sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Castelos de areia
…onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. —Lucas 12:34
Quando nossos filhos eram crianças, minha esposa Martie e eu tirávamos férias com a família na Flórida, visitando nossos pais. Era maravilhoso estar lá no calor, para uma pausa do congelante vento de Michigan. Mal podia esperar a hora de apenas relaxar na praia com um bom livro. Mas, meus filhos tinham outras ideias. Eles queriam que eu os ajudasse a construir castelos de areia. Relutantemente, levantava-me para ajudar e, rapidamente, era totalmente envolvido pelo projeto. Antes que percebesse, já havia passado horas criando um impressionante castelo — sem pensar que era apenas uma questão de tempo até que a maré levasse embora todo o meu árduo trabalho.
Com frequência, cometemos o mesmo erro na vida, investindo muito tempo e energia construindo nossos castelos individuais e nos deleitando em nossas realizações. Pode parecer que tudo vale a pena, mas no final é inútil.
Em Lucas 12, Jesus desafiou Seus seguidores a vender suas posses e dá-las aos pobres, “…porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (v.34). Em outras palavras, a maneira como investimos nosso tempo e recursos diz muito sobre a nossa perspectiva de eternidade. Como uma antiga canção de louvor diz, “Somente uma vida, que logo passará; somente o que é feito para Cristo durará.” Portanto, o que você fez hoje que durará por toda a eternidade?
Joe Stowell
Nosso Andar Diário - http://ministeriosrbc.org/
______________________
LUGAR: QUEM O FAZ MELHOR OU PIOR SOMOS NÓS
No mundo há lugares. Porém, em si mesmo, nenhum lugar é bom ou ruim. Ser um bom lugar ou um mal lugar depende da pessoa que o ocupa.
Por mais elevado ou por mais baixo que seja o lugar ou posição, se você é bom, esse lugar será bom, e se você é excelente, esse lugar será excelente.
Da mesmo forma, se você for mau, o lugar que você ocupar será mau, e se você for péssimo, esse lugar será péssimo.
Jesus disse certa vez que sobre a cadeira de Moisés estavam assentados os escribas e fariseus (Mt 23.2). E quem foi Moisés, e quem foram os escribas e fariseus?
Moisés foi o maior e melhor homem do seu tempo, e os escribas e fariseus foram os mais baixos e piores homens do tempo deles.
Pois se os escribas e fariseus estavam assentados na cadeira de Moisés, por que não eram como Moisés? Por que são os homens que transmitem a melhoria e a excelência aos lugares, e não os lugares aos homens.
Se você for bom, ainda que a cadeira seja dos escribas e fariseus, o seu lugar será bom. Mas se você for mau, ainda que a cadeira seja de Moisés, o seu lugar será mau.
Será que houve na terra melhor lugar que o Paraíso? Não. Haverá no universo melhor lugar que o Céu? Não.
Pois nem o Paraíso manteve bom a Adão, que era inclinado à desobediência, nem o Céu manteve bom a Lúcifer, que era inclinado à soberba. A índole de ambos era má.
Jeremias, mesmo estando preso e atolado na lama dentro de um calabouço (Jr 38.6), continuou sendo aquele mesmo homem sincero, íntegro e temente a Deus que atuara como profeta diante dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias (Jr 1.1-3).
Jó, mesmo assentado sobre a cinza e se coçando com um caco de telha (Jó 2.8), continou sendo o homem a quem o próprio Deus elogiara diante dos filhos de Deus e de Satanás (Jó 1.8).
O melhor lugar para se estar no mar durante uma tempestade é em um navio, e não no ventre de uma baleia. Pois Jonas foi melhor no ventre da baleia, onde orou (Jn 2.1), do que no porão do navio, onde só dormiu (Jn 1.5).
Portanto, os lugares por si mesmos não são maus nem bons, nem há lugar melhor ou pior. Entre os Doze Apóstolos, o lugar que passou a ser ocupado por Matias não tinha sido antes ocupado por Judas? (At 1.15-26).
Se você for como Judas, não se tornará um homem bom só por estar ocupando o lugar que foi de Matias; e se for como Matias, não se tornará um homem mau só por estar ocupando o lugar que foi de Judas.
Se você quer ocupar o melhor lugar entre todos, esforce-se para ser a melhor pessoa entre todas. Então o seu lugar, seja ele qual for, será também o melhor.
(Adapt. do trech. do serm. da Dom. Dec. Sext . s/d, s/l, de AntonioVieira)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário