terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Por que os Judeus Não se Davam Com os Samaritanos [Estudo + Vídeo]

Muito se especula sobre essa rivalidade entre Judeus e Samaritanospor que os Judeus não se davam com os Samaritanos? como surgiu essa briga entre esses dois povos tão próximos?
Todos nós já nos deparamos com alguma passagem em um dos evangelhos onde percebemos uma rivalidade entre eles e sempre nos perguntamos por que os Judeus não se davam com os Samaritanos? E falando nisso quem não lembra dessa aqui:
FOI, POIS, A UMA CIDADE DE SAMARIA, CHAMADA SICAR, JUNTO DA HERDADE QUE JACÓ TINHA DADO A SEU FILHO JOSÉ.
E ESTAVA ALI A FONTE DE JACÓ. JESUS, POIS, CANSADO DO CAMINHO, ASSENTOU-SE ASSIM JUNTO DA FONTE. ERA ISTO QUASE À HORA SEXTA.
VEIO UMA MULHER DE SAMARIA TIRAR ÁGUA. DISSE-LHE JESUS: DÁ-ME DE BEBER.
PORQUE OS SEUS DISCÍPULOS TINHAM IDO À CIDADE COMPRAR COMIDA.
DISSE-LHE, POIS, A MULHER SAMARITANA: COMO, SENDO TU JUDEU, ME PEDES DE BEBER A MIM, QUE SOU MULHER SAMARITANA?
JOÃO 4:5-9
Tenho certeza que ao ler essa passagem logo veio a pergunta; por que os Judeus não se davam com os Samaritanos? o que teria feito esse povo para ser tão odiado pelos Judeus?
E, ENTRANDO NUMA CERTA ALDEIA, SAÍRAM-LHE AO ENCONTRO DEZ HOMENS LEPROSOS, OS QUAIS PARARAM DE LONGE;
E LEVANTARAM A VOZ, DIZENDO: JESUS, MESTRE, TEM MISERICÓRDIA DE NÓS.
E ELE, VENDO-OS, DISSE-LHES: IDE, E MOSTRAI-VOS AOS SACERDOTES. E ACONTECEU QUE, INDO ELES, FICARAM LIMPOS.
E UM DELES, VENDO QUE ESTAVA SÃO, VOLTOU GLORIFICANDO A DEUS EM ALTA VOZ;
E CAIU AOS SEUS PÉS, COM O ROSTO EM TERRA, DANDO-LHE GRAÇAS; E ESTE ERASAMARITANO.
E, RESPONDENDO JESUS, DISSE: NÃO FORAM DEZ OS LIMPOS? E ONDE ESTÃO OS NOVE?
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLÓRIA A DEUS SENÃO ESTE ESTRANGEIRO?
E DISSE-LHE: LEVANTA-TE, E VAI; A TUA FÉ TE SALVOU.
LUCAS 17:12-19
Para você intender por que os Judeus não se davam com os Samaritanos em todos os versículos que os evangelhos relatam, é preciso voltar no tempo e analisar como surgiu esses povos “Samaritanos” ou essa nação “Samaria“.

Por Que Os Judeus Não Se Davam Com os Samaritanos e Como Surgiu Essa Rivalidade?

Logo após a morte do Rei Salomão houve uma divisão no reino de Israel (Reino norte, Reino Sul), e durante o reinado do Rei Oséas um sujeito chamado Salmaneser, rei da Assíria achou que Israel tinha o traído e fez um cerco a cidade, e no nono ano do rei Oséas ele levou os moradores de Samaria cativos.
E SUCEDEU QUE, NO TERCEIRO ANO DE OSÉIAS, FILHO DE ELÁ, REI DE ISRAEL, COMEÇOU A REINAR EZEQUIAS, FILHO DE ACAZ, REI DE JUDÁ.2 REIS 18:1
NO ANO NONO DE OSÉIAS, O REI DA ASSÍRIA TOMOU A SAMARIA, E LEVOU ISRAEL CATIVO PARA A ASSÍRIA; E FÊ-LOS HABITAR EM HALA E EM HABOR JUNTO AO RIO DE GOZÃ, E NAS CIDADES DOS MEDOS, 2 REIS 17:6
Após os Judeus que habitavam Samaria terem sidos levados cativos pelo rei da Assíria Salmaneser, não havia problemas até por que não existia ainda essa raça ou povos (Samaritanos). Porém, o rei Salmaneser trouxe habitantes de outras cidades de culturas pagãs para fazer habitar ali em Samaria juntamente com uma pequena parte deJudeus que permaneceram lá (pequenos agricultores)
E O REI DA ASSÍRIA TROUXE GENTE DE BABILÔNIA, DE CUTA, DE AVA, DE HAMATE E SEFARVAIM, E A FEZ HABITAR NAS CIDADES DE SAMARIA, EM LUGAR DOS FILHOS DE ISRAEL; E ELES TOMARAM A SAMARIA EM HERANÇA, E HABITARAM NAS SUAS CIDADES.
2 REIS 17:24
Agora você vai começar a intender por que os Judeus não se davam com os Samaritanos, pois foi a partir dessa junção de povos que deu origem a raça “Samaritanos” onde em Samaria começaram a praticar uma espécie de judaísmo pagão devido a costumes trazidos pelos novos habitantes.
Em 586 a 605 a.C., o reino de Judá é derrotado, e uma parte da sua população é deportada para a Babilônia. Após a libertação dos exilados por Ciro II em 537 a.C., estes decidem reconstruir o templo de Jerusalém. Os samaritanos oferecem então a sua ajuda, mas esta é rejeitada, tal como descreve o Livro de Esdras. Daí então surge esta rivalidade que atravessou os séculos.

Assista o Vídeo e Veja Por Que Os Judeus Não Se Davam Com os Samaritanos

Nesse vídeo você vai saber de fato por que os Judeus não se davam com os Samaritanos e acompanhar toda a história desde a origem até os dias do Senhor Jesus.

Tags: por que os Judeus não se davam bem com os Samaritanos, Judeus x Samaritanos, história dos Samaritanos, Judeu, Samaritano, bom samaritano, parábola do bom samaritano, estudos biblicos, judeus, por que, os judeus, quem são os samaritanos da biblia, aula bíblica judeus e samaritanos, origem dos samaritanos

Nenhum comentário: