quinta-feira, 2 de maio de 2013

COMO POSSO SER SALVO?


Como posso ser salvo?

Segundo as escrituras todos nós somos pecadores, e um homem pecador jamais poderia viver em comunhão com um Deus santo. Por causa disto Deus exige algumas coisas para que nós sejamos aceitos por Ele, uma delas é que primeiramente venhamos a crer e o confessemos publicamente perante os homens, é por isso que os crentes sempre perguntam quem gostaria de aceitar a Jesus. 
“Pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. (Romanos 10.10)
“Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas” (1 Timoteo 6.12)
“Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”. “Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10. 32, 33).
Deus exige de nós tal coisa para saber se verdadeiramente nós estamos dispostos a nos comprometer com Ele publicamente, se não nos envergonharemos de levar uma vida diferente. Há muitas pessoas que dizem ter aceitado a Jesus desde que nasceram, mas, no entanto não estão dispostas a confessar isso perante o publico.
“Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Marcos 8.38).
Servir a Deus e aceitar a Cristo significa mudar de vida, viver de uma forma contraria ao mundo, nascer de novo, por isso as pessoas têm vergonha de se declararem crentes, pois serão mal vistos pelos demais. Cristo disse em sua palavra, que os crentes seriam desprezados, perseguidos e amaldiçoados por quase todos.
“Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa” (João 15.20).
“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa”. “Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós” (Mateus 5.11, 12).
“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim”. “Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15.18, 19).
“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33)
A idéia que as pessoas têm quando dizem que amam a Deus e que não vão para o inferno é que Deus é bom e que não as vai castigar com tamanho castigo. Uma coisa que elas se esquecem é que Deus não pode conviver com o pecado, por causa disso Adão foi lançado para fora da presença de Deus no jardim do Éden. No entanto Deus ama todas as pessoas e por isso fez um enorme sacrifício ao mandar o seu filho para morrer, para dar ao homem uma oportunidade de voltar aos braços de Dele. Mas isso também significa que o homem terá que tomar uma decisão, se irá amar a Deus e seguir a Jesus, ou se vai continuar a praticar o pecado. A Bíblia não nos deixa opções, ela nos mostra que devemos fazer uma escolha entre Cristo ou o mundo. Eu não posso dizer que estou servido a Deus e continuar a ter comunhão com o mundo, continuar freqüentando festas mundanas ou ambientes onde tenham por finalidade a pratica do pecado. Não podemos ser amigos de Deus e do mundo ao mesmo tempo.
“Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4.4)
“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2. 15, 16 17).
Outra coisa essencial para se obter à salvação é viver uma vida semelhante a Cristo. Ou seja, tornar-se um com o Senhor. Isso acontece quando o homem nega-se a si mesmo, e começa a ver o mundo da mesma forma que Cristo vê. Quando o homem deixa de perseguir os prazeres terrenos e de pensar unicamente em seus próprios interesses e satisfação. Tal coisa é muito difícil de acontecer com as pessoas no mundo de hoje, pois a nossa sociedade a cada dia mais ensina que devemos aproveitar o Maximo das nossas vidas, pois o nosso tempo é curto, mas isso tem produzido uma geração totalmente escravizada pelo pecado, que tem a cada dia se distanciado de Deus e por essa falta de Deus e essa busca por satisfação própria, o mundo tem mergulhado em mortes, crimes absurdos, doenças e muitos outros males que são a conseqüência do pecado. Eu gostaria de dizer ao caro leitor que as coisas com Deus não são tão enérgicas como estamos transmitindo nestes escritos, que podemos andar fazendo todas as nossas vontades e não sofreremos nenhuma conseqüência, mas a verdade é que Deus fez o homem para ser santo e não para estar amarrado aos pecados e vícios deste mundo.
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento”; “Porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1.15, 16).
“Vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio [santo], a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pedro 2.5).
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1.4).
“A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Romanos 1.7).
“Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos”, (Efésios 5.3).
“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:” (1 Corintios 1.2).
“Agora, contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis”, (Colossenses 1.22).
Jesus em todas as suas palavras, deixou bem claro que queria homens e mulheres separados do mundo, pessoas que tivessem um compromisso com o reino de Deus e não com as coisas desta terra, pessoas com coragem para abandonar todas as comodidades de uma vida de pecados por amor a Deus. Quando servimos a Deus e buscamos a salvação não podemos mentir, pois a mentira leva ao inferno, por isso se torna difícil escapar de algumas situações que seria necessário uma mentira. Mas se queremos ser salvos temos que negar essa pratica mundana.
“Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira” (Apocalipse 22.15).
“Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere [mentira], fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8.44).
“Pelo que deixai a [mentira], e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros” (Efésios 4.25).
Se de igual modo estamos servindo a Deus e queremos entrar no céu devemos abandonar todos os vícios, pois a Palavra afirma que nenhum viciado vai herdar o reino de Deus.
“as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5.21).
O reino dos céus é algo extraordinário, algo realmente incrível, por isso nem todas as pessoas poderão alcançá-lo, ele foi edificado para todos os homens, mas nem todos herdarão a vida eterna neste reino. Sabemos que Deus em sua santidade, mesmo amando os homens não poderá permitir que entre pecado no reino dos céus, por causa disso reservou este reino apenas para aqueles que tiverem ousadia de adentrar nesse reino pela porta, pela única porta e essa porta é seu próprio filho Jesus Cristo. Muitas pessoas se revoltam quando ouvem esse tipo de expressão que nem todos poderão entrar no reino, muitos odeiam os crentes por que eles afirmam com convicção que vão entrar nesse reino e que todo o resto do mundo que não aceitar a Jesus como salvador não terá direito a provar das maravilhas do reino dos céus. É impossível para as pessoas aceitarem que multidões que não são crentes em Jesus, serão lançadas no inferno, mas, no entanto a Bíblia afirma exatamente isso:
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram “(Mateus 7.13, 14)”.
Jesus é a porta estreita que multidões rejeitam e não querem passar por ela. Para passar por essa porta é necessário negar os prazeres do mundo e poucos estão dispostos a fazer tal coisa. Então são poucos, como a Bíblia afirma que entrarão por esta porta. Todavia a porta larga que conduz para a perdição na qual estão entrando multidões, como o versículo diz é bem espaçosa, as pessoas podem entrar bem á vontade, praticando todo o tipo de pecados, festejando e vivendo suas vidas sem ter que dar nenhuma satisfação a um Deus, pois não quiseram compromisso com Ele. Essas palavras são reais e estão acontecendo hoje neste exato momento, multidões em todo o mundo estão morrendo sem aceitar Jesus e por isso estão indo para o inferno, e poucos estão vivendo uma fé de obediência e estão entrando no reino de Deus. Se o homem não aceitar a Jesus da maneira que descrevemos neste estudo e não somos nós que criamos estas regras, mais sim o próprio Deus, que deixou escrito em sua Palavra, que se tal homem não fizer exatamente como Jesus falou, jamais poderá entrar no reino de Deus. Só existe este meio, só existe esta porta, só existe um caminho, que é Jesus.
“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas” (João 10.7).
“E para onde eu vou vós conheceis o caminho”. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim “(João 14.4, 5,6)”.
É preciso salientar também, que a salvação da alma não é algo que conseguimos através de ritos religiosos e nem através de nossa própria bondade, as pessoas podem ser boas e mesmo assim estarem amarradas em pecados, que certamente as levarão para o inferno. Temos que ter consciência que a salvação é um favor imerecido que recebemos de Deus, não foi nós que a conquistamos, mas Deus que por meio de seu amor nos entregou, e sua única exigência é que aceitemos o seu filho como senhor sobre nossas vidas. Não estou falando para o aceitarmos apenas de nome como fazem certas pessoas que dizem “eu já aceitei a Jesus desde que nasci”, mas aceita-lo para praticarmos sua palavra. Jesus em suas palavras criticou estas pessoas que o chamavam de Senhor e não praticam seus ensinamentos.
E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo? (Lucas 6.46).
Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim. (Mateus 15.8).
É importante que o leitor entenda também que a vida sem Cristo não oferece nenhuma segurança, quando temos Jesus, temos certeza que seremos abençoados e podemos também responder varias questões filosóficas das quais a filosofia e a ciência ainda não conseguiram responder como: “De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde vou?”. Quem aceita a Jesus entende pela mais viva fé que Deus o criou, para servi-lo e que vai morar no céu. Também entende muitos outros mistérios espirituais e terrenos dos quais nós estaremos mostrando ainda através de nossos estudos. Em um todo, o que estou tentando transmitir é que sem certeza de salvação não temos segurança e somos os mais infelizes dos homens, medite nas palavras de Jesus nos versículos a baixo.
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; Pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida? Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras (Mateus 16.24, 25, 26, 27).
Ao proferir estas palavras Jesus estava mostrando aos homens que a segurança da sua vida devia estar na salvação de suas almas, na sua obediência a Deus e não no mundo e nas riquezas que promoviam conforto Ele sempre deixou isto bem claro falando sobre a importância de se estar preparado espiritualmente, como nos versículos a baixo:
Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12.16, 17, 18, 19, 20).

As pessoas andam sempre preocupadas com este mundo e nunca tem tempo para buscar a salvação de suas almas, vivem correndo atrás de construir suas vidas na terra, mas não sabem que não vão viver nela, pois se na verdade consultassem a palavra de Deus que é a Bíblia certamente parariam de correr como loucas atrás de realizarem seus planos materiais é por causa desta ignorância do mundo em relação à Palavra de Deus que muitos estão morrendo, sem saber nem ao menos o que é a vida eterna. Um dos principais requisitos para se obter a salvação é conhecer as escrituras.
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; (João 5.39).
Ainda praticando todas as coisas que são exigências para a nossa salvação não podemos esquecer de falar aqui, que esta salvação não é conquistada por bondade ou qualidades humanas, mas pela fé na graça de Deus, que nos deu este presente, pois por nossas obras nunca poderíamos chegar ao céu.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, isso não vem de vós é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo para as boas obras, as quais Deus preparou que andássemos nelas. (Efésios 2.8, 9 10).

Nenhum comentário: