sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Aprenda com os erros de Israel

/uploads/posts/Aprenda com os erros de Israel
Quem deixaria de morar em uma mansão em um condomínio de alto padrão para viver em um barraco na periferia, longe de tudo? Quem trocaria uma mesa farta das melhores comidas para se alimentar das migalhas que caem no chão? Quem abriria mão do melhor plano de saúde para depender de um sistema público de saúde falido? Ninguém, certo? Pois bem, o povo de Israel abriu mão de benefícios semelhantes a esses para viver uma vida de miséria, dor e sofrimento. Vejamos:
"O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água" (Jeremias 2:13).
Israel tinha todas as bênçãos da comunhão. Eles estavam livres das doenças do Egito, tinham a garantia da vitória sobre seus inimigos e a provisão de Deus para absolutamente tudo. Porém, mesmo assim, eles escolheram servir a deuses pagãos e ídolos que nada poderiam fazer por eles. Vejamos o sentimento do Senhor diante disso:
"'Alguma nação já trocou os seus deuses? E eles nem sequer são deuses! Mas o meu povo trocou a sua Glória por deuses inúteis. Espantem-se diante disso, ó céus! Fiquem horrorizados e abismados', diz o Senhor" (Jeremias 2:11,12).
Mas por que as pessoas fizeram e continuam fazendo essas tão "sem noção" como essa?  Por que os crentes estão trocando Deus por coisas fúteis? Vamos ver algumas respostas:
1) Porque elas estão mais preocupadas em aumentar a conta bancária do que a sua comunhão com o Pai;
2) Porque se preocupam mais em irem bem arrumados para o culto do que cultuar a Deus com o coração sincero;
3) Porque acham mais interessante buscar a prosperidade terrena do que a prosperidade espiritual.
Mas, pastor, o que é adorar ídolos?
Adorar ídolos significa trocar algo seguro e eterno por algo instável e passageiro! E foi exatamente isso que Israel fez.
Os israelitas nos trazem lições do que NÃO devemos fazer. Vejamos o que Paulo falou sobre eles:
"Porque não quero, irmãos, que vocês ignorem o fato de que todos os nossos antepassados estiveram sob a nuvem e todos passaram pelo mar. Em Moisés, todos eles foram batizados na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo. Contudo, Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto. Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram. Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: 'O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra'. Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram - e num só dia morreram vinte e três mil. Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram - e foram mortos por serpentes. E não se queixem, como alguns deles se queixaram - e foram mortos pelo anjo destruidor. Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria" (1 Coríntios 10:1-14).
Como adorar somente a Deus?

1) Quando alimentamos a nossa alma com louvores

Esse é o banquete do crente! O salmista escreveu: "Eu te bendirei enquanto viver, e em teu nome levantarei as minhas mãos. A minha alma ficará satisfeita como de rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará" (Salmos 63:4,5).
Jesus disse: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" (Mateus 5:6).
A verdade é que, quando temos fome das coisas de Deus, perdemos a fome pelas coisas do mundo. E é impossível conseguir se alimentar dessas duas coisas! Ou você se alimenta do que Deus tem para te dar e morre para o mundo, ou se alimenta das coisas do mundo e morre para Deus!

2) Quando cuidamos dos nossos pensamentos

 Qual é o seu primeiro pensamento pela manhã? E à noite, qual é o seu último pensamento? O rei Davi disse: "Quando me deito lembro-me de ti; penso em ti durante as vigílias da noite" (Salmos 63:6).
Isso mostra que Davi meditava em Deus o tempo todo! Ele não tinha tempo para distrações. Jesus nos ensinou: "Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração" (Mateus 6:21).

Nenhum comentário: