quarta-feira, 10 de outubro de 2018

5 PROMESSAS DE DEUS PARA OS SEU UNGIDOS


Is 45:1-3

Introdução:



O texto escolhido de base para esta mensagem traz em si uma das maiores profecias de toda a bíblia sagrada

Quase 150 anos antes do seu reinado Deus Isaias profetiza a respeito de Ciro e mostra Deus chamando-o pelo nome

Antes de Israel ir para o cativeiro Deus usa a boca de Isaias para dizer que Ciro o rei da pérsia era o ungido de Deus que seria usado para permitir o retorno de Israel do cativeiro

Esta é a única passagem da bíblia onde Deus chama um gentio de ungido, para entendermos isto, precisamos saber o que é ser um ungido?

Nos dias do velho testamento a unção com óleo era algo comum naqueles dias

Pessoas e objetos eram ungidos com óleo para serem usados em alguma função Ex:

 Samuel ungiu Saul 1Sm 10:1

Davi foi ungido como rei em 3 ocasiões diferentes, uma vez por Samuel, depois pelos homens de Judá e finalmente por todas as tribos de Israel

Arão foi ungido por Moises para ser sacerdote Lv 8:12

Moises ungiu por ordem de Deus o tabernaculo e toda a sua mobília Ex 30:26-28

Mesmo quando não havia derramamento de óleo, havia pessoas que eram ungidas por Deus para realizar algo para ele

Ungido é alguém que foi chamado e capacitado para fazer algo extraordinário para Deus

A palavra`` Cristo´´ significa ``ungido´´ isto quer dizer que Jesus era o escolhido, o enviado de DEUS com uma missão especial a realizar para Deus 

Foi o que ele disse na sinagoga lendo o rolo do livro de Isaias:o espírito do Senhor esta sobre mim pelo que me ungiu para envagelizar aos pobres, enviou-me para apregoar liberdade aos cativos dar vistas aos cegos por em liberdade os oprimidos e anunciar o ano aceitável do Senhor Lc 4:18-19

Deus ungiu Ciro porque havia uma missão especial para ele relacionada a Israel, foi no reinado de Ciro que ele permitiu que a cidade de Jerusalém fosse reconstruída e que os exilados fossem libertos Ed 1:1-4

Vendo assim podemos compreender que ``unção´´não tem nada a ver com o sensacionalismo encontrado em muitos lugares hoje

Unção não e sentir arrepios, emoções, gritar, fazer barulho, falar em línguas

Unção não tem nada a ver com a temperatura de um culto

Ser ungido é ser capacitado por Deus para fazer algo para Deus

Você pode ser ungido por Deus para ser: um pastor, um pregador, um cantor ou não ser nada disso e ainda assim ser ungido

Desde o pastor ate o mais humilde crente da congregação, todos são ungidos para a missão de ser sal da terra e luz do mundo 

Isto faz cair por terra o que muitos dizem: - fulano tem unção! Ou –fulano não tem unção!

E claro que há pessoas, por exemplo, que pregam a palavra de Deus com unção, há outros que não pregam, e nem por isso quer dizer que não tem unção ou não são ungidos

Agora, olhando para o texto lido o que quero falar hoje é que havia 5 promessas para Ciro como ungido de Deus

E se eu você somos ungidos de Deus então estas promessas são para nos também

É claro que o cumprimento das promessas de Deus em nossa vida depende muito de nossa fidelidade. Se formos fieis a Ele, todas as suas promessas irão se cumprir em nós

Mas vejamos cada uma destas promessas:



1° EU IREI ADIANTE DE TI



A primeira promessa de Deus para os seus ungidos é que ele vai a nossa frente 

Ei! Ele não vai atrás nem de lado, mas é à nossa frente que ele esta caminhando

A bíblia diz que o Senhor no deserto ia adiante de Israel como uma coluna de nuvem de dia e de noite numa coluna de fogo Ex 13:21

Isto nos ensina pelo menos 2 coisas que os ungidos de Deus podem contar tanto com a presença de Deus como com a sua direção

Se você é um ungido de Deus não precisa se preocupar nem se atemorizar com nada ele vai adiante de você para te dar vitoria



2° PROMESSA DE DEUS PARA SEUS UNGIDOS  ENDIREITARÁ OS CAMINHOS TORTUOSOS



Caminho tortuoso é um caminho inconstante, cheio de pedras, cheio de buracos e obstáculos

Endireitar os caminhos tortuosos significa tirar todas as dificuldades que estiverem ao nosso lado

Isto que dizer Deus vai passar seu trator de esteira sobre todos os entulhos da trevas e tirar todo os obstáculos de diante dos seus ungidos

Foi isto que ele fez com Moises e Israel diante do mar vermelho Ex 14:21-22

Diante do ungido de Deus todos os caminhos tortuosos são endireitados foi o Deus fez enviando João Batista diante do seu ungido Is 40:3-4 



3° PROMESSA PARA OS UNGIDOS DE DEUS  QUEBRAR AS PORTAS DE BRONZE



Quebrar as portas de bronze fala de portas que estão fechadas e trancadas diante de nós e que precisam ser quebradas

Quando Deus esta na direção da nossa vida, quando somos ungidos de DEUS ele quebra as portas de bronze

As portas da tristeza, das enfermidades, da solidão, da miséria, todas estas portas serão quebradas na sua vida

Qual a porta que esta fechada na sua vida? Qual é a porta de bronze que precisa ser quebrada?

Em jerico caíram os muros e as portas de Bronze

Quando tentaram prender Sansão em Gaza ele arrancou os portões com as mãos e colocou no alto do monte Hebron Jz 16:3

Ei! Ungido do Senhor! Ele porá diante você uma porta aberta que ninguém pode fechar! Ap 3:8



4° PROMESSA DE DEUS PARA OS UNGIDOS DE DEUSDESPEDAÇAR AS TRANCAS DE FERRO



Alem de quebrar as portas de bronze ele despedaça as trancas de ferro, não há porta trancada que ele não possa abrir

Os apóstolos foram presos foram mas a noite o anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e os soltou At 5:18-20 quando os soldados os procurou no outro dia para interrogá-los não os acharam na prisão At 5:22-25

Pedro foi preso por Herodes para ser morto depois da páscoa, mas Deus enviou o seu anjo a meia noite e abriu as portas d a prisão e ele ficou livre

At 12:6-11

Ei! Não há prisões ou cadeias que possam prender os ungidos de Deus, Ele despedaça todas as trancas de ferro!



5° PROMESSA DE DEUS PARA OS SEUS UNGIDOS  ELE NOS DARÁ OS TESOUROS ESCONDIDOS E AS RIQUEZAS ENCOBERTAS



E claro que este tesouro escondido que se fala aqui não é um tesouro terreno, mais sim um tesouro espiritual

Aos ungidos de Deus é feita a promessa de receber o tesouro escondido e as riquezas encobertas e ao recebê-lo ele saberá quem é o SENHOR, que te chama pelo nome

Quer riqueza maior do que esta? Conhecer a Deus e ser chamado por ele pelo nome

Ciro antes de nascer foi chamado pelo nome por Deus e escolhido por ele para uma missão especifica

Antes de você nascer Deus já havia te chamado e te escolhido como um ungido dele

Você é um ungido de Deus, para fazer a diferença neste mundo tenebroso o dia que você 

Levantou as suas mãos e confessou Jesus como seu salvador foi o dia que ele te chamou pelo nome e começou a te dar do seu tesouro escondido Jo 15:16

Conclusão:

Nos somos os ungidos de DEUS, se você não foi ungido por Deus para ser um pastor, pregador ou cantor

Você é ungido com luz do mundo, seu dever como servo de Deus ungido por ele é dar um bom testemunho neste mundo de perdição, e ser luz do mundo e sal da terra

Agora como ungido de Deus, se você for fiel você pode desfrutar das promessas que Deus tem para você:

Ele vai adiante de ti

Endireitará os caminhos tortuosos

Quebra as portas de bronze

Despedaça as trancas de ferro

Te dará do tesouro escondido

2 comentários:

Adrianu Paulus disse...

Deus te abençoe amado por essa gloriosa mensagem!

Adrianu Paulus disse...

Deus te abençoe varão valoroso do Deus altíssimo!