sexta-feira, 20 de maio de 2011

Uma Herança para Igreja


A Tríplice promessa de Deus uma Herança para Igreja
Gn. 12,1-2.

“Ora o Senhor disse a Abraão”; estas são as palavras do escritor sacro quando iniciou o capítulo 12 do livro de Moisés chamado Gênesis que também quer dizer Origens. Declara o grande Senhor ao patriarca da fé: “Por mim mesmo jurei, diz o Senhor”, esta firme declaração é o fundamento da fé dos crentes, e se originou em três virtudes do pai das nações. Tipologicamente Abraão tem duas descendências, a saber, uma comparada a areia que está na praia do mar e outra às estrelas do Céu Gênesis 22.17, o que por figura nos conduz a uma família carnal (Israel) e uma espiritual (a Igreja). Entretanto a promessa é para a descendência de Abraão, pois a promessa foi feita à nação da qual Abraão é pai. No tocante a individualidade o concerto de Deus é dado a cada crente, porém todo o que lançar mão das promessas deverá ter as virtudes do patriarca da fé para alcançar o juramento do todo-Poderoso Senhor YHWH “Jeová”, as quais são: TEMOR, OBEDIENCIA E AÇÃO. Se você é um crente ou alguém temente a Deus logo entenderá no versículo 12 do capítulo 22, que a décima sétima palavra que o Anjo pronunciou revela o segredo “porquanto agora sei que temes a Deus”. Prossegue o nosso herói da fé no versículo 16 promovendo uma ação que agradou ainda mais o Onipotente Criador. Mais adiante ele sela sua benevolência perante Deus e alcança o juramento mediante a sua inquestionável obediência. Resumindo, ele recebe ordem de sacrificar Isaque seu único filho e teme; a seguir vem a ação provocada pelo seu temor a Deus que o faz seguir para o Monte Moriá em obediência, sabendo que não tinha como escapar, pois sua fidelidade a Deus era maior que seu amor a seu próprio filho único. Essas são as três condições que deverá apresentar a Deus o homem que lançar mão das promessas que Ele fez ao patriarca Abraão. Após estas três atitudes diante do Altissimo Abraão foi recompensado com três grandes promessas.
A primeira promessa foi a do CRESCIMENTO. É bom lembrar que o juramento de Deus tem como causa o homem que se movimenta no sentido de satisfazer-lhe a vontade, a criatura vivendo em função do criador e servindo-o. o resultado desta fidelidade é um crescimento quantitativo e qualitativo até atingir a estatura do próprio filho de Deus Jesus Cristo. Efésios 4.13.
A segunda promessa diz respeito ao ENGRANDECIMENTO. Enquanto a primeira fala do aumento demográfico de uma sociedade justa e temente a Deus a segundo fala da força honradez e prestigio político e social desse povo, bem como do respeito e competitividade, influenciando culturalmente o mundo gentílico como nação profética do Deus do Céu. Prova disto foi Daniel na Babilônia. Isso é o que o povo do Senhor tem sido em todas as épocas através dos tempos. E você tem sido assim? Por que através da pregação do evangelho todos sabem e podem ver claramente os sinais de um Deus Onipotente julgando na Terra.
A terceira promessa é a inequívoca intervenção divina na existência desse povo escolhido e separado do mundo, evidenciando o alarido de um grande Rei no meio do seu povo, Núm. 23.21. Ora o Senhor disse a Abraão: abençoarei quem te abençoarem e amaldiçoarei quem te amaldiçoar. Essa é, portanto, a promessa da PROTEÇÃO. O que Deus disse pelo profeta Isaias no capítulo 54 versículo 17, também garante essa proteção. Finalmente o Senhor Jesus também quis dar sua contribuição inquestionável ao assunto quando disse em Mateus 16.18… e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; ( a Igreja).
Por tudo isso, digo ousadamente que os crentes em Jesus são invencíveis e a Igreja de Deus indestrutível. Glória a Deus por suas promessas imutáveis.

Nenhum comentário: