domingo, 4 de agosto de 2013

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda…O coração do homem se exalta antes de...

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda…O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade”. (Provérbios 16: 18 e 18:12)
Este texto poderá ter algumas poucas palavras de exortação, mas respeitará os princípios fundamentais da Palavra de Deus que é amor e justiça.
É uma boa leitura para quem deseja cura, libertação e REVELAÇÃO em vez de somente meras informações. É preciso haver humildade para ler até o fim; e mais simplicidade ainda para desejar aprender o ensino da Palavra de Deus.
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!” (João 8:32)
Se é que o homem espera alguma coisa de sua altivez, sem dúvida isso é apenas a sua própria ruína. E a ruína também o aguarda no final. Haverá um caos neste encontro. Uma catástrofe irreversível no fim de tudo.
Neste DIA, o nosso Grande Juiz separará os que foram humildes para a direita e os soberbos para esquerda. Os da esquerda não poderão mais recorrer, inverter, converter ou reverter esta decisão de Deus. Ali haverá choro e ranger de dentes.
“Porque quebrarei a soberba da vossa força;
e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra como cobre”. (Levítico 26:19)
As escrituras (que não são bobagens de Deus) declaram que Ele abomina, odeia a soberba, o orgulho, a altivez, arrogância e a vaidade desvairada porque Ele próprio se humilhou para salvar o mundo, a sua criação, os seus filhos que se perderam.
Mas, o que é soberba? Soberba é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando às manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia. (fonte: wikipedia)
Uma das principais características de um homem arrogante é a geração de contendas. Existe porém outros elementos como a ausência de compaixão e de misericórdia em sua alma. Todavia, um soberbo pode estar muito bem disfarçado com atos de bom comportamento, gentileza, mansidão e até‘compromentimento’ com a igreja… (política de boa vizinhança), mas em seu interior…
Um ser arrogante, nem sempre é aquele que ‘acha’ que tem poder e elevada ‘autoridade’ para constranger os demais considerados seres inferiores. A arrogância também está presente na vida de pessoas muito simples (mas sem humildade), que não têm posições sociais, mas que têm posições antisociais. Não ouvem, não aceitam conselhos, não aceitam ajuda, etc.
Vejamos os que mais as escrituras declaram sobre isso:
“O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida.
Acena com os olhos, fala com os pés e faz sinais com os dedos.
Há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas.
Por isso a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.
Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.
(Provérbios 6:12-20)
“Ah, mas eu vou à igreja em todos os cultos!…” Essa questão é da terra, é temporal. O que importa é de que lado você estará Naquele Dia, o Dia do Juízo Final! Qual será a sua fila diante de Deus? Direita ou Esquerda? Qual será a sua fica? Ficha de um justo ou de um perverso? Ir à igreja ou ir aos cultos, isso qualquer um pode fazer, entrar no céu, porém, só nascendo de novo!
O soberbo poderá fazer o que quiser aqui nesta terra. Pode levar muita vantagem sobre o seu próximo; humilhar as pessoas da sua forma; ostentar o seu grau de ‘autoridade espiritual’; pretensão de superioridade; enlevação de sua arrogância; desprezo pelas ‘outras raças’, etc. Contudo, essa má qualidade da alma, considerada normal por alguns, tata-se de um pecado mortal. No céu não será tolerada nem a sua ostentação. Acontece que esse pecado quase tolerável pela igreja, não é tolerado pelo Altíssimo!
O orgulho foi o pecado de Lúcius ou Lúcifer (no grego heilel ben-shachar; no latim lucem ferre, que significa anjo iluminado) hoje diabo (no hebraico Shai’tan, o acusador ou caluniador) sucumbiu com todo os seus seguidores que foram condenados definitivamente por Deus. Não se engane, diante de Deus a soberba é inadmissível, intolerável mesmo!! Tenha cuidado com os falsos profetas de plantão, pois estes têm sutilmente tentado impetrar nas igrejas esta apologia. Líder não deve ser arrogante, deve ser humilde como Jesus o foi!
O arrogante nunca prevalecerá por muito tempo! Já temos visto muitos altivos se exaltando aqui, ali, acolá… Não depois de muito tempo, recebemos notícias de miséria, dor e sofrimento (ruína da terra). Uma vida de boa aparência externa, mas ilusória, uma vida de ruína na alma, o que se reflete em outras circunstâncias espirituais e também materiais.
Enquanto não houver a humildade de se reconhecer este “pecadinho”, não poderá haver “intimidade” com Deus! Ele se afasta de um soberbo. Ele se afasta disso até dentro dos cultos (sacrifícios sem verdade), ele se afastará de cultos arrogantes, de almas arrogantes. Cultos devem ser direcionados a Deus e não a homens. Só o SENHOR é digno de glória, ninguém mais! Nada mais que isso!
“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”. (Salmos 34:18)
As rotinas de cultos, igreja, religião não poderão salvar os arrogantes. O que Ele espera é arrependimento, verdade, humildade e não sacrifícios tolos e vaidosos. A religião escraviza!
A soberba da vida é coisa deste mundo, não é coisa de Deus!
“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 João 2:16)
Não adiantará o homem levar a sua retórica de que “em nome de Jesus” faz um monte de coisas, se Deus não estiver nestas “coisas”. Ele se afasta do arrogante!
Nem vale amar a obra de Deus, sem amar o Deus da obra!
Mas, hoje tenho uma boa notícia: Deus pode transformar esta vida abundante de pecado em uma vida de verdade, vida de glória e e vida de honra. Porque onde abundou o pecado, superabundou a graça de Cristo. (Romanos 5:20).

Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4:6)
images (6)
Com muito amor,
claudinho.adore@hotmail.com
twitter: @MinisterioAdore

#COMPARTILHE

autor

Claudio Santos

Claudio Santos

MBA Gestão de Projetos e Gestão Estratégica de Pessoas. Estudante de Psicologia Pastoral, Com 30 anos de vida cristã, Claudinho, além de pastor é músico, conferencista. Membro da Produção do filme cristão "Finding Josef".

Nenhum comentário: