segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

”Os três períodos do ministério de Cristo’’

”Os três períodos do ministério de Cristo’’

Por:Pr.Clodoaldo Pereira


Textos:
Profeta-Dt.18:18;
Sacerdote-Hb.7:25;8:1;
Rei-Ap.19:16


1-Como Profeta desde o Éden até a cruz.
Em Deuteronômio,Moisés predisse a vinda dum Profeta após ele que seria maior do que ele.
Encontramos referências no V.T.á um ser chamado “Anjo do Senhor”,”o Anjo da Sua Presença” etc,que apareceram á Abraão,a Manoá,a Gideão e a outros e que foi adorado como Deus e que falou como porta-voz ou mensageiro de Deus.(Gn.16:7-14;22:11-18;31:11,13;Ex.3:2-5;14:19;Jz.13:2-25)
Esse personagem era o Senhor Jesus Cristo que apareceu temporáriamente em forma pré-encarnada e corpórea ,a fim de trazer a palavra do Senhor á vários indivíduos.

O ministério profético de Jesus continuou durante a Sua encarnação e vida de 33 anos aqui na terra
(I Co.10:4;Êx.17:1-9;Nm.20:1-13)
Essa pedra,diz Paulo, que era Cristo quem acompanhava os israelitas em suas jornadas.

2- Sacerdote-Hb7:25;8:1
Desde a ascenção até a segunda vinda;totalmente e eternamente.
O sacerdócio de Cristo tem autoridade e permanência.
Jesus Cristo é agora mesmo ,o nosso representante no céu,assntado á direita do Pai,onde ele por nós e ajuda o crente em suas fraquezas.(I Jo.2:1)

Não podemos esquecer dos benefícios da fé e da obediência”Fugi de toda aparência do mal”
Pecado(omissão e comissão).
“A fé sem as obras é morta...”

3-Como Rei durante o milênio e em épocas sucessivas.(Ap.19:16)
Durante mil anos de paz ,Cristo reinará sobre o mundo,tendo Jerusalém por Capital,onde Ele estará estabelecido sobre o trono de Davi,Seu pai.
A palavra também indica que a sua regência jamais terminará,dizendo:”...o seu reinado não terá fim”.
(Lc.1:33)

Satanás será amarrado por mil anos durante o milênio e ficará impossibilitado de exercer seu programa entre os homens.Os céus como também a terra ,serão purificados de todas as influências malignas de satanás e suas hostes.(Ap.12:7-12;20:1-3;Jó.15:15).Haverá paz mundial.

-O tribunal de Cristo
Nos antigos estádios gregos,a assembléia se reunia defronte de uma “plataforma” chamada Bêma,de onde as questões oficiais eram conduzidas .
A expressão tribunal é empregada 11 vezes no N.T.e, nas passagens onde ela figura está sempre ligada á julgamento especial.(Mt.27:19;At.12:21;Jo.19:13At.18:12,13;At.25:6;II Co.5:10;Rm.14:10)
Após o arrebatamento da igreja ,os mortos ressuscitados e transformados e os santos vivos formarão um só corpo,e após se encontrarem com Cristo(nos ares),esse corpo ,uno e indivisível,dará entrada nas regiões celestiais.Ali haverá uma “reunião com Ele”,num lugar chamado “tribunal.
Paulo fala disso em vários ensinos,mas,especificamente em três referências:
1-Rm.14:10
2-II Co.5:10
3-I Co.3:13-15
O julgamento no tribunal de Cristo não terá o mérito de determinar quem será e não será salvo;serão reprovadas obras e não os obreiros .Só os salvos comparecerão ali.
Se antes não havia nenhuma condenação(Rm.8:1),tampouco ali será lugar de condenação.
-Como pecador o crente já foi julgado em Cristo na cruz e absolvido pela graça e misericórdia de Deus.
-Como filho,foi julgado durante a peregrinação aqui na terra .
Perante o tribunal de Cristo,o crente será julgado como servo,para aquisição de galardão;Jesus explicou isso na parábola dos trabalhadores da vinha.(Mt.20:1-16)
Diante do tribunal de Cristo serão manifestadas não só as obras do crente mas,também a fonte de suas motivações.Quanto á isto, devemos atentar para o que a bíblia nos diz:”Porque ninguém pode pôr outro fundamento ,além do que já está posto,o qual é Jesus cristo.
E,se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro ,prata ,pedras preciosas madeira,feno,palha,a obra de cada um se manifestará ;na verdade o dia o declarará,porque pelo fogo será descoberta ,e o fogo provará cada qual seja a obra de cada um ...”(I Co3:11-15)


Vigiai!

Nos laços do calvário,


Pr.Clodoaldo pereira

Nenhum comentário: