quarta-feira, 10 de outubro de 2018

DESDE O VENTRE EU TE CONHECI, TE SANTIFIQUEI E TE CONSTITUI.

DESDE O VENTRE EU TE CONHECI, TE SANTIFIQUEI E TE CONSTITUI.
                                                                                                                                            Jr 1:5Introdução:
Meus amados irmãos! Quero ministrar uma palavra nesta noite sobre a chamada e a missão do profeta Jeremias
Quero iniciar dizendo que o nome Jeremias significa: Jeová exalta e Jeová derruba,
Jeremias nasceu numa pequena aldeia sacerdotal chamada Anatote,
Jeremias foi contemporâneo dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias Jr 1:3.
Ele exerceu seu ministério profético entre 626 a 586 a.C.
Quando nós lemos o capitulo 1º do livro do profeta Jeremias; a primeira informação que o texto nos traz é que ele pertencia a família sacerdotal Jr. 1:1.
 Ou seja, Jeremias estava sendo preparado para se tornar um levita, ou até mesmo um sacerdote em Judá.
Mas, Deus o convocou para exercer o ministério profético. Agora, preste bem atenção no que eu vou dizer:
Em Judá os sacerdotes eram considerados como homens nobres, da mais alta classe social.
Ser sacerdote na nação e Judá naquela época significava uma vida de comodidade e conforto.
Mas, Jeremias teve que renunciar o conforto de ser sacerdote para atender o chamado de Deus e se tornar profeta na nação de Israel.
Deixa eu te fazer uma pergunta nesta noite: Você teria coragem de renunciar uma vida cômoda e confortável para servir a Deus da maneira que ele quer que você sirva a ele¿
Não é fácil não! Mas existe uma recompensa reservada para aqueles que têm coragem de renunciar as coisas deste mundo com propósito de servir a Deus.
Quando Pedro perguntou pra Jesus dizendo: - nós tudo deixamos, e te seguimos o que é que vamos receber em troca.
- E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.
Mc 10:29-30
mas, voltando ao texto, quando Jeremias recebeu a chamada de Deus ele se assustou e tentou recuar.
ele disse para Deus: 
Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Jr 1:6.
Mas Deus repreendeu Jeremias dizendo a ele: Não digas: Eu sou uma criança; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarásJr 1:7.
- Jeremias!  Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profetaJr 1:5.
Veja bem aqui que 3 coisas o Senhor fez em relação a Jeremias: Conheceu-o, santificou-o e o deu às nações.
Quando o profeta ainda não existia, já era conhecido de Deus. Quando ainda não era ciente de sua missão, já se achava separado para o ministério;
 Quando Jeremias ainda nem sabia falar, o Senhor já o tinha dado aos povos como arauto.
 O ministério de Jeremias não foi fácil, Jeremias amava o seu povo,
 E mesmo assim tinha que entregar a mensagem de juízo para este povo.
Por causa do pecado daquele o exercito da babilônia estava chegando e eles seriam levados em cativeiro por 70 anos.
Jeremias ficou conhecido como o profeta chorão e profeta solitário.
 Ele chorou muito, porque sofreu muito ao ver a apostasia da sua geração.
A história do profeta Jeremias cobriu um período quarenta anos.
Depois da queda de Jerusalém, ele foi forçado a fugir para o Egito,
Supõe-se que ali tenha morrido por volta do ano 580 a.C.. A tradição judaica afirma que foi apedrejado. 
Mas, vamos nesta noite estudar a chamada do profeta Jeremias, mas especificamente o texto de Jr 1:5 que diz:
-  Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Esse é  texto um dos textos mais lindos da Bíblia porque fala não só da chamada do profeta Jeremias, mas fala do propósito de Deus para mim e para você.
Gostaria de estudar com você hoje cada uma das palavras que Deus disse a Jeremias neste verso de numero 5, vejamos então:
1º EU TE CONHECI.
Quando Jeremias tentou recuar dizendo que não passava de uma criança, a primeira palavra que Deus falou com ele para animá-lo foi esta: - eu te conheci.
Ei! Veja bem! Deus esta chamando Jeremias para ser profeta na nação de Israel, e Jeremias esta tentando fugir,
Ai Deus diz pra ele:  - oh Jeremias! Você está achando que eu estou enganado¿ você esta achando que eu estou errando na minha escolha¿
Jeremias! Presta atenção! Antes que eu te formasse no ventre da sua mãe eu te conheci!
Deus esta dizendo pra Jeremias: - eu não fui pego de surpresa! Jeremias eu não fiquei espantado quando sua mãe engravidou, antes que você fosse formado eu já te conhecia, antes que você tivesse forma eu já havia determinado:
É este ai que eu vou separar para ser o meu profeta!
Ei! Deixa eu te dizer uma coisa esta noite! Durante o tempo que estamos no ventre materno estamos crescendo dia após dia,
 Durante nove meses, nós vamos recebendo no nosso corpo informações genéticas que vão definir como seremos: cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos, altura, etc.
São tantas informações genéticas que são necessários nove meses de gestação para uma criança nascer, e se nascer antes de 7 ou 8 meses corre-se o risco de ter alguns problemas.
A minha esposa, por exemplo, ficou grávida de gêmeos e como eles nasceram de 8 meses, o pulmão não havia se formado direito e por isso eles não sobreviveram.
Agora o que Deus esta dizendo aqui para Jeremias é que antes dele ser formado, antes dele receber estas informações,
Antes dos seus ossos se formarem, antes de alguém saber que cor seria sua pele, seus olhos, que tipo seria o seu cabelo, que altura ele teria, Deus já o amava e tinha planos para sua vida!
Deus já sabia qual seria a inclinação do seu coração, seu temperamento, sua natureza, Deus já sabia de tudo!
Ei! Sabe o que eu aprendo aqui hoje, com base nessa palavra,
É que antes que eu você viéssemos a existência Deus já nos conhecia e tinha um projeto traçado para nossa vida.
Existem casais que se casam e fazem seus planos: -, daqui um ano nos teremos um filho, ou daqui a 2 anos, ou só depois que nos compramos a casa própria teremos nossos filhos.
E para isto usam os métodos concepcionais que existe ai, por tomam remédios, usam preservativos, e assim muitas pessoas nasceram planejados pelos pais.
Outros foram frutos de acidente, seus pais se esqueceram de tomar o remédio, ou não tiveram nenhum planejamento mesmo a este respeito.
Mas o que eu quero deixar bem claro pra você hoje é que: mesmo que você não tenha sido planejado pelos seus pais, você foi planejado por Deus!
Deus esta dizendo esta noite:
pra você José, antes que você fosse formado no ventre materno eu te conheci.
Deus esta dizendo esta noite pra você Antonio, antes que você fosse formado no ventre materno eu te conheci.
Deus esta dizendo esta noite pra você Francisco, antes que você fosse formado no ventre materno eu te conheci.
Deus esta dizendo esta noite pra você Maria, antes que você fosse formado no ventre materno eu te conheci.
Deus esta dizendo esta noite pra você Josefina, antes que você fosse formado no ventre materno eu te conheci.
Deus esta dizendo esta noite pra você Eduardo, antes que você fosse formado no ventre materno eu te conheci.
O Senhor diz: - antes que eu te formasse no ventre materno eu te conheci.
No dicionário Aurélio formar significa: Criar, dando forma, dar certa configuração a; fabricar, fazer: formar letras, formar um projeto.
Agora, conhecer significa: Ter a idéia, a noção mais ou menos precisa de alguma coisa: conhecer o nome, o endereço de alguém.  Manter relacionamento com alguém:
Quando Deus diz para Jeremias e também esta dizendo para mim e para você: antes que eu te formasse no ventre materno eu te conheci.
E como se Deus estivesse dizendo: ninguém te conhece como eu conheço! Eu te conheço como a palma da minha mão!
Existe uma expressão popular que diz que para conhecermos uma pessoa temos que comer um quilo de sal com ela.
Ninguém come um quilo de sal de uma vez. Lá em casa um quilo sal da pra mais de um mês.
Significa dizer que para conhecermos alguém leva tempo, às vezes você convive muito tempo com uma pessoa e pensa que conhece esta pessoa,
Mas de uma hora pra outra você descobre que na verdade você não conhecia bem esta pessoa.
Agora com Deus é diferente! Deus não precisa comer um quilo de sal com você, pra poder te conhecer .
Ele te conhece desde antes que você fosse formado no ventre da sua mãe. salmista disse:
 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 
Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Sl 139:15-16.
Ei! Deus te conhece, sabe teu nome, sabe onde você mora, sabe onde trabalha, onde estuda,
o que você  come, com quem você conversa e nem precisa contratar um detetive para descobrir isso.
Sabe por que Deus te conhece¿ porque ele está ao nosso lado dia e noite, todos os dias, faça chuva ou faça sol, esteja bem ou esteja mal, ele está ao nosso lado.
2º  EU TE SANTIFIQUEI
Para encorajar Jeremias com respeito a sua chamada Deus disse a ele:-  antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci e, antes que saísses da madre eu te SANTIFIQUEI...
Em algumas versões  bíblicas se diz: -  te consagrei e em outras versões diz: te santifiquei.
Consagrar é dedicar-se a Deus, santificar e se separar para o uso exclusivo de Deus.
Quando Deus diz a Jeremias: antes que saísse da madre eu te santifiquei.
Deus na verdade esta dizendo: eu te separei para ser exclusivamente meu! Jeremias! Você nasceu com um propósito; ser o meu profeta, a minha voz para as nações!
 Ei! Deixa eu te dizer uma grande verdade! Existem pessoas que são separadas por Deus desde o ventre materno para fazer a sua vontade.
Existem exemplos bíblicos de pessoas que foram consagradas antes mesmo de nascer para serem instrumentos de Deus. Vejamos então:
Sansão
Sansão foi um homem escolhido por Deus para proteger Israel. Deus o escolheu como nazireu desde o ventre de sua mãe.
 -  Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste à luz; porém conceberás, e terás um filho.
Agora, pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura;
Porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus. Jz 13:3-5.
Jeremias.
Outro exemplo é do personagem que estamos estudando, o profeta Jeremias, que Deus lhe revelou que ele foi chamado desde o ventre.
- Antes mesmo de te formar no ventre maternoeu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei...Jr 1,1-5.
João Batista
João batista foi separado por Deus com a missão de anunciar a chegada do Messias, antes mesmo de nascer.
Deus chamou João Batista e indicou qual era a sua missão: ser consagrado a Deus, ser pleno do Espírito Santo,
Converter os filhos de Israel mostrando quem era o verdadeiro Messias preparando a vinda do Messias.
-  porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho, nem bebida forte; e será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe;
Converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus;
Irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de preparar para o Senhor um povo apercebido. Lc 1:15-17.
Paulo
Espere ai pastor! Paulo não foi escolhido desde o ventre não! A bíblia não diz que ele outrora era Saulo o perseguidor,
E que teve um encontro com Jesus no caminho de Damasco quando ia prender os crentes¿
Só depois da visão no caminho de Damasco foi que Paulo se  tornou um pregador do evangelho, então como ele foi chamado desde o ventre¿
Olha quem disse isto foi o próprio Paulo e não euEm sua apologia pessoal na carta aos Gálatas,  Paulo mesmo fala sua escolha divina desde o seio materno:
- Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Gl 1:15.
Quem sabe você também foi escolhido por Deus desde o ventre da sua mãe, quem sabe antes de você nascer Deus já tinha te separado para ser:
Um pregador, um pastor, um ganhador de almas, um profeta para esta geração que caminha a passos largos para a perdição.
Quem sabe você esta pensando, mas eu não tenho capacidade alguma pra fazer a obra de Deus,
E quem foi que disse que Deus escolhe os capacitados, Deus não chama os capacitados, mas Deus capacita os que são chamados. 
Na época de Jeremias, para aquela cultura, ele ainda era jovem para ser ouvido, porém Deus isso não se importava.
Deus escolheu Jeremias, Deus separou Jeremias e Deus ia usar era Jeremias, veja o que ele diz para ele:
 -Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor.
E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares
. Jr 1:8-10.
Quem sabe você esta pensando: eu sou pequeno demais! Eu tenho pouca instrução! Não sei falar direito! Não sou eloqüente!
Ei! Isto não é problema nenhum para Deus! Se Deus, tem um propósito em sua vida. Se você foi escolhido o ventre materno para fazer algo para Deus.
Não se preocupe! Deixa que no momento certo e da maneira correta Deus vai te usar para gloria do nome dele!
3 EU TE CONSTITUI PROFETA AS NAÇÕES.
Deus disse a Jeremias:  - antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci,e, antes que saísses da madre te consagre e as nações te DEI  POR PROFETA.
Interessante o que Deus diz aqui a Jeremias. Antes de você nascer eu te consagrei e te constitui, e te dei como profeta as nações.
Jeremias nem tinha nascido ainda e Deus já tinha dado ele para as nações. É assim que Deus age!
Deus é doador, até mesmo seu filho Jesus foi dado por amor a nós.
- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que DEU o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16.
O mesmo Deus que deu o seu filho Jesus para morrer por nós na cruz, ofereceu Jeremias para ser profeta as nações.
Já pensou se Jeremias pudesse argumentar com Deus: oh Deus! Espera ai! Que negocio este de me dar para as nações.
Pois é Jeremias! Antes de você nascer eu já tinha tomado a decisão, eu te separei e te consagrei e te dei para ser profeta a estas nações estranhas.
Jeremias poderia ter embirrado em Anatote e dito: - daqui eu não saio! Daqui ninguém me tira! Eu vou seguir a linhagem de meu pai e vou ser sacerdote aqui em uma terra conhecida,         eu quero é viver a comodidade de ser sacerdote!
Mas Jeremias não fez isto, mas, ele acreditou naquilo que Deus falou a seu respeito, ele entendeu que se Deus já escolheu, já o consagrou já o constituiu,
Então que é ele pra se levantar contra aquele que é o doador de todas as coisas.
Ei! Eu preciso te dizer aqui hoje que Deus também antes de você nascer, te separou, te consagrou e te deu como profeta para este mundo.
O profeta na bíblia sagrada é um porta-vos de Deus, nos dias atuais Deus fala conosco através da sua palavra
É claro que em certas ocasiões Deus até pode usar alguém pra falar através do dom de profecia.
Mas na época de Jeremias a maneira como Deus falava era através da boca do profeta, por isso a expressão - assim diz o Senhor,  era usada pelos profetas.
Jeremias foi chamado não só para profetizar em Judá como também para ser um profeta para as outras nações.
O livro de Jeremias esta repleto de profecias relacionadas com outras nações; egípcios, filisteus, moabitas, amonitas e caldeus.
Ei! Entenda bem!Deus te escolheu, te separou e constituiu para ser profeta às nações.  Deus quer que eu você seja
Um daqueles que vai levar a Sua palavra, o Seu amor, o Seu plano para aqueles que ainda não o conhecem.
Jesus disse aos seus discípulos :
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.
E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mt 28:19-20.
Quando Jesus ressuscitou antes da sua ascensão ao céu ele constitui os discípulos e também a nós como profetas desta nação.
- Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. At 1:8
Jesus  disse que começava por Jerusalém, depois a Judéia, depois Samaria e até os confins da terra.
Então, o meu ministério, o teu ministério com as nações começa  por aqui, Jerusalém pode ser a nossa igreja, a nossa família, os nossos parentes,  a nossa vizinhança,
Comece por eles, comece pelos que estão mais próximos de você, Deus te escolheu, te separou e consagrou para pregar a sua palavra.
Conclusão:
Antes de Jeremias nascer, antes de ele ser formado dentro do ventre da sua mãe, Deus já havia determinado que ele fosse profeta.
Deus já tinha um plano determinado para a vida de Jeremias, da mesma forma Deus tem um plano determinado para cada um de nós.
Antes de nós nascermos Deus já havia nos escolhido, nos separado e nós designado como pregadores da sua palavra.
 É fácil ser um profeta de Deus¿ é claro que não! Deus disse pra Jeremias: - eu te escolhi, eu  te separei, e  eu te consagrei, para ser profeta para as nações.
Jeremias eu te chamei para arrancar, derrubar, destruir e arruinar, e também para edificar e plantar, e tem uma coisa Jeremias!
Vão pelejar contra você, mas não vão prevalecer, por que te coloco hoje como; cidade forte, coluna de ferro, muro de bronze, contra Judá e todos os seus moradores,
Ninguém prevalecerá contra ti por que eu sou contigo diz o Senhor para te livrar!
Ei! Como profeta de Deus, as pessoas vão se levantar contra você vão tentar te derrubar, vão tentar te fazer desistir.
Mas a promessa de Deus é está não prevalecerão por que eu estou contigo para te livrar! Creia nisto! Você é um escolhido de Deus.
Deus vai te livrar ele fez isto com Jeremias Deus,  e vai fazer com você também.
Nestes últimos dias da igreja na face da terra, Deus precisa levantar profetas. Nesse Brasil que estamos vivendo, Deus precisa levantar profetas.
Nesse mundo em que estamos vivendo, Deus precisa e levantará profetas. Eu creio que Deus vai levantar você por que ele te escolheu desde o ventre da sua mãe.

Nenhum comentário: