terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Curso de Jovens no Iraque: “Lançando fora todo o medo”

Vinte estudantes entre 18 e 30 anos de idade das cidades de Basra, Mosul e Bagdá foram ao norte do Iraque para dez dias de treinamento e comunhão, um momento para construir amizades e de descontração
Desde o primeiro curso de formação de jovens em Bagdá os líderes têm mantido um bom relacionamento com os pastores de Bagdá e Mosul e muitos deles gostam de enviar seus jovens para um curso de dez dias no Norte.
"O curso os encoraja e permite conhecer outros jovens, assim como outras coisas que são muito mais difíceis e perigosas no Sul’, diz um colaborador da Portas Abertas. Um dos participantes acrescenta: "É bom para sair da cidade grande e estar com os jovens. Nós temos muita energia, mas muitas vezes, em Bagdá, não podemos ficar juntos, praticar esportes ou sair e falar sobre Deus às pessoas. Todas estas coisas são muito difíceis onde vivemos. Aqui temos um tempo de renovação, mas também de desafio".
Jovens e líderes ousados estão participando do curso. Um deles recentemente visitou Mosul: "Eu não vou viver com medo", disse Eli, com um sorriso de orelha a orelha. "Todo mundo ficou surpreso por eu ter vindo visitá-los na cova dos leões; mas, realmente eu senti que Deus me enviou aqui. Sabe, eu sinto que os cristãos aqui realmente vivem com muito medo. Quero incentivá-los a lançar fora esse medo. Deus está vivo e é capaz de proteger o seu povo".
“Sim, realmente são nossos irmãos e irmãs que estão sofrendo. Muitas vezes solitários, eles se sentem como se tivessem sido esquecidos. Para mim, é muito importante visitá-los e mostrar-lhes que fazemos parte da mesma família. Isso é algo muito claro. A Bíblia nos ensina que ‘quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele’. Estou apenas vivendo essa verdade, visitando e encorajando os meus irmãos”, concluiu Eli.
A visão de Eli e sua equipe também é muito clara. Eles querem incentivar os jovens a serem ousados, seguir a Cristo, continuar confiando na sua bondade e prosseguir compartilhando as boas novas. "Nós gostaríamos de ter cinco meses de treinamento de discipulado (especialmente para os alunos do Sul) e hospedá-los em uma casa nesta linda cidade da montanha", ele compartilha. "As igrejas continuam a nos pedir ajuda para treinar e encorajar os jovens. Quando eles estão aqui, os vemos crescer, eles aprendem coisas novas e nos vêem como jovens que fazem grandes coisas para Deus. Queremos continuar a inspirá-los desta forma".
A principio, o curso da Portas Abertas de formação de jovens concentra-se em palestras teóricas sobre confiar em Deus mesmo quando as circunstâncias parecem ruins. Há também uma parte prática sobre como alcançar a comunidade para Cristo. Uma das frases dos alunos: "A coisa mais importante que aprendi aqui é que precisamos ser pessoas conhecidas por nosso amor: a Deus, uns para com os outros, mas também àqueles que nos fazem mal".
Pedidos de Oração
• Ore para que os jovens do Iraque tenham seus corações transformados pelo poderoso amor do Deus;
• Louve a Deus pela ousadia dos jovens iraquianos;
• Ore para que este importante ministério de jovens continue a dar bons frutos.
Acesse nosso catálogo de produtos e saiba como doar através de nossascampanhas.
FontePortas Abertas
TraduçãoMarcelo Peixoto

Nenhum comentário: