quarta-feira, 19 de outubro de 2011

As Limitações da Sabedoria Humana


"Tomara vos calásseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria" (Jó 13:5).

A frustração de Jó, destacada neste comentário, nos lembra das limitações da sabedoria humana. Ele ouviu os comentários dos três amigos, Elifaz, Bildade e Zofar, e percebeu que a sabedoria deles não ajudava. Ele disse que seria melhor – mais sábio – que ficassem calados. Durante muitos anos, eu tive um quadro na parede que mostrava um peixe mordendo a isca num anzol, e dizia: "Até um peixe não arrumaria encrenca se ficasse de boca fechada".

Com certeza, há muitas situações em que devemos falar. Deus condena a atitude covarde daqueles que recusam se posicionar a favor do Senhor (considere a covardia dos israelitas em 1 Reis 18:21, o aviso de Jesus em Marcos 8:38 e os avisos contra timidez em 2 Timóteo 1:7-8 e Apocalipse 21:8).

Mas há outras situações em que a conduta sábia é ficar calado e ouvir. O livro de Jó ilustra muito bem o perigo. Estes homens mergulharam na filosofia humana sem ter a revelação de Deus para corrigi-los. O homem, pela observação de experiências humanas, pode aprender algumas coisas, mas chega a um ponto em que deve parar de especular para simplesmente ouvir – ouvir o que Deus revela na sua palavra. E mesmo nestas revelações divinas, há limites. Assim como Deus não respondeu a todas as questões levantadas por Jó e seus amigos, ele não fala para nós tudo o que gostaríamos de saber (Deuteronômio 29:29). No entanto, podemos ter certeza de que ele nos revelou nas Escrituras tudo o que precisamos saber para ter a comunhão eterna com ele (2 Pedro 1:3-11). Vamos aprender a nos calar para ouvir a sabedoria de Deus!

Avalie à luz das Escrituras tudo que você ouve. Hoje temos uma revelação muito mais completa do que a dada por Deus tinha a Jó e seus amigos. Aproveite e valorize as Escrituras. Nelas encontramos a verdadeira sabedoria.

Autor: Dennis Allan

Nenhum comentário: