segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Destroços de sonda russa caem no Oceano Pacífico

Phobos-Grunt fracassou em sua missão de chegar até Marte; restos do equipamento caíram em área próxima ao Chile

BBC Brasil

Notícia anteriorSonda russa deve cair na Terra neste domingoPróxima notíciaDestroços de sonda russa caem no Oceano Pacífico
Foto: APAmpliar
Lançamento do foguete Zenit-2SB com a sonda Phobos-Grunt
Destroços da sonda Fobos-Grunt, que fracassou em sua missão de chegar a Marte, caíram na tarde deste domingo no Oceano Pacífico, próximo à costa do Chile. A nave é uma das mais pesadas e mais tóxicas que já caíram na Terra, ainda que a agência espacial russa tenha dito que a maior parte do veículo tenha se incinerando na entrada da atmosfera.

Saiba mais: Sonda russa deve cair na Terra neste domingo

De acordo com agências de notícias russas, os destroços caíram a cerca de 1.250 quilômetros da ilha Wellington, na costa sul do Chile. Um dos últimos relatórios divulgados pela agência espacial russa antes da queda gerou temores na Argentina, pois dizia que ela poderia cair na cidade de Rosário, a 300 quilômetros da capital Buenos Aires.

De acordo com o órgão, o que sobraria da espaçonave ficaria dividido em 20 a 30 pedaços, com um peso total não superior a 200 quilos. Missão ambiciosa A sonda foi lançada em novembro com o ambicioso objetivo de recolher rochas de uma lua de Marte e trazê-las de volta para a Terra.

No entanto, a Fobos-Grunt teve problemas logo após seu lançamento, a 345 quilômetros de sua base. Esta é a terceira espaçonave importante a reentrar na atmosfera em quatro meses, após os retornos do satélite americano UARS, em setembro, e do telescópio alemão Rosat em outubro. Ambos caíram no oceano.

Nenhum comentário: