segunda-feira, 2 de setembro de 2013

AS TRÊS VIAGENS DA POMBA

AS TRÊS VIAGENS DA POMBA
Gênesis 8.8-12 “Depois soltou uma pomba, a ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra. A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé e voltou a ele para a arca porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e meteu-a consigo na arca. E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele sobre a tarde, e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra. Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele”.
A) No versículo 9, a pomba faz a sua primeira viagem. E segundo a Bíblia, não achou repouso para a planta do seu pé e voltou logo a arca.
B) Nos versículos 10 e 11, Noé esperou 7 dias e soltou a mesma pomba:
E lá vai a pomba na sua segunda viagem, agora ela saiu de manhã e voltou na hora crepuscular de 5:30 ás 6:00 da tarde. Quando ela voltou da sua segunda viagem, ela trouxe no bico uma folha de oliveira (sinal da terra).
C) No versículo 12, Noé espera mais sete dias e solta a pomba para fazer a sua terceira viagem, e diz a Bíblia que ela não voltou mais a arca.
Temos aqui UMA ÚNICA POMBA fazendo 3 viagens = uma tipologia perfeita das três visitas de Deus à Terra.
1ª Representa a pessoa de DEUS PAI, em todo Velho Testamento:
No Velho Testamento Deus não encontrou lugar para pousar no coração dos homens.Prova disso é que o Seu Espírito era dado sob medida aos reis, profetas e sacerdotes.
No Velho Testamento, da dispensação da inocência até a lei, a viagem foi feita por Deus-Pai. Era Deus quem dirigia o povo hebreu e lhes ditava as ordens.
Deus Pai então volta para o céu.
E a resposta que o profeta Isaías dá ao chamado de Deus,no capítulo 6 de seu livro, aponta profeticamente para o brado do PAI na Eternidade dizendo: “- A QUEM ENVIAREI, E QUEM HÁ DE IR POR NÓS?” (Plural= uma referência à Trindade).
“...ENTÃO DISSE EU (O FILHO): EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM”
2ª Representa a pessoa de JESUS (O FILHO DE DEUS):
Representa o VERBO (Pai) se fazendo CARNE (Filho)e habitando entre nós.
Durante 33anos tentando conquistar um lugar no coração da humanidade, e de uma forma intensa nos três últimos anos. Conquistou a amizade primeiramente de 12 , deixou mais de 500 irmãos, dos quais 120 permaneceram fiéis.
Morre pelos pecados de toda humanidade na hora do sacrifício da tarde, ressucita ao 3º dia e volta para o céu levando as marcas ,os sinais da Oliveira. A “Oliveira Verdadeira” volta para o Céu.
3ª Representa a terceira visita de Deus à Terra na pessoa de seu ESPÍRITO SANTO:
 Ao chegar ao céu Jesus roga ao Pai por 10 dias para que o Seu Espírito fosse enviado.
O ESPÍRITO SANTO então é derramado sobre toda a carne. Ele veio, e assim como a pomba não voltou para a Arca, o Espírito Santo não voltou para o céu, está vivo e atuante em nossos dias, convencendo o homem do pecado , do juízo, e da justiça de Deus, está adornando a “NOIVA” para o encontro com o Senhor nos ares (ARREBATAMENTO). Ele só voltará para Eternidade quando o número de salvos estiver completo.
São as mesmas tipologias, pois tanto o Pai, como o Filho,e o Espírito Santo são a mesma pessoa.
“E o Espírito e a esposa dizem : Vem.E quem ouve diga: Vem.E quem tem sede venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Apocalipse 22:17)

Nenhum comentário: