quinta-feira, 2 de maio de 2013

POR QUE OS CRENTES CRITICAM TANTO OS SANTOS E AS IMAGENS?


Por que os crentes criticam tanto os santos e as imagens?

Como seguidores de Jesus e da Bíblia sagrada temos que viver de acordo com os ensinamentos que nos foram dados, ou então não podemos nos chamar de seguidores da Bíblia ou de Jesus, pois não estaríamos fazendo o que Cristo ensinou na sua Palavra. A própria Bíblia diz que devemos obedecer tudo o que nos é imposto e não somente algumas partes. Devemos guardar todos os ensinamentos do Senhor e não somente pedaços ou porções.

Quando paramos para explicar este assunto para as pessoas, e mencionamos que elas não devem adorar ou render tributos aos santos ou imagens, não precisamos ir muito a fundo na Bíblia sagrada, para provarmos que tais praticas são proibidas e que aqueles que as praticam, mesmo estando enganados não serão perdoados.

O Senhor Deus tem condenado estas atitudes desde muito tempo, na verdade toda a Bíblia está cheia de expressões que destroem qualquer defesa que as pessoas possam ter para esta pratica.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiufQIMyqC5JBe5ylNi4PXHO45OwMI_3ZgRY0K0L-Pm1veAdCq7vq7dwQZ4fWKyH1x9zW1Ry5gbnwkcqqrnYz3HM1Rmr4TVrEVDrxRYB7eiiHCADrBgnpEdOjgv5UPPS4t48yYeQ-88N3uN/s400/MANDAMENTOS.bmpA adoração aos santos e as imagens é chamada na Bíblia de “idolatria” e reserva para aqueles que a praticam o mais severo castigo, pois a Palavra de Deus afirma expressamente que todos os “idólatras” não entrarão no reino dos céus.

A idolatria é um dos principais pecados mencionados na Palavra de Deus e aparenta ser um dos que mais o Senhor se aborrece, pois tantas vezes vemos Deus condenando esta pratica.

O apostolo Paulo que hoje é chamado pelos idólatras de São Paulo teve muita tristeza por causa da idolatria de muitos, pois ao invés de adorarem ao Senhor, adoravam a ídolos ou bonecos feitos por mãos humanas.

E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. (Atos 17. 16).

Uma das principais advertências de Deus sobre este caso está contida logo na lista de dez mandamentos que Deus dá a Moisés, onde o Senhor proíbe o uso e adoração á imagens de escultura.

Livro de Êxodo capitulo 20

1. Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: 2. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3. Não terás outros deuses diante de mim. 4. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Quando o Senhor fala nestes versículos que não aceita que seu povo adore outros deuses, não está falando de outros tipos de divindade somente, mas está falando também de imagens de escultura de todos os tipos, Deus mostra uma grande intolerância a tais coisas. Analisemos também os textos a seguir:

Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a elas; porque eu sou o Senhor vosso Deus. (Levítico 26.1).

De acordo com o que estamos mostrando nestes textos bíblicos eu gostaria que o caro leitor analisasse se é verdadeiramente certo desobedecer a uma coisa que o Senhor tão severamente condenou no seu livro sagrado.

Os católicos defendem a adoração às imagens e dizem que esta pratica ajuda o povo a manter uma lembrança mais viva de quem foi Jesus e os santos de Deus, que isto é como uma fotografia de um ente querido que eles guardam com carinho, e que não serve para a adoração, mais sim para veneração. Mas se olharmos na maioria dos dicionários podemos constatar que o significado da palavra veneração é a mesma de adoração, ou seja, não há diferença nenhuma e precisamos entender que Deus proibiu a fabricação de imagens de escultura e condenou tanto os que as adoram quanto os que as fabricam.

Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá; Amém. (Deuteronômio 27. 15).

Quando os crentes pregam contra a adoração as imagens, estão apenas cumprindo o que a Bíblia manda, estão apenas obedecendo à palavra de Deus e orientando as outras pessoas sobre o caminho que devem seguir. Reflita um pouco caro leitor: É mesmo certo adorar imagens, se prostrar perante pedaços de gesso pintados, com figuras que nem trazem a aparência real dos santos de Deus? É correto beijar estas imagens como estamos acostumados a ver em varias festas católicas e leva-las em procissão pelas ruas e oferecer louvores e adoração a elas?

As pessoas estão enganadas e tudo que nós evangélicos queremos é mostrar isto a elas, não estamos querendo provar que nossa religião é certa, mas sim, pregar a mesma mensagem que Jesus pregou, para que todos possam se salvar.

Na Bíblia encontramos muitas condenações as praticas do catolicismo e mesmo assim as pessoas continuam seguindo uma religião contraria á palavra de Deus. Veja alguns versículos que falam da ignorância daqueles que adoram imagens.

Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. (Isaias 45.20).
Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Por que dirão os incrédulos: Onde esta o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus, fez tudo que lhe agradou. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Tem boca, mas não falam, olhos têm mas não vêem. Tem ouvidos mãos não ouvem, narizes tem mas não cheiram. Tem mãos mas não apalpam pés tem mas não andam, nem som algum sae da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
(Salmo 115, versículos 1 ao 9)
Estas são apenas algumas das advertências da condenação de Deus á adoração às imagens. Se ainda não formos capazes de entender que isto é pecado, depois de lermos tantos textos bíblicos, então gostaria de lhe mostrar mais textos contrários a tal pratica e esperamos que o caro leitor entenda.

Imagem é corrupção:

Para que não vos corrompais, e vos façais qualquer imagem esculpida na forma de qualquer figura, em semelhança de homem ou mulher. (Deuteronômio 4.16). 
As imagens são proibidas por Deus 
Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu. (Deuteronômio 4.23).
Os que adoram imagem desviam-se do caminho de Deus 
E o Senhor me disse levanta-te; desce depressa daqui, porque o teu povo, que tiraste do Egito, já tem se corrompido, sedo se desviaram do caminho que eu lhes tinha ordenado; fizeram para si uma imagem de fundição. (Deuteronômio 9.12).
A Bíblia chama as imagens de mentira.

Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é uma mentira e nelas não há espírito. (Jeremias 10.14).
As imagens promovem falsos ensinamentos

Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu seu artífice? Ela é mascara e ensina mentiras, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? (Habacuque 2.18).

Nenhum comentário: