domingo, 2 de dezembro de 2007

Esnobes espirituais

"Tu, ó homem, que condenas aos que praticam tais coisas e
fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?"
(Romanos 2:3).

Paulo diz que os nossos juízos nos julgarão. A força das
palavras do apóstolo nos perturba. Seremos responsáveis
pelos juízos que fizemos e que nos dispensaram do cuidado e
da responsabilidade. O que, nas outras pessoas, o incomoda
ao ponto de você deixá-las de lado? O que aconteceria se a
paciência de Deus fosse tão fraca como a sua e seu
temperamento assim tão leviano?

"Que grande presunçosa sou!" exclamou uma mulher num
instante de confissão honesta e de contrição. "Estou
começando a perceber que uma área da minha vida intocada
pela fé em Cristo é meu preconceito e reserva para com as
pessoas que não estão à altura dos meus padrões.
Simplesmente sou atraída pelas pessoas de boa educação e
cultura. Não é que eu despreze os outros, simplesmente nunca
chego perto deles. Devo admitir que sou atraída pelas
pessoas de poder, popularidade e posição. Eu costumava dizer
que elas precisavam de Cristo tanto quanto os outros; então,
por que lutar contra esse sentimento? Agora estou começando
a ver por que não consigo amar as pessoas que ficam aquém
dos meus padrões."

Bem, o que você acha disso? Parece-lhe familiar? Já teve
esse mesmo sentimento? A maioria de nós já teve sentimentos
semelhantes a esse. Pense nas pessoas que deixamos de ganhar
por causa dele. As surpresas de Deus muitas vezes vêm
através de pessoas com embalagens estranhas. Ele tem muito
que nos dar por intermédio de pessoas incomuns, muitas das
quais não são grandes pelos padrões do mundo. A graça é uma
grande niveladora. Em questão de fé, somos todos iguais.
Todos nós precisamos do amor e do perdão de Deus. Mediante
um ato de vontade, precisamos deixar nossas categorias
preconcebidas para sermos usados por Deus com todos os tipos
de pessoas. Uma grande igreja jamais deve representar uma
única camada social: ricos ou pobres, intelectuais ou
analfabetos. Somos o povo de Deus e precisamos uns dos
outros. O que falta num, Deus supre em outro. Juntos somos
completos e inteiros.

Peço demissão da presunção espiritual.

Nenhum comentário: