terça-feira, 8 de abril de 2014

Alinhamento entre Terra, Sol e Marte acontece nesta terça

Para alguns, o evento cósmico chamado de "luas de sangue" antecede o fim dos tempos.
Na noite desta terça-feira (8) um belo espetáculo irá ocorrer no céu: o alinhamento entre MarteTerra eSol. O evento, conhecido também como “oposição de Marte”, acontece uma vez a cada 778 dias. O acontecimento antecede as “luas de sangue”, um fenômeno que poderá ser presenciado na próxima semana. De acordo com algumas pessoas, o fenômeno é um sinal bíblico do fim dos tempos. Leia mais sobre ciência.
Para a Agência Espacial Americana, Nasa, a sequência de quatro eclipses lunares (luas de sangue) é chamada de tétrade, e será seguida por seis luas cheias. No dia 15 de abril inicia o primeiro ciclo, e o último será em 28 de setembro.
A Nasa explica que o fenômeno chamado popularmente como “luas de sangue” só foi visto por três vezes em mais de 500 anos. A primeira foi ainda na Idade Média, em 1493; a segunda, em 1949; e a terceira em 1967.

Terça-feira

Na noite desta terça-feira (08), Marte irá ficar a uma distância mínima da Terra. O espaço entre os dois planetas será de 93 milhões de quilômetros.
De acordo com o astrônomo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional, as distâncias variam consideravelmente. “Como comparação, em 2003 houve outra aproximação e os dois planetas ficaram a 56 milhões de quilômetros de distância, por uma questão de conjugação de órbitas”.
Marte poderá ser visto ao Leste ao anoitecer. Assim, o Planeta Vermelho, ao olharmos para o céu será um ponto laranja.
Barroso comenta ainda que, se os observadores olharem para o céu todos os dias por uma ou duas semanas irão perceberas diferenças. “Marte vai aparecer praticamente com o mesmo brilho, mas irá mudando de posição em relação à estrela Espiga. Por ser um planeta que está mais perto da Terra, aparenta ter um deslocamento mais rápido”, diz o astrônomo.

Nenhum comentário: