferno, prosperidade material, aceitação social, posição eclesiástica ou qualquer mérito, não estão convidados. Porquê? Por que os preparativos para entrar no Reino de Deus e a sua própria entrada é pela graça.
O que você está procurando no Reino de Deus? Se for outra coisa a não exultar o fato de que Cristo reina e os Seus O estão servindo, você não estará lá. Entrar no Reino de Deus e atender o convite é vir a Cristo. Vindo a Cristo é render-se aos Seus pés como um servo prestativo ao seu Mestre. O Reino tem um Rei soberano, os que entram são submissos à Sua lei. Se a sua atitude for submissão ao Rei e espírito de arrependimento pelos seus pecados, achará prazer no seu Senhor e o seu Senhor alegrará em chamá-lo Seu povo (Ap 21.3; 22.3,4). Você tem a veste nupcial, o sangue de Cristo? Está procurando entrar pelas obras do homem, igreja ou lei e méritos próprios ou somente pela graça de Deus?
Os Que Entram no Reino pela Graça Estão Seguros – Jo 10.26-27. Quando Deus deseja cumprir a Sua vontade, não há mão que possa impedi-la (Dn 4.34-37; Sl 115.3; 135.6). Os que entram no Reino de Deus pela graça, confiando inteiramente na obra divina de Cristo, estão eternamente seguros (Jo 10.19, “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.”). Em Cristo a misericórdia e a verdade se encontraram, a justiça e a paz se beijaram (Sl 85.10).
Essa segurança é entendida pelas promessas de Deus e do Seu Filho Jesus Cristo. O sacerdócio de Cristo permanece eternamente, podendo então “salvar perfeitamente os que por Ele chegam a Deus” (Hb 7.24,25). As ovelhas de Deus ouvem a voz de Cristo, são conhecidas por Ele e O seguem. À estas são dadas promessas de Cristo: “Não pereça” (Jo 3.16), “Nunca hão de perecer” (Jo 10.28) , “ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai” (Jo 10.28,29). É essencial lembrar que “os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento” (Rm 11.29).
Aos que entram por outra porta, aos que faltam a veste nupcial (Mt 22.12, 13), aos que têm apenas boas obras religiosas (Mt 7.22), estes têm somente aparências e apenas confissões vazias e serão lançados fora (Mt 22.13; Jo 15.6).
Atenda à chamada da graça: “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”, Is 55.6, 7).

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basílio 1/2009 e 05/2009

Nenhum comentário: