domingo, 10 de abril de 2011

Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Parte 4 de

Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Parte 4 de
Autor: Walter Andrade Campelo
O Reino
O Reino pode ser dividido em cinco partes:

O Milênio (A ceia das bodas do Cordeiro, a 7ª dispensação)
O julgamento de Satanás e de todos os seus anjos.
O julgamento do Grande Trono Branco.
A criação dos novos céu e Terra.
A Eternidade.
O Reino uma vez implantado será eterno:

"E desde o dia em que mandei que houvesse juizes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa. (12) Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. (13) Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre." (II Samuel 7:11-13 ACF)
"Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo: (4) A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. (Selá.)...(27) Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra. (28) A minha benignidade lhe conservarei eu para sempre, e a minha aliança lhe será firme, (29) e conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu." (Salmo 89:3-4,27-29 ACF)
"Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre." (Daniel 2:44 ACF)
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. (14) E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído." (Daniel 7:13-14 ACF)
"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr o nome de Jesus. (32) Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; (33) e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim." (Lucas 1:31-33 ACF)
"E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre." (Apocalipse 11:15 ACF)
O Milênio
Este será o período de mil anos no qual Jesus irá reinar em justiça, poder e autoridade sobre todo o mundo, e no qual serão cumpridas as promessas e alianças do Velho Testamento ao povo de Israel e ao mundo.

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (3) E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pós selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo." (Apocalipse 20:2-3 ACF)
"E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome." (Zacarias 14:9 ACF)
"E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva. (18) E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que o SENHOR ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. (19) Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos." (Zacarias 14:17-19 ACF)
"E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso." (Apocalipse 19:15 ACF)
A capital do Reino será Jerusalém:

"E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. (3) E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR." (Isaías 2:2-3 ACF)
Equivale à Ceia das bodas do Cordeiro:

"Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti." (Salmo 45:14 ACF)
"O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; (3) E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir..(9) Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes." (Mateus 22:2-3,9 ACF)
"E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus." (Apocalipse 19:9 ACF)
Devemos notar a diferença entre as bodas do Cordeiro e a ceia das bodas do Cordeiro. As bodas ocorrem nos céus entre Cristo (o noivo) e a Sua Igreja (a noiva). A ceia das bodas ocorre na Terra, e tem também outros participantes, a saber: os santos do Velho Testamento, os salvos da Grande Tribulação, os que foram considerados ovelhas durante o julgamento das nações e a nação convertida de Israel.

O governo no milênio
O governo durante o milênio será uma teocracia:

"E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído." (Daniel 7:14 ACF)
Em que Jesus exercerá justiça direta e imediata:

"E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. (4) Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, (5) e a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins." (Isaías 11:3-5 ACF)
"Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado." (Isaías 65:20 ACF)
Participantes do milênio
Há indicações de que nenhum incrédulo entrará no milênio:

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. (2) E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. (3) As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. (4) Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. (5) E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. (6) Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. (7) Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. (8) E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. (9) Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. (10) E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. (11) E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. (12) E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. (13) Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." (Mateus 25:1-13 ACF)
Contudo a todos os que vierem a nascer durante este período será dado que optem por aceitar ou não a Cristo, contudo independentemente da aceitação ou não de Cristo, será requerida obediência visível:

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda nas praças de Jerusalém habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu bordão, por causa da sua muita idade. (5) E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão. (6) Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias, será também maravilhoso aos meus olhos? diz o SENHOR dos Exércitos." (Zacarias 8:4-6 ACF)
"Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio," (Isaías 11:4 ACF)
Durante este período a Igreja de Cristo estará regendo juntamente com Cristo, e estará sediada em Nova Jerusalém:

"E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido... (9) E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. (10) E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu." (Apocalipse 21:2,9-10 ACF)
Satanás e seus anjos estarão acorrentados no poço sem fundo, não tendo participação no milênio, sendo soltos somente após a passagem dos mil anos:

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. (2) Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (3) E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pós selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo." (Apocalipse 20:1-3 ACF)
Algumas das profecias que serão cumpridas
Ocorrerá durante o milênio o cumprimento real, físico e visível de todas as profecias do Antigo Testamento, eis aqui algumas delas:

Será falada uma só língua:
"Porque então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do SENHOR, para que o sirvam com um mesmo consenso." (Sofonias 3:9 ACF)
Haverá fartura e abundância:
"Então te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão da novidade da terra; e esta será fértil e cheia; naquele dia o teu gado pastará em largos pastos. (24) E os bois e os jumentinhos, que lavram a terra, comerão grão puro, que for padejado com a pá, e cirandado com a ciranda." (Isaías 30:23-24 ACF)
"Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. (7) Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria." (Isaías 61:6-7 ACF)
"Jurou o SENHOR pela sua mão direita, e pelo braço da sua força: Nunca mais darei o teu trigo por comida aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberão o teu mosto, em que trabalhaste. (9) Mas os que o ajuntarem o comerão, e louvarão ao SENHOR; e os que o colherem beberão nos átrios do meu santuário." (Isaías 62:8-9 ACF)
Não existirão doenças congênitas, ou degenerativas:
"Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado." (Isaías 65:20 ACF)
Haverá justa recompensa pelo trabalho executado:
"E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. (22) Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos." (Isaías 65:21-22 ACF)
A paz universal será uma realidade:
"Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos. (2) E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR, e casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR. (3) E julgará entre muitos povos, e castigará nações poderosas e longínquas, e converterão as suas espadas em pás, e as suas lanças em foices; uma nação levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. (4) Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse. (Miquéias 4:1-4 ACF)
As pessoas terão alegria e gozo:
"Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza. (14) E saciarei a alma dos sacerdotes com gordura, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz o SENHOR." (Jeremias 31:13-14 ACF)
"Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos. (4) Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas." (Isaías 9:3-4 ACF)
"E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. (4) E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome. (5) Cantai ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. (6) Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti." (Isaías 12:3-6 ACF)
Haverá santidade:
"Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar. (21) E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao SENHOR dos Exércitos, e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão. E, naquele dia não haverá mais cananeu na casa do SENHOR dos Exércitos." (Zacarias 14:20-21 ACF)
O destino final de Satanás e seus anjos
Após completarem-se os mil anos determinados, Satanás será solto e terá liberdade, ainda que por um pouco, de agir e aliciar soldados humanos para uma luta final com Deus.

E aí vemos a natureza pecaminosa do homem sendo novamente apresentada em toda a sua magnitude, pois Satanás rapidamente consegue reunir um enorme exército, de incontáveis soldados, cujo número é como a areia do mar:

"E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, (8) e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha." (Apocalipse 20:7-8 ACF)
Mas pela força de Deus, Satanás e seus exércitos são definitivamente derrotados, devorados pelo fogo dos céus, e Satanás é então lançado para todo o sempre no lago de fogo e enxofre:

"E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. (10) E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." (Apocalipse 20:9-10 ACF)
Os textos seguintes fazem crer que neste ponto os anjos de Satanás, o acompanharão ao lago de fogo:

"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;" (II Pedro 2:4 ACF)
"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;" (Judas 6 ACF)
O julgamento do Grande Trono Branco
Após a derrota de Satanás, acontecerá a 2ª ressurreição:

"E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia..." (Apocalipse 20:13a ACF)
Inferimos pelas passagens seguintes que aqueles ressurrectos nesta 2ª ressurreição, deverão receber algum tipo de corpo que seja imortal e indestrutível para que possam suportar a eternidade no lago de fogo que foi preparado para Satanás e seus anjos:

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." (Apocalipse 20:10 ACF)
"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20:15 ACF)
Este será o julgamento dos perdidos de todos os tempos, todos eles já mortos em seus pecados, todos os que não tem o nome no livro da vida (do cordeiro):

"Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus." (Lucas 10:20 ACF)
"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Apocalipse 13:8 ACF)
"A Besta que viste, foy, e ja naõ he: e há de sobir do abysmo, e irse à perdiçaõ: e os que habitaõ 'na terra, (cujos nomes escritos naõ estaõ 'no livro da vida, desd'a fundaçaõ do mundo) se admiraráõ, vendo a Besta, que era, e ja naõ he, ainda que he." (Apocalipse 17:8 Almeida1819)
"(10) E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu...(27) E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." (Apocalipse 21:10,27 ACF)
A base para esta julgamento serão as obras de cada um:

"...e foram julgados cada um segundo as suas obras." (Apocalipse 20:13b ACF)
Mesmo o que não soube qual a vontade do Senhor e fizer o que é digno de punição (pecado), ainda assim estará condenado:

"E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; (48) Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá." (Lucas 12:47-48 ACF)
Pois a palavra de Deus o condenará:

"Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia." (João 12:48 ACF)
E mesmo os que não ouviram a palavra de Deus serão por ela julgados:

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. (19) Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. (20) Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" (Romanos 1:18-20 ACF)
O resultado do julgamento do Grande Trono Branco é um só, é imutável e é eterno: O lago de fogo e enxofre!

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.(3) Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. (4) Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade." (Isaías 59:2-4 ACF)
"E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá." (Lucas 16:26 ACF)
"Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno." (Mateus 18:8 ACF)
"E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." (Mateus 25:46 ACF)
"Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. (11) E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome." (Apocalipse 14:10-11 ACF)
Haverá um maior ou menor grau de tormento e punição com base nas obras de cada um:

"Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti." (Mateus 11:24 ACF)
"E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; (48) Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá." (Lucas 12:47-48 ACF)
"Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; (6) O qual recompensará cada um segundo as suas obras..." (Romanos 2:5-6 ACF)
A criação dos novos Céus e Terra
"Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão." (Isaías 65:17 ACF)
Deus irá desfazer todo o universo, através de uma bola de fogo, mas irá proteger os seus com o poder de Sua mão, e irá criar novos Céus e nova Terra.

"Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. (11) Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, (12) aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? (13) Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (II Pedro 3:10-13 ACF)
"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." (Apocalipse 21:1 ACF)
Estes novos Céus e Terra serão absolutamente livres do pecado e de toda sua maldição:

"Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome." (Isaías 66:22 ACF)
"Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (II Pedro 3:13 ACF)
A Nova Jerusalém
"Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus...(16) Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade." (Hebreus 11:10,16 ACF)
A Jerusalém celestial já estará pairando sobre a Jerusalém terrestre durante o milênio e será morada de Cristo e de Seus remidos, enquanto estarão governando sobre a Terra:

"E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu." (Apocalipse 21:10 ACF)
"E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra." (Apocalipse 21:24 ACF)
E esta mesma cidade será morada eterna dos salvos:

"E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus." (Apocalipse 21:3 ACF)
A santa cidade será imensa:

"E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais." (Apocalipse 21:16 ACF)
Cada estádio, pelo sistema israelita, media aproximadamente 178 metros. Multiplicando 12.000 x 178 temos que a cidade tinha 2.136 Km de comprimento, de largura e de altura, com isto temos que Nova Jerusalém tem um volume maior que o de Plutão!

A Eternidade (a situação final do universo)
A Eternidade se iniciará com Cristo após ter vencido a todos os inimigos, sendo o último a morte, entregará o Reino Eterno ao Pai:

"Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. (25) Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. (26) Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. (27) Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. (28) E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." (I Coríntios 15:24-28 ACF)
No Reino os salvos estarão em completo e perpétuo gozo e sentirão indescritível felicidade eternamente:

"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse 21:4 ACF)
Haverá completa comunhão com Cristo:

"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:3 ACF)
"E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome." (Apocalipse 22:4 ACF)
Haverá pleno conhecimento de todas as coisas:

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (I João 3:2 ACF)
"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." (I Coríntios 13:12 ACF)
Haverá completa glória:

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;" (II Coríntios 4:17 ACF)
Não haverá maldição:

"E ali nunca mais haverá maldição contra alguém..." (Apocalipse 22:3a ACF)
Os salvos servirão a Deus:

"... e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão." (Apocalipse 22:3b ACF)
E reinarão os salvos com Deus para todo o sempre:

"(5) E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre."
(17) E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida."
(Apocalipse 22:5,17 ACF)
Amém

Anterior: Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Parte 3 de 4

Nenhum comentário: