domingo, 12 de outubro de 2008

Horário de verão 2008 - 2009: Saiba quando acontece a mudança de horário


Como todos sabem, quando chega o final do ano é preciso reajustar os relógios por causa do horário de verão. Não há uma data certa, a cada ano é definido quando começa e quando acaba o horário de verão. O horário de verão 2008 começara às 0h do dia 19 de outubro, que cai em um domingo, e vai até o dia 15 de fevereiro. Não esqueça adiantar os seus relógios.

Mas para que serve o horário de verão? O horário de verão tem como objetivo a economia de energia. Ele só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, pois há uma diferença na duração dos dias. Eles ficam mais longos, enquanto as noites tornam-se mais curtas. Por isso, adiantando os relógios em uma hora, as pessoas aproveitam mais a iluminação natural, o que dispensa a utiluzação da luz elétrica. De fato, é uma medida tão eficiente que vários países do mundo costumam adotar o horário de verão.

No Brasil, a maior economia acontece na iluminação pública. No ano passado, ouve uma economia de cerca de 4,5% no consumo. Pode não parecer muito, mas faz uma grande diferença no consumo total. A mudança de horário não é eficiente em todos os lugares do país, só nos que ficam mais ao sul. Os estados que participarão do horário de verão em 2008 são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e Distrito Federal.

Nenhum comentário: