segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CAP 31 - ESCATOLOGIA

O REINO DE DEUS NO FUTURO - IX - O MILÊNIO - IV

Lição 31
O Reino de Deus no Futuro - IX
O Milênio - IV
Leitura: Isaías 2.1-4
Versículo para Memorizar: Is. 2.4, “E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear.”
Quando o milênio acontecer, viveremos no favor do Senhor. Os mil anos serão gloriosos. Temos estudado como será com Satanás durante estes mil anos. Temos estudamos como será com Cristo nesta fase da escatologia. Depois trataramos da nação de Israel como também da igreja durante este período. Hoje queremos entender como será esta terra durante o milênio.
O Milênio e O Mundo – Para todos que buscam ser santos durante a sua jornada presente esperando a vinda de Cristo, este mundo oferece somente tribulações (At. 14.22), tentações (Tg. 1.2-4), e aflições (Jo. 16.33). O pecado em nossos membros nos faz miseráveis (Rm. 7.23-25). O pecado nos membros das outras pessoas provoca inimizades, iras, pelejas, dissensões, homicídios e coisas semelhantes (Gl. 5.19-21). Satanás, com astúcia, lança dardos que inflamam as concupiscências da nossa carne como também a carne dos outros ao nosso redor (Ef. 6.12; I Pe. 5.8-9). Mas, para a glória do Pai em Jesus Cristo e para o consolo dos que sofrem pela fé, este mundo será diferente no milênio.
Pode ter os que acham difícil essa própria terra ser o lugar do milênio. Mas, para os que estão com Cristo agora é alegria cantar louvores e regozijar do fato que “reinarão sobre a terra” (Ap. 5.10). Reinar com Cristo sobre a terra é assunto atual dos glorificados com Cristo. Sendo a alegria destes santos na glória; pode alguém ainda não glorificado duvidar deste fato? Cristo afirmou “Bem-aventurados os mansos porque eles herdarão a terra” (Mt. 5.5). Devemos ter dúvidas quando Cristo afirmou e os profetas profetizaram verdades (Dn. 7.21-22 e 27; Is 24.23; Jr. 23.5)? A diferença neste mundo durante o milênio não é por essa terra ser outra, mas pelas mudanças que serão abundantes nela.
Durante o milênio a democracia não terá mais expressão. Também não terão ditadores tirânicos, monarquias estabelecidas pelos homens e nem presidentes. Terá um governo e terão tronos sim (Ap. 20.4; Mt. 19.28, “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.”). O governo nesta terra durante o milênio será uma teocracia, pois estes nos tronos “reinarão com Cristo” (Is 9.6, “o principado está sobre os Seus ombros”; Is 2.11, “Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só o SENHOR será exaltado naquele dia.”). Cristo dará autoridade aos Seus santos para reinar com Ele nesta terra (Is 32.1; Dn. 7.22; I Co. 6.2-3; Lc. 19.15-17). Depois de vivenciar neste mundo governos egocêntricos, corruptos, cruéis, onde falta justiça e eqüidade, viver onde Cristo reina será um profundo alívio. E o Seu reino não será limitado a um período de quatro ou oito anos. Cristo reinará na terra por mil anos! Este mundo será diferente no milênio pelo tipo de governo que terá durante o milênio.
Os que sobre quais estes reinarão são as nações compostas dos filhos dos não salvos que entraram na tribulação e evidentemente sobreviveram à tribulação. Estes também escaparam da morte na guerra na ocasião do retorno de Cristo quando vem com Seu povo para esta terra (Is 66.15-24, v. 19, “os que deles escaparam”; Zc. 14.16, “todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei...”; Ap. 19.11-21). Com Satanás preso ele não mais poderá enganar essas nações (Ap. 20.3). Por isso elas serão submissas ao reino de Cristo e aos que assentam nos tronos com a glória de poder reinar com Cristo. Este mundo será diferente no milênio pois as nações dos não-salvos não serão enganadas por Satanás e serão submissas ao Reino de Deus.
Cristo reinará em Jerusalém durante o milênio (Is 2.1-4). As nações, agora submissas por não serem incentivadas por Satanás, “subirão” à Jerusalém “de ano em ano para adorar o Rei” (Zc. 14.16; Is 2.3). Este mundo será diferente durante o milênio pois o governo será único, Cristo, e a sede do governo será em Jerusalém.
Durante o milênio, os hospitais, as clinicas, os pronto-socorros e os consultórios dos médicos estarão vazios. Estarão vazios não somente por não terem mais guerras (Is 2.4, “Nem aprenderão mais a guerrear”), mas por causa das bênçãos do Senhor. Alem da glória de ter Cristo reinando literalmente nessa terra, e além das nações dos não-salvos se comportando sem a influência do engano de Satanás, durante o milênio, a saúde será influenciada. “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.”, Is 35.5-6. Como sofrem os cegos e os surdos-mudos! Perdem muito daquilo que passa neste mundo. Como sofrem os coxos pois são limitados a participar no que passa neste mundo. Durante o milênio este mundo será diferente. Será diferente por Deus abençoar universalmente os habitantes com saúde.
Por Cristo reinar estes mil anos a Sua glória provocará adoração por todos na terra (Zc. 14.16). A adoração a Cristo será tão universal que as ruas estarão cheias de criançãs (Zc. 8.3-8, 20-23; Is 60.6-12). Essa terra será bem diferente no milênio por não ter mais essas múltiplas religiões que confundem os indoutos agora. Os verdadeiros adoradores poderão adorar em “espírito e em verdade” (Jo. 4.24-25) nesta terra por mil anos sem chance nenhuma de ser vituperados pelos que não são salvos. Este período pertence a Cristo e aos que participaram das aflições de Cristo poderão regozijar e alegrar-se com Ele abertamente (I Pe. 4.12-13, “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.”).
Por ter tantas benções na terra entendemos melhor por que Jesus ensinou os Seus discípulos orar “Venha o Teu reino” (Mt. 6.10).
Você está preparado para Ele reinar no seu mundo? O que impede você de entrar no Seu reino espiritual agora? Vai permitir que este mesmo impedimento proíba você de reinar com Cristo no Seu reino literal nessa terra? Arrependa-se e creia já no Evangelho! Assim conhecerá a bendita esperança de reinar com Ele na revelação da Sua glória aqui nesta terra.

Autor: Pastor Calvin
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
Edição gramatical: Edson Basilo 1/2009


Nenhum comentário: