sexta-feira, 15 de junho de 2012

O Caminho de Missões


O Caminho de Missões. (Mc 16.15b)


O Caminho de Missões. (Mc 16.15b)
A igreja de Cristo vez por outra decide falar de um assunto muito importante, Missões, a igreja sempre foi e sempre será uma igreja missionária, caso contrário ela irá morrer e não cumprirá sua missão, Jesus formou a igreja primitiva e deu-lhes uma ordem simples: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Nós eu e você somos e fazemos parte da igreja de Cristo neste século, os primeiros cristãos cumpriram bem essa tarefa e a prova disto somos nós, pois se eles não tivessem cumprido o Ide de Jesus não estaríamos aqui, hoje o Ide de Cristo fala diretamente com cada um de nós de maneira particular e única, mas quero com a graça de Deus e a aprovação e ação do Espírito Santo expor aqui alguns passos pelos quais o trabalho evangelístico da igreja precisa passar, e para tal quero lhes apresentar o evangelismo da Cruz, o evangelismo que Cristo fez mesmo estando pregado em um madeiro, e falando da cruz olhemos para o primeiro item:
*Uma placa: Joã 19:19-20 Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego.
Para que possamos compreender a extensão e o alcance da frase naquela placa no cimo da Cruz de Cristo precisamos pensar um pouco na ocasião, o que estava acontecendo na cidade de Jerusalém neste dia, hora não era nada mais nada menos que a famosa festa da páscoa, uma festa muito importante para os Judeus e a respeito disto existe um detalhe no livro Luc 2:41 que diz: Ora, anualmente iam seus pais a Jerusalém, para a Festa da Páscoa. Quero lhes chamar a atenção para o detalhe de que todos os Judeus que podiam estar em Jerusalém por ocasião desta festa ali estavam, com toda certeza a cidade estava superlotada, havia pelo menos cinco vezes mais pessoas do que a própria população, muitas vezes mais do que a multidão mencionada por João (Cp 6) na ocasião da multiplicação dos cinco pães e dois peixinhos para quase cinco mil homens fora mulheres e crianças, estes eram apenas da região, mas por causa da festa da páscoa havia sem dúvida milhares de pessoas vindas de toda parte debaixo do céu onde habitava um judeu devoto. Jesus sabia o tempo todo como se processaria sua crucificação e a eficácia evangelística da mesma, em Joã 13:1- diz: Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. E Joã 17. 20- Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;…
Jesus tinha mais pessoas a serem salvas ainda naquela ocasião, Pilatos foi um instrumento de Deus para proporcionar uma espécie de propaganda evangelística a respeito de Jesus, a frase naquela placa com toda certeza chamou muito a atenção das pessoas, e quero resaltar que não foi apenas dos Judeus, vejam que a frase escrita como se fosse um Outdoor publicitário no cimo da cruz estava comunicando a informação de que aquele homem era o tão conhecido e admirado “JESUS NAZARENO.” O mesmo que com toda certeza muitos dos que ali estavam conheciam e foram abençoados por ele, e os que apenas tinham ouvido falar do grande profeta que expulsava demônios, libertava os oprimidos pelo diabo, curava enfermos e paralíticos o mesmo que muitos já tinham ouvido falar, que este Jesus até mesmo ressuscitava mortos, um em especial era já de quatro dias, este homem chamado Jesus era acusado de se declarar “Rei dos Judeus”, Pilatos coloca naquela placa que Ele era acusado deste crime de declarar-se O REI DOS JUDEUS, mas a maneira como Pilatos escreveu ficou parecendo uma afirmação de que “aquele homem (Jesus) é o Rei Dos Judeus”, no VS 21 diz que os principais sacerdotes pediram para Pilatos trocar a inscrição e colocar que Ele (Jesus) disse que era Rei dos Judeus e não que Ele é o Rei dos Judeus, mas Pilatos negou a reivindicação e permaneceu a informação colocada naquela placa que mais ficou parecido com um Outdoor, escrito em três línguas diferentes chamava a atenção de todas as pessoas que podiam ver e ler o que nela estava escrito, o texto não diz claramente mas se pode concluir que ali estavam um bom contingente de soldados que serviriam como reforço já que esta ocasião exigia por causa da festa da páscoa, e sem dúvida ali estavam também muitos romanos, sem falar dos inúmeros Judeus que ainda estavam chegando a cidade e não participaram da audiência publica onde foi dada a sentença de Jesus, por ter sido de manha cedo, assim a placa colocada por Pilatos tinha um objetivo. Proporcionar um meio de comunicação muito eficaz, através de seu posicionamento, o texto Bíblico nos informa que muitos puderam ler por estar perto da cidade, e não apenas por isso, mas a cruz estava em cima de um monte conhecido como o “Monte da Caveira” (onde era feito as crucificações), ali estava a Cruz bastante visível e próxima o suficiente para que pudessem ler a inscrição. Não há como negar, quase todos os presentes estavam bem cientes de quem era o homem daquela cruz, e pesa nesta afirmação o fato de o julgamento de Jesus ter sido público e a condenação foi escolhida pelo povo presente na ocasião, a qual Pilatos permitiu para evitar uma rebelião por parte dos judeus, que clamava: Crucifique-o!
Nós estamos falando de evangelismo, estamos falando de propaganda, marketing e divulgação, se não houvesse aquela simples placa no cimo daquela cruz seria só mais um homem qualquer, mais um bandido desconhecido pela multidão que ali estava, seria apenas três homens sendo mortos por delitos que cometeram, mas o fato de aquela simples placa estar no cimo daquela cruz, tudo muda, aquela placa foi capaz de trazer a identificação do homem que estava na cruz central, isto mesmo Jesus estava no centro.
O que a igreja tem feito a esse respeito? Será que temos tido o mesmo êxito que aquela simples “placa”? A igreja de Cristo precisa urgentemente ser instrumento de identificação do Cristo, precisamos ser o melhor marketing que o mundo já viu, somos hoje cada um de nós placas que identifica o Cristo dos milagres impossíveis, o Cristo da cruz, o Cristo ressurreto que vive eternamente a destra de Deus, somos colocados de maneira proposital em muitos lugares desta cidade, deste estado, deste país e do mundo, como Igreja de Cristo devemos ser capazes de apontar para Cristo de maneira eficiente, e que o Espírito Santo nos ajude nesta tarefa, porque de alguma maneira precisamos trazer a memória de milhares de pessoas quem é o Salvador do Mundo, talvez esta informação possa causar espanto em muitas pessoas, é neste momento que passamos para a segunda parte de nossa reflexão.
*Um espanto: Luc 23:44-45 Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário.
Imaginemos o grande terror que se apoderou daquelas almas nesta ocasião que proporcionou sem dúvida nem uma momentos de verdadeiro desespero para todos, creio que até mesmo seus discípulos tiveram medo neste momento, mas antes de nos adentrarmos no assunto quero lhes lembrar de que a festa da páscoa dos Judeus era sempre comemorada durante a lua Cheia, e com base nesta verdade quero declarar para os que imaginam ter havido naquele momento uma espécie de eclipse solar, não é possível que se tenha um eclipse solar quando há lua cheia, segundo os astrônomos nesta faze da lua ela não está em uma posição na que possa projetar sua sombra sobre a terra. Outro detalhe é o tempo, na narrativa bíblica houvera três horas de escuridão isso pode nos ajudar a compreender de que se trata de um verdadeiro milagre, porque a cada milênio ocorrem menos que 10 eclipses totais do Sol que ultrapassam mais de 7m de duração, um dos mais demorados chegou a 7m29s. Assim sendo com base nestas verdades podemos afirmar que aquelas três horas de trevas sobre a terra não é um efeito comum da natureza, e sim um milagre extraordinário que causou um grandioso espanto e trouxe muitas lembranças para aquele povo. Se voltarmos um pouco na história deste povo iremos encontrar algumas ocasiões onde Deus demonstrou seu poder através de mudanças extraordinárias na ordem natural da natureza, voltemos mais precisamente na história do Êxodo onde através do profeta Moisés Deus faz algo semelhante por três dias com a finalidade de amedrontar o povo e o rei do Egito, no texto de Êxo 10.21-23 diz:
Êxo 10:21 Então, disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se possam apalpar.
Êxo 10:22 Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas sobre toda a terra do Egito por três dias;
Êxo 10:23 não viram uns aos outros, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; porém todos os filhos de Israel tinham luz nas suas habitações.
Às três horas de trevas sobre a terra nesta ocasião é sem dúvida um sinal grandioso para o povo Judeu, com certeza veio à lembrança daqueles homens e mulheres o ocorrido no texto acima, fato que nos faz afirmar que tiveram tempo suficiente para refletirem sobre suas vidas e principalmente sobre os últimos acontecimentos daqueles dias e mais precisamente na ocasião de que havia naquele dia um homem que fora crucificado de maneira totalmente injusta, puderam perceber que aquele que estava na cruz central onde havia uma placa de identificação não era mais um messias falso como eles já estavam acostumados a ver, com certeza o remorso e medo de que aquele fosse o verdadeiro Cristo se apoderou daquelas mentes, algo impossível acaba de acontecer, hora não havia outros profetas naqueles dias, não havia outros que curava os cegos nem coxos muito menos mortos ressuscitavam pelas mãos de outros homens, havia só um que fazia tais sinais naqueles dias, e este homem estava naquela cruz sendo morto pelos nossos pecados, e para reforçar ainda mais o fato desta ocasião ter sido usada por Deus para abalar aqueles corações outros sinais acompanharam as trevas, no texto de Mat 27.51-52 diz: Mat 27:51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; Mat 27:52 abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;
Nós gostamos de enfatizar a ressurreição de lázaro por que esta foi depois de 4 dias, o texto não declara o tempo mas afirma que “muitos corpos de santos que dormiam ressuscitaram”, não se sabe quanto tempo estes corpos estavam na sepultura, eu creio que alguns estavam mortos a mais de quatro dias, mas existe outra coisa preocupante para os Judeus, na descrição do ocorrido em êxodo 10 o povo de Deus ou seja eles os Judeus tinham luz enquanto os Egípcios trevas, agora muda a história e toda a terra tem trevas, o povo escolhido, o povo de Israel agora jaz em trevas como inimigos de Deus assim como foram os Egípcios, este fato traz com certeza grande espanto para todos eles, traz preocupação e com certeza um medo terrível do que Deus esta para fazer. O povo que foi escolhido para ser luz entre as nações agora jaz na escuridão, os sacerdotes tiveram motivos para temerem afinal o véu intransponível do templo veio abaixo pela ação gloriosa de Deus.
Nós somos semelhantes ao povo de Israel na verdade somos o novo Israel de Deus, somos diferentes porque eles não creram em Cristo e nós somos o novo Israel pela fé em Cristo, eles deveriam ser luz para outras nações e nós somos chamados de luz do mundo (MT 5.14), temos algumas semelhanças e muitas diferenças, mas quero lhes afirmar que somos mais parecidos com Jesus do que com Israel, e isso e bom é muito bom para nós sabermos disso, eu e você não apenas cremos mas podemos e somos instrumentos de Deus para a salvação de milhares de vidas em Cristo nosso Senhor, Quero lembrar-lhes de alguns textos bíblicos a respeito da Igreja que Creu em Cristo, o texto de 1 Pedro 2.9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Quero resaltar que nós, eu e você somos este povo tirado das trevas e trazido para a luz de Cristo, somos este povo chamado de raça eleita, de sacerdócio real e nação santa, mas esse novo povo de Deus tem uma função nesta terra semelhantemente com a função do antigo Israel, temos a função de Proclamar as virtudes de Nosso Senhor, e para isso Ele nos Deu o seu Santo Espírito que no texto de Atos 1.8 Jesus declara: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. E para mostrar a você de maneira clara um dos aspectos dessa proclamação vejamos o texto de Joã 14:12 que diz: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
Ora meus irmãos, quando olhamos para a história da igreja vemos homens cheios do Espírito Santo, homens e mulheres capacitadas a testemunhar e proclamar a Cristo de maneira eficiente, não apenas pelo seu modo de viver que atraia as pessoas pela sua união impar de uns com os outros, mas também através de coisas assombrosas para os simples racionais, viam em meio ao povo de Deus milagres verdadeiros que causavam profundos espantos na vida de centenas, os quais declaravam que este povo tinha verdadeira comunhão com o Deus invisível, o Deus que abita na Igreja, o Senhor dos céus e da terra, esta igreja não é diferente de muitas outras que conheço, nós como igreja de Cristo precisamos voltar ao primeiro amor, precisamos buscar a comunhão necessária com Deus para que ao pregarmos e orarmos pessoas enfermas possam ser curadas, aleijados voltem a andar, precisamos pedir a Deus que aumente a nossa fé, somos hoje os instrumentos pelos quais Deus pode e vai fazer com que milhares de vidas sejam atemorizadas pela realidade da manifestação de Jesus Cristo na Igreja que Ele comprou com seu sangue, nós precisamos e seremos com a ajuda do Espírito Santo capazes de levar as pessoas a refletirem na vida que elas têm levado até então e serem convencidas pelo Santo Espírito que elas precisam de mudanças urgentes, a principal delas é que precisam de Cristo, da sua luz, da sua graça e da sua salvação.
E quando isso acontecer entenderão a terceira parte desta reflexão onde usaremos o texto de João 19.30 com a ênfase:
*Uma frase: Joã 19:30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.
Não é tarefa fácil ser um missionário na obra de Cristo, mas com certeza é grandiosamente gratificante, olhe bem para Jesus neste momento único da história da Salvação, peço que se lembre de sua oração no Gêtsemani registrada em Lucas 22.42-44 onde está escrito: dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua. Luc 22:43 Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava.
Luc 22:44 E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.
Eu não consigo me imaginar com tal sentimento capaz de fazer suar sangue, a agonia de Cristo é tão grande neste momento que até a ciência resolveu verificar a possibilidade de um ser humano suar sangue sem ter qualquer problema dermatológico, chegaram a conclusão que é sim possível, mas é preciso um sentimento sobremodo grande e no caso de Cristo a tristeza a angustia e a agonia o fizeram transpirar o sofrimento que estava em seu coração, Jesus com certeza podia visualizar os sofrimento vindouros, sabia e já podia sentir em sua alma cada chicotada que receberia, podia sentir os pregos perfurarem suas mão e pés, prostrado em oração com a mente bem vívida no futuro que lhe esperava, sabedor das dificuldades e tormentos pede ao Senhor que “se possível passa de mim este cálice”, este momento de oração só enriquece e valoriza a declaração enfática da ultima frase dita por Jesus naquela cruz, Jesus olha para tudo que tinha feito, vê cada passo dado e o cumprimento de cada profecia que havia de se cumprir até aquele momento, Ele com sua oniciência olha para o passado, vê os milhares que naquele momento estão sendo perdoados pelo derramar de seu sangue, olha para o futuro vê a mim, vê você e sabe que estaríamos aqui, mas o olhar de Cristo para o futuro não para aqui, não acaba hoje, Ele vê as centenas de milhares e milhões que ainda serão perdoados pelo derramar de seu sangue naquela cruz. Jesus depois de tamanho sofrimento e angustioso pesadelo real o qual acabara de viver solta um grito de vitória que ecoa por toda a existência da humanidade, ESTA CONSUMADO!
Esta frase nos remete a várias colocações, ela vem do termo grego Tetélestai: que pode significar várias coisas, mas todas elas tem intima relação com a obra salvadora e graciosa de Jesus Cristo em favor do mundo, “Tetélestai” – pode significar a afirmação dita de um servo ao seu senhor dizendo: “Terminei a tarefa que me deste para fazer”. É como se Jesus tivesse dizendo ao Deus Pai terminei a tarefa que me deste, em outro contexto grego “Tetélestai – pode significar: “não tem defeito”, ou seja a obra de Cristo foi completa de maneira perfeita, a ultima colocação a respeito desta palavra e também a mais importante para nós é que a palavra “Tetélestai” era uma palavra usada por comerciantes e o termo significava “a dívida está completamente paga”.
Como foi dito Jesus olhava o tempo todo para os pecadores deste mundo, seu amor o impulsionou a não desistir mesmo suando sangue de agonia Ele não desistiu, e ao findar sua caminhada até a cruz Ele dá o grito de vitória sobre os aguilhoes da morte e do inferno e afirma está pago, a divida de meus queridos filhos esta paga, quando nós a igreja de Cristo levar as pessoas a refletirem na vida que elas têm levado e serem convencidas pelo Santo Espírito que elas precisam de mudanças urgentes, quando elas perceberem que precisam de um salvador, lhes virá a mente o questionamento sobre o que devem fazer para serem salvas, isso foi o que aconteceu em Atos no capitulo 2 após o discurso de Pedro, e quando isso ocorrer pela graça e atuação do Espírito Santo na Igreja de Cristo teremos o prazer imensurável de lhes dizer: não é preciso pagar nada, é preciso crer que Jesus Cristo é o filho de Deus e único Salvador da humanidade, pois Ele já pagou sua dívida junto ao Pai e te chama para ser coerdeiro com Ele para sempre, Ele te fará filho do Pai eterno e instrumento de Deus para a salvação de outros que ainda não o conhecem.
Jesus foi como um de nós no momento do Gêtsemani, assim como eu e você ao passarmos por dificuldades temos a tendência de desistir e não terminar a obra que tínhamos começado, Jesus passou por isto, o nosso conforto é a realidade de que Jesus nosso Senhor não desistiu, venceu e decretou falência nos planos do inimigo de nossas almas, assim como Jesus Cristo a igreja não pode desistir de pregar, evangelizar, convidar as pessoas para um encontro com o verdadeiro Jesus da bíblia, é uma tarefa árdua desgastante e muitas vezes sem reconhecimento humano, mas saibam de uma coisa se vocês que me ouvem se entregarem totalmente aos cuidados e a vontade de Deus haverá um grande avivamento nesta igreja tal qual que crescerá em numero e qualidade no agir do Espírito Santo. E poderemos falar como o Apostolo Paulo: 2Tm 4:7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. E chegaremos a mesma conclusão. Isto nos leva ao ultimo item.
*Uma conclusão. Mat 27:54 O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.
Veja que maravilhosa conclusão estes homens chegaram, não foi um entre Eles, mas vários chegaram a um mesmo denominador comum, Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus, este é o grande objetivo da Igreja de Cristo quando faz missões, através deste texto vemos claramente que Jesus cumpriu de fato seu objetivo, multidões vieram a crer, centenas de milhares através dos tempos, nações que nunca tinham ouvido falar de um Salvador puderam ter conhecimento a respeito deste Cristo, segundo pesquisas estima-se que neste ano de 2012 o mundo chegue em 7 bilhões de habitantes, dos quais se somarmos as 5 maiores religiões do mundo obtemos um numero aproximado de 4 bilhões de pessoas, deste numero temos em todo mundo 2 bilhões de Cristão somando o catolicismo que conta com aproximadamente 1 bilhão de fieis, para ficar melhor essa conta temos aproximadamente 5 bilhões de pessoas no mundo que não confessaram JESUS como seu SALVADOR, e pelo mesmo 6 bilhões que precisam conhecê-lo de verdade, com essas informações quero lhes informar de que Jesus Precisa da colaboração desta igreja para ampliar o conhecimento a respeito de sua obra salvadora em todo mundo, e você pode fazer isso mesmo na sua cidade.
O seu principal alvo como membro da igreja de Cristo é levar com a ajuda e atuação do Espírito Santo centenas de pessoas a chegarem à mesma conclusão que aqueles homens chegaram. Leva-los a declarar assim como você um dia declarou: Jesus é verdadeiramente o filho de Deus.
A igreja de Cristo precisa urgentemente ser o melhor marketing que o mundo já viu, mais eficaz do que aquela placa colocada no cimo da cruz. Precisamos voltar ao primeiro amor e precisamos buscar a comunhão necessária com Deus para que ao pregarmos e orarmos pessoas enfermas possam ser curadas, aleijados voltem a andar, causando assombro para os incrédulos provocando um desejo de mudança em seus corações. Precisamos levar as pessoas a desejarem ter conhecimento do Salvador do mundo, precisamos leva-los a verdade de que a dívida e a condenação do pecado foram pagas por Jesus através de seu sangue derramado naquela cruz, precisamos levar as pessoas à conclusão que Jesus é o filho de Deus o único Salvador do mundo. Nós precisamos de tudo isso, nós somos capazes de fazer isso, porque a igreja de Cristo não esta só nesta tarefa, oremos para que o Espírito Santo possa agir com liberdade em sua Igreja. E nos capacitar para cumprirmos esses passos de evangelização que o próprio Jesus executou naquela cruz. Que cada passo seja dado conforme a vontade de Nosso Senhor. Amem.
Encerro esta reflexão os desafiando a caminharem nestes passos.
Em o nome de Jesus Cristo o Senhor da igreja.
Fonte: http://ajadil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: