domingo, 18 de março de 2018

Primeiro Culto Evangélico Realizado No Brasil Completou 461 Anos

Primeiro culto evangélico realizado no Brasil completou 461 anos; Conheça fatos históricos18 de Março de 2018

O primeiro culto evangélico realizado no Brasil completou 461 anos no último dia 10 de março. A celebração foi realizada na Ilha de Villegaignon, no Rio de Janeiro, em 1557, dirigida por dois pastores calvinistas.

A presença protestante no Brasil começou de forma indireta, em 1555, quando 600 franceses, liderados por Nicolas Durand de Villegaignon, desembarcaram na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, e fundaram o Forte Coligny, que viria ficar conhecido como a França Antártica. Villegaignon, então, enviou uma carta ao reformador João Calvino para o envio de pastores.

No dia 07 de março de 1557, dois pastores enviados por Calvino, além de um grupo de protestantes calvinistas franceses, conhecidos como huguenotes, e refugiados vindos de Genebra.

O pastor Pierre Richier pregou no dia 10 de março, um domingo, uma mensagem baseada em Salmos 27:4, e os presentes entoaram o Salmo 5, de acordo com informações apresentadas por Jonathas Lopes, do canal Jovem Seminarista no YouTube.

Ao final do culto, organizaram a primeira igreja evangélica das Américas, e no dia 21 de março realizaram a primeira Ceia Memorial (Lucas 22:19), o que desencadeou a primeira divergência teológica no Brasil, por conta da eucaristia, já que os pastores celebraram a ceia usando pão e vinho, enquanto Villegaignon acreditava que era necessário usar óleo e água salgada, como fazem os católicos.

Ao longo dos meses seguintes, Villegaignon voltou a se desentender com os pastores e decidiu enviá-los de volta à França, para que obtivessem um parecer definitivo sobre a eucaristia junto a João Calvino, e prendeu cinco huguenotes acusando-os de desordem pública.

Na prisão, esses protestantes produziram um documento que ficou conhecido como “Confissão de fé da Guanabara” e que os transformou nos primeiros mártires protestantes em terras brasileiras. Com essa atitude, Villegaignon ficaria conhecido na história como o “Caim das Américas”.

Uma década depois da realização do primeiro culto na Guanabara, outro huguenote, Jacques le Balleur, terminou executado por cometer o “crime” de pregar o Evangelho segundo a visão protestante, já que a essa altura, Portugal – fiel à Igreja Católica – já havia recuperado o controle sobre a região.

No dia 20 de janeiro de 1567, quando os portugueses celebravam a vitória sobre os índios tamoios e colonizadores franceses, além de reverenciarem o Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, Jacques le Balleur foi enforcado, por ordem de Mem de Sá, com a assistência do padre José de Anchieta. Jacques le Balleur chegou à Guanabara na primeira expedição dos franceses.

Acompanhe o relato de Jhonatas Lopes sobre o primeiro culto evangélico no Brasil:


https://youtu.be/POSUrHtkbuY

Nenhum comentário: