segunda-feira, 12 de março de 2018

EXAMINEM OS ESPÍRITOS PARA VER SE ELES SÃO DE DEUS – 1 João 4:1-6

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; 3 mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo. 4 Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo. 5 Eles vêm do mundo. Por isso, o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.
João está nos dizendo que há dois espíritos:
  • O Espírito de Deus, que é chamado o Espírito da verdade, porque Ele inspira verdade (vv. 4:2, 6), e
  • O espírito do anticristo, que promulga a falsidade, e não reconhece o Senhorio de Jesus Cristo (vv. 3, 6).
E ele nos adverte como é importante compreender que não podemos acreditar todos que nós ouvimos e que não podemos acreditar em tudo o que supostamente vêm de Deus, mas como os bereanos precisamos verificar as Escrituras. Devemos (testar) examinar os espíritos, para discernir se uma mensagem é a verdade que vem de Deus. Então, não devemos apenas aceitar o que algum professor ou pregador está dizendo, devemos examinar o que estamos sendo ensinado.
Sabemos que Deus fala e revela a verdade, e que o inimigo fala mentiras e é um enganador, por isto é muito importante que sejamos capazes de discernir a diferença. Se a informação vem do Espírito Santo é a que dá vida, que sustenta a vida, que produz vida e que glorifica a Deus. Se não for enviada e revigorada pelo Espírito Santo, se trata de espíritos enganadores ou falsos profetas, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Este foi e continua sendo um problema enorme, e aqueles sem discernimento estão sendo vitimizados.
É muito triste realizar que muitos que se chamam de “líderes religiosos” são falsos mestres e as pessoas estão tendo um tempo difícil em encontrar uma igreja onde a Palavra de Deus está sendo ensinada fielmente. O que parecem ser “igrejas cristãs” estão ensinando coisas que não estão de acordo com a Bíblia. Eles estão minimizando ou removendo completamente as doutrinas do pecado, do arrependimento, da Trindade, da salvação pela graça, somente pela fé na obra consumada de Jesus Cristo, e da divindade de Jesus Cristo, e substituindo-as por “idéias mais sensível aos que procuram.” Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos (2 Timóteo 4:3). Estes falsos mestres estão ensinando seus seguidores doutrinas e práticas que não estão em harmonia com a Palavra de Deus, como a “oração contemplativa” e “orações em labirintos” que na verdade são tomadas a partir da nova era e práticas hindus que estão sendo introduzidos e aceitadas por muitas igrejas que estão se movendo em direção ao movimento da Igreja Emergente hoje em dia.
Estes professores são mentirosos hipócritas e estão ensinando doutrinas de demônios motivados por espíritos enganadores. Este é um problema enorme e o mundo está literalmente se afogando em um mar de mentiras demoníacas.Vivemos em uma época em que devemos estar tão perto do Pai e pedir-Lhe para encher-nos diariamente com o Seu Espírito de discernimento.
João continua dando instruções sobre como conhecer o Espírito de Deus:“Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus”. Quando alguém vem e afirma que Jesus Cristo procede de Deus em carne, esta é a verdade divina ensinada pelo Espírito Santo. “Mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.”  Os falsos mestres e demônios negam a divindade de Jesus Cristo, portanto, como crentes e estudantes da Bíblia nós os reconhecemos como sendo controlado pelo diabo e suas mentiras. Assim: “Quem é o mentiroso? É aquele que nega que Jesus é o Cristo. Tal pessoa é o anticristo que nega o Pai e o Filho.”  (1 João 2:22)
O falso professor não acredita que Jesus Cristo é o Salvador do mundo. Ele pode aceitar em Jesus Cristo como um grande professor e um grande líder religioso, talvez o maior, mas ele não acredita que Jesus Cristo é o Salvador e o único caminho para Deus. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim ” (João 14:6). Ele acredita que existem outros caminhos para chegar a Deus. Cuidado!
O espírito do anticristo estava muito vivo nos dias de João e hoje nosso inimigo, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge procurando alguém para devorar  (1 Pedro 5:8). Quando pensamos no anticristo, nós pensamos de alguma pessoa futura, a besta do Apocalipse. No entanto, todo ensinamento que não apresenta a verdades sobre Cristo é o espírito do anticristo que já se encontra no mundo por quase 2000 anos e ainda está por vir em sua forma final.
Antes de aceitar qualquer ensinamento, precisamos ter certeza do ponto de vista que a pessoa tem sobre Cristo, sobre a salvação, e sua visão das Escrituras. Eles reconhecem que: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça”? (2 Timóteo 3:16). Manifestam uma vida regenerada? E, por último, se submetem à Palavra de Deus? “Nisto conhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.” (1 João 4:6)

Nenhum comentário: