sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Revesti-vos de toda a Armadura de Deus Ef 6:10-17

Introdução:
Meus amados e queridos irmãos!  De todas as cartas escritas pelo apostolo Paulo,
A carta de Paulo dirigida aos efésios é a mais profunda e doutrinaria de todas.
Esta carta foi escrita no anos 60, 62 depois de Cristo,  e provavelmente foi escrita no período em que Paulo estava preso  em Roma.
O propósito desta carta era fortalecer a fé cristã dos crentes de Éfeso, e explicar a natureza e o propósito da igreja, o corpo de Cristo
A cidade Éfeso estava situada na Ásia Menor, e lá havia um grande templo dedicado à deusa Ártemis (Diana em latim).
Diana era a deusa da lua e da caça, o templo mais famoso e suntuoso de Diana, ou Ártemis, ficava exatamente na cidade de Éfeso,
Aliás, o templo de Ártemis em Éfeso, foi considerado uma das sete maravilhas da antiguidade.
Agora, imagine bem! O pecado, a idolatria, a imoralidade reinava naquela cidade.
Todos os dias, os crentes daquele lugar eram bombardeados pelos cultos idolatras, que ali eram realizados, eles estavam vivendo em uma grande batalha espiritual,
E para que eles pudessem vencer Paulo escreve, Ensinado, aconselhando, exortando que eles deveria se revestir de toda armadura de Deus.
 Na verdade o conselho de Paulo se divide em duas partes, leiamos novamente:
- no demais irmãos fortelecei-vos no Senhor, e na força do seu poder e revesti-vos de toda armadura de Deus para que possais estar firmes contras as astutas ciladas do diabo. Ef 6:10.
São dois conselhos: se fortaleçam e se revistam.
Meus amados irmãos nós estamos vivendo dias que não são tão diferentes daqueles dias  em que Paulo viveu,
Estamos nós também enfrentando uma grande batalha, e não é uma batalha física, visível, é uma batalha espiritual,
Mesmo quando você não percebe, a guerra está ao nosso redor, O mundo é um campo de batalha,
Paulo disse: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Ef 6:12.
a nossa luta ela é terrível! O crente precisa saber que desde o dia em que ele aceitou a Jesus ele entrou em uma guerra.
E nos temos pelo menos 3 inimigos terríveis: o diabo, a carne e o mundo,
Agora! Só tem um detalhe! Deus já nos deu as armas que nós podemos usar para derrotar os nossos inimigos.
O negocio é seguir o conselho de Paulo: se fortalecer no Senhor, e se revestir da armadura de Deus.
Se quisermos vencer a batalhar, vencer as astutas ciladas de satanás, temos que ser : fortalecidos no Senhor , e revestidos de toda a armadura de Deus.
Bem rapidamente eu gostaria de analisar estes 2 conselhos de Paulo para vencermos a batalha espiritual, vejamos então:
1º FORTALEÇEIS-VOS NO SENHOR, E NA FORÇA DO SEU PODER.
Meus amados e queridos irmãos! O 1º conselho do apostolo Paulo para nos vencermos a batalha espiritual e as astutas ciladas do diabo.
É se fortalecer no Senhor e na força do seu poder!Agora preste bem atenção!
Paulo não disse: - Se fortaleça na academia, fazendo musculação, isto não vale nada na batalha espiritual,
= Paulo não disse: - se fortaleça fazendo karatê, aprendendo jiu jitsu ou kung fu, isto vale nada contra diabo.
= Paulo não disse:  - Se fortaleça, tomando vitamina, isto também não vale nada na luta contra inferno.
= Paulo não disse: - se fortaleça comendo mocotó e tutano de boi, isto também não vale nada .
= Paulo disse- se fortaleça no Senhor e na força do seu poder.
A palavra fortalecei-vos significa: reunir forças para o conflito, e fortalecei-vos na força do Senhor significa que: devemos buscar esta força,
No único lugar onde podemos encontra-la, a fonte da força, a fonte do poder para vencer o inferno: vem de Deus! Vem de Deus! Fortalecei-vos no Senhor!
Por que se fortalecer no Senhor¿ simples por que a verdadeira força vem de Deus!
O Sábio rei Salomão escreveu dizendo- torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e estará seguro. Pv 18:10.
= Dizem por ai que o sol é forte, mas vem a nuvem e tapa o sol
= Dizem por ai que a nuvem é forte, mas vem o vento e espalha as nuvens.
= Dizem por ai o vento é forte, mas vem a grande montanha e quebra os ventos.
= Dizem por ai a montanha é forte, mas vem um pequeno rato e fura a montanha.
= Dizem por ai que o rato é forte, mas vem o gato e vence o rato
= Dizem por ai que o gato é forte, mas vem o cachorro e vence o gato.
= Dizem por ai que o cachorro é forte, mas vem o homem e domestica o cachorro.
= Dizem por ai que o homem é forte, mas vem a morte e vence o homem,
= Dizem por ai que a morte é forte, mas veio o meu Jesus e venceu a morte!
Ele é forte! Ele é forte! Jesus é a nossa torre forte! Jesus é nossa fonte de força.
Por que se  fortalecer no Senhor¿ porque  uma das garantias mais claras da Bíblia é que Deus dá força àqueles que confiam nele.
- O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz. Sl 29:11
- Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão
. Is 40:28-31.
Ó Deus, tu és tremendo desde os teus santuários; o Deus de Israel é o que dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!
Por que se fortalecer no Senhor¿ por que a força física do homem é limitada, mas a força que Deus quer nos dar é uma força espiritual e sobrenatural,
Lembra-se de Sansão, a força de Sansão era uma força sobrenatural, quando o Espírito de Deus se apossava dele, ele fazia coisas sobrenaturais.
Em certa ocasião um leão veio bramando pra devorar Sansão, seu pai e sua mãe,
Mas o espírito de Deus se apoderou dele, ele rasgou o leão de alto abaixo como se fosse um cabrito. Jz 14:5-6.
Matar um leão com uma espingarda é uma coisa, mas matar um leão com as próprias mãos é só com o poder  Deus.
Em outra ocasião Sansão amarrou 300 raposas uma na outra pela cauda e soltou na roça dos filisteus, Jz 15:4-5.
Já pensou nisso! Pegar uma raposa já é algo quase impossível! Agora pegar 300 raposas e ainda amarrar uma na outra pela cauda, é só com o poder de Deus.
Mas não para por ai! Em outra ocasião os filisteus vieram lutar contra sansão, e ele não tinha em suas mãos espada, flecha, escudo, não tinha nada!
A única arma que Sansão achou foi uma queixada fresca de jumento, ele pegou esta queixada de jumento e com ela matou  mais de mil filisteus. Jz 15:15-17.
Agora a queixada estava fresca, e coisa fresca escorrega, mas na mãos de um crente fortalecido pelo Senhor fica é firme.
Enquanto Sansão foi fiel a Deus, ele foi fortalecido pelo Senhor, pena que ele acabou desviando do propósito de Deus, e o seu fim foi terrível!
Que vencer a batalha espiritual¿ se fortaleça no Senhor e na força do seu poder!
Somente o que querem ser fortalecidos pelo Senhor levante sua mão bem alto e glorifique o nome do Senhor Jesus!
2º SE REVISTA DA ARMADURA DE DEUS.
Meus amados irmãos! Nos já aprendemos que a nossa vida cristã é uma constante guerra, e pra vencermos esta guerra temos que estar preparados e fortalecidos
E só estaremos de fato preparados e fortalecidos se nós nos vestirmos de toda a armadura de Deus.
Quando o apostolo Paulo falou da armadura de Deus ele sabia muito bem do que estava falando.
A armadura de  um soldado na época de Paulo consistia de escudo, espada, lança, capacete e couraça, alem disso ele falou do cinto e  dos sapatos.
Interessante que por duas vezes no mesmo texto Paulo repete a palavra: toda
- Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que  possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Ef 6:11.
- Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir  no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmesEf 6:13. 
Quando nós queremos dar ênfase a alguma coisa nós mudamos o tom de  voz, falamos mais alto, mas quando a Bíblia quer dar ênfase a alguma coisa, ela repete!
Por isso Paulo diz 2 vezes; toda armadura, significa que:não adianta  usar só uma ou 2 peças da armadura,
Para vencer as ciladas do diabo temos que usar toda armadura de Deus! O Cinto, a Couraça, o Calçado, o Escudo, o Capacete e a Espada.
Quantos ai estão usando toda armadura de Deus digam bem alto: - gloria ao nome de Jesus!Vejamos então o que significa cada das peças da armadura de Deus.
1º O cinto da verdade .
Paulo disse: - 
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade... Ef 6:14.
Um soldado romano usava de 1 a 3 cinturões, para prender a espada e para proteger a região abdominal.
O cinto impedia que a roupa caísse, o cinto simboliza a verdade, e por isso que ele é 1º objeto da armadura de Deus; a verdade.
O diabo o nosso inimigo, o nosso adversário, usa a mentira como uma das sua principais armas para derrotar o crente,
Não é a toa que a bíblia diz que ele é o pai da mentira:
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentiraJo 8:44.
Para nos derrotarmos o diabo nos iremos usar o cinturão da verdade,Que verdade¿
 = Jesus Cristo é a verdade:
- Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mimJo 14:6
 = A Palavra de Deus é a verdade
- Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Tm 2:15 
 O Espírito Santo é a verdade.
= A Igreja de Deus é a coluna e o fundamento da Verdade
Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 1 Tm. 3:14-15
Se você quiser usar o cinturão da verdade, você  precisa se  revestir dessas 4 partes: Jesus Cristo, a Palavra, O Espírito Santo e a Igreja.
Quando usamos essa arma contra satanás, ele é desmascarado, suas mentiras são reveladas, e a verdade vem à tona.
2º a couraça da justiça.
Paulo disse: -  estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiçaEf 6:14.
Qual é a principal função da couraça? Proteger o coração, e os demais órgãos vitais
A couraça da justiça fala do coração que é protegido pela justiça de Deus, que é revelada no evangelho.
- Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
 Rm 17:16-17.
A couraça da justiça é a Justiça de Deus que é oferecida a nós, e nos protege das acusações do inimigo.
Quando Jesus morreu na cruz Deus tomou os nossos pecados, nosso trapo de imundície, e os vestiu em Jesus, e ao mesmo tempo, tomou a justiça de Jesus, a couraça, e nos veste
Agora quando Deus olha para nós o que vê é a justiça de Jesus, e não os nossos pecados.
Quantos aqui já estão vestidos da couraça da justiça¿ erga as duas mãos e glorifique ao Senhor!
3º Os calçados da paz.
Paulo disse: E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Ef 6:15.
Naquela época fazia parte da armadura do soldado romano um par de sandálias que servia para  proteger os pés do soldado,
E também lhe dava estabilidade e firmeza na hora da batalha, estas sandálias eram feitas de couro muito resistente,
Eram amarradas ao combatente por tiras grossas também de couro e tinha pregos inseridos de modo que, na sola funcionavam como travas. 
Resumindo: a função da sandália era dar firmeza, estabilidade, manter o soldado de pé.
Isto explica por que Paulo disse que devemos calçar os pés na preparação do evangelho da paz.
 O que sustenta o crente, o que dá firmeza na vida durante a batalha espiritual é a paz que vem do evangelho de Jesus Cristo.
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Rm 5:1
Pode vir a luta, aprova, as adversidades, pode se levantar o inferno, os demônios, o inimigo...
Quem esta calçado com o evangelho da paz não cai, não balança, permanece de pé confiando no Senhor.
4º o escudo da fé
Paulo disse: - Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
O escudo do soldado romano era uma grande escudo retangular revestido de couro ensopado com água para apagar os dardos incendiários.
O Escudo representa a Fé, em nossa vida vemos os ataques do diabo que vem em forma de insultos, tentações e adversidades.
 O Escudo da fé  nos da proteção para que possamos apagar toda essas setas inflamadas e invisíveis do inimigo.
O Escudo é uma peça fundamental, pois como dito acima, ele representa a fé. Devemos ter Fé para combater! Sem a Fé somos apenas religiosos e não servos de Cristo,
Devemos apertar nossos laços com Cristo, o exercício da fé é para a vida  inteira
Na verdade Deus é o nosso escudo,
Nossa proteção contra ao ataques do diabo, só precisamos pela fé tomar posse deste escudo.
- Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas.2 Sm 22:3
5º o capacete da salvação
Paulo disse: - Tomai também o capacete da salvação...Ef 6:17.
o capacete do soldado romano geralmente era  de bronze, com proteções para o rosto, revestidos pelo interior com feltro ou esponja.
 Nada mais leve do que um machado, ou um pesado martelo seria capaz de quebrá-lo, o objetivo da capacete é obvio: proteger a cabeça.
Na Armadura de Deus esse capacete é a arma que protege a nossa mente contra todos os ataques do inimigo.
 Proteger a cabeça é proteger a sede dos pensamentos, da consciência e da capacidade de decisão. Por isso os capacetes são importantes.
O diabo ataca a nossa mente tentando colocar duvidas no nosso coração, a respeito de Deus, Jesus e da salvação.
O capacete  da salvação é para proteger  as nossas mentes para que não tenhamos dúvidas em relação à obra que Deus realizou para nós.
Não duvide do sacrifício que Jesus fez por você na cruz! Não duvide da sua transformação,
Quando o diabo vier lançar duvidas na sua mente diga pra ele: - sai pra lá capeta eu to usando capacete! Eu já estou salvo em Cristo Jesus! Sai fora!
O capacete é um presente de Deus para aqueles que experimentaram a salvação que há em Cristo Jesus;
6º a espada do espírito
Por ultimo Paulo diz: - Tomai (...) a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus
A espada do soldado era uma espada curta, de dois gumes, usada muito mais para perfurar do que para cortar.
Dizem que era capaz de perfurar a maior parte das armaduras. Uma esfera na ponta do cabo a tornava a única espada arremessável de que se tem notícia.
Na nossa luta contra os poderes das trevas não podemos apenas ficar nos defendendo, temos autoridade de Deus para atacar também.
E nós fazemos isto com a espada do espírito que é apalavra de Deus. Veja o poder da espada do espírito.
-Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coraçãoHb 4:12
Não existe outra espada mais afiada e poderosa que a Palavra de Deus. Ela penetra até a divisão da alma.
 Conclusão:
Enquanto estivermos neste mundo o nosso adversário vai lutar para nos destruir, para nos fazer desistir da caminhada,
Mas nos podemos vencê-lo, se usarmos as armas que o Senhor nos entregou,
- Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
- Revesti-vos de toda armadura de Deus, veja bem!Toda a armadura, não apenas algumas peças, mas toda a armadura.
Todo o corpo, de cima até a baixo, deve estar resguardado dos ataques do inimigo.
Fortalecei-vosNão são precisas novas forças, mas sim, saber usar as que já possuímos, fortalecendo-nos no Senhor.
 Não devemos confiar nas nossas forças, mas na força do seu poder.
Revesti-vos: Para que possamos resistir ao inimigo, a armadura é fornecida por Deus, mas o cristão precisa revestir-se dela.
 Portanto amados serdes fortes, a luta é grande mais a vitoria pertence aqueles que confia no Senhor.

Se Fortaleça no Senhor, revista de toda armadura de Deus! 

Nenhum comentário: