quarta-feira, 25 de maio de 2011

Maturidade Espiritual

"E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam".
At 16.25

O que define o nosso sucesso ou fracasso, não são as circunstâncias em que vivemos, mas sim a forma de agir diante das mesmas; "Se te mostrares frouxo no dia da angustia, as suas forças serão pequena".

Paulo e Silas em uma atividade missionária em Filipos, após ter expulsando um espírito de adivinhação de uma menina escrava, causou a fúria dos senhores dela que lucravam com suas adivinhações; Os servos de Deus foram levados perante os magistrados da cidade, tiveram suas vestes rasgadas, sofreram açoitamentos e foram aprisionados;

É neste contexto de perseguição e sofrimento que Paulo e Silas nos mostram algumas atitudes que podem mudar o ambiente e fazer toda a diferença, vejamos algumas:

Primeiro é necessário muito equilíbrio diante das adversidades
; Pedro escreveu para que sejamos sóbrios, isso quer dizer que devemos ter a cabeça no lugar e não agir por impulso ou sentimento e muito menos no desespero.

Em segundo lugar não devemos nos rebelar diante dos desafios da vida
; Paulo e Silas não criaram motim ou rebelião, mas sim tiveram atitudes que criaram um ambiente de adoração! Por volta da meia noite eles cantavam louvores a Deus! Que impressionante, mesmo com o corpo sangrando eles demonstram atitude de gratidão ao Senhor; Paulo escreveu: "Em tudo daí graças, porque essa é vontade de Deus em Cristo Jesus". Eles literalmente se tornaram um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, oferecendo a Ele um culto racional. Rm 12.1

Em terceiro lugar eles se dirigiram a Deus através da oração
; a oração é imprescindível na vida do cristão, pois ela é a respiração da alma; Paulo nos recomenda a orarmos em todo o tempo, pois a oração deve ser um estilo de vida, um hábito e não uma ocasião.

Em quarto lugar eles se tornaram um exemplo do que é ser cristão
; enquanto eles cantavam e oravam, os demais presos os escutavam; que testemunho de fé! Os demais presos certamente ficaram perplexos com aquela atitude, pois diante das injustiças e perseguições eles deveriam estar revoltados; isso talvez fosse até natural, entretanto o cristão deve viver o sobrenatural; sua vida deve transcender o conceito humano de se viver a vida;

Que Deus nos ajude a termos uma postura correta diante das adversidades, das perseguições, das injustiças e outras situações que nos ferem; Que aja em nós maturidade espiritual, equilíbrio, espontaneidade na adoração e oração. Tendo atitudes corretas, certamente faremos e veremos a diferença! Paulo e Silas fizeram da prisão um ambiente de culto, adoração e testemunho cristão.

Nenhum comentário: