terça-feira, 24 de maio de 2011

JESUS DESTACA O VALOR DA ORAÇÃO

O valor da oração está em sua prática constante como elemento vital e imprescindível à nossa vida espiritual. Lembremo-nos de que a oração "no Espírito" é parte da armadura de Deus para o cristão na sua luta contra o Diabo, "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais(...) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efésios 6.11,12,18). Você deve estar consciente da proximidade de um Deus, que é pessoal e almeja se comunicar com os seus filhos. Às vésperas de sua morte no Calvário, Jesus confortou e revigorou seus discípulos com a promessa de que suas orações seriam respondidas se direcionadas ao Pai em seu Nome, "Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei" (João 14.14). O Senhor Jesus, em seu ministério terreno, tinha a necessidade de orar porque reconhecia a importância da vida de oração. Os seus discípulos, ao verem tal exemplo, sentiram a mesma necessidade: "Senhor, ensina-nos a orar" (Lucas 11.1). Após a morte e ascensão de Cristo, os discípulos passariam a contar com a ajuda do Espírito Santo, "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós" (João 14.16,17). Essas são as bençãos que se alcançam do Pai celestial quando se chega a Ele em oração e com plena certeza de fé no Filho de Deus.

A ORAÇÃO COM AÇÃO DE GRAÇAS

A ação de graças é uma forma de celebrarmos a bondade divina, que expressa gratidão, "Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças" (Salmo 69.30). Esta oração, segundo o exemplo de Jesus, agrada ao céu, "Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos" (Mateus 11.25). Uma vida de constante oração associada ao conhecimento e à observância das Santas Escrituras, conduz você a um viver de gozo, gratidão e constantes descobertas das grandezas e riquezas de Deus, "Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5.17,18), "O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?" (Romanos 11.33-36).


A ORAÇÃO ESTREITA A COMUNHÃO COM DEUS

Por meio da oração, você estabelece e desenvolve um relacionamento mais profundo com Deus. O Senhor é onisciente! Todavia, o cristão deve ser explícito e detalhado em suas orações: "as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças" (Filipenses 4.6b). Através da oração, você coloca aos pés do Senhor suas fragilidades, dores, tristezas e ansiedades. Saiba de que Deus deseja ouvi-lo, a fim de agir em seu favor. "Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude" (Salmo 72.12).

Nenhum comentário: