segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A fé a serviço do próximo

A fé a serviço do próximo: conheça projetos sociais que se propõem a ajudar necessitados e que são mantidos por organizações religiosas

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

 Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

A fé a serviço do próximo: conheça projetos sociais que se propõem a ajudar necessitados e que são mantidos por organizações religiosas
A religião tem sido o motivo de muitos conflitos ao redor do mundo, e é consenso que a prática religiosa pode causar divisões e danos. No entanto, a religião é vista por muitos como parâmetro de conduta moral e motivação para auxiliar ao próximo em suas necessidades.
Ao redor do mundo, diversos projetos sociaisque se propõem a melhorar a sociedade e promover a paz têm feito a diferença em circunstâncias que somente a solidariedade e o amor ao próximo podem trazer um pouco de dignidade a pessoas que foram, ao longo de suas vidas, desamparadas.
Abaixo, listamos dez exemplos de projetos que são tocados por organizações ligadas a igrejas e dedicadas a melhorar a vida do próximo. Confira:
Fundado em 2010 por um grupo de mulheres cristãs, o Women of Hope International trabalha com pessoas portadoras de deficiência em Serra Leoa. A organização utiliza o centro da HOPE em Makeni, Serra Leoa, e fornece treinamentos a grupos de apoio, reuniões e desenvolvimento de carreira para as mulheres da comunidade.
O projeto do Teva inspira crianças a cuidarem do meio ambiente através de oficinas que oferecem aulas e conhecimento sobre a necessidade de preservação ambiental e sustentabilidade. Mantido por uma comunidade judaica, o programa inclui a capacitação de jovens interessados em perpetuar esses princípios sendo instrutores de outras crianças e famílias.
No Reino Unido, a organização cristã Compassion ajuda várias instituições de caridade, incluindo o Programa de Sobrevivência Infantil, que trabalha com gestantes e mães de recém-nascidos, ensinando-as a prevenir a desnutrição e outras doenças, além de dar dicas de como cuidar das crianças.
Esse grupo disponibiliza, online, recursos para a promoção de projetos sociais baseados em comunidades religiosas interessadas em desenvolver a sociedade. O site do grupo organiza as informações e formas de participar das ações e eventos de justiça social no Reino Unido.
Sediado na África do Sul, este grupo executa um programa chamado “Igrejas, Canais de Esperança”, que treina voluntários para orientar líderes de igrejas no continente sobre como atuar na prevenção ao HIV. A África é o continente que mais sofre com doenças sexualmente transmissíveis, e milhões de pessoas morrem anualmente vítimas da AIDS.
Este projeto é fruto de uma parceria entre instituições religiosas, e reúne voluntário para a construção da casas populares no México. Anualmente, no mês de setembro, o projeto reúne centenas de voluntários independentemente de suas crenças religiosas (o país tem maioria católica e atravessa um período de intolerância contra evangélicos) para a construção de moradias voltadas a famílias necessidatas.
O programa é mantido por diversas congregações dos Estados Unidos, e oferece a lavagem de roupas para moradores de rua e famílias sem-teto e/ou pobres. Sediado em Los Angeles, nas proximidades da praia Venice, o serviço é oferecido de graça.
Esta organização cristã sediada na África do Sul trabalha oferecendo suporte a órfãos do país. O grupo começou com a construção de casas simples para abrigar os órfãos, mas logo se expandiu para construir centros de cuidados comunitários onde órfãos podiam receber comida, ajuda e apoio. Em 2008, a organização construiu uma escola profissionalizante para órfãos maiores de 18 anos.
Essa iniciativa organiza projetos de serviços baseados na fé para os jovens nos Estados Unidos. Os parceiros que mantém a iniciativa oferecem serviços em vários estados que incidem sobre a sustentabilidade, a pobreza, o cuidado pastoral e muito mais.
A Igreja Lambrick Park mantém essa parceria com a entidade canadense Food for the Hungry para fornecer cuidados de saúde e água potável na região de Sasiga, na Etiópia. A Belo Partnership trabalha com várias outras igrejas, que realizam campanhas de arrecadação para financiar o projeto.

Nenhum comentário: