domingo, 10 de abril de 2011
Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Introdução
Doutrina das Últimas Coisas (Escatologia) - Introdução
Autor: Walter Andrade Campelo
Interpretação literal sempre que possível
Conforme entendemos, as Escrituras Sagradas devem ser interpretadas primeira e principalmente em seu sentido literal, exceto quando esta interpretação não seja condizente com a verdade ou seja claramente figurada.
"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:20:21 ACF)
Os casos em que o sentido figurado deve ser aplicado são claros, como quando Jesus se diz uma porta:
"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:9 ACF)
Também deve ser procurada uma forma não literal de interpretação quando o que está dito contraria verdades básicas, fundamentais da palavra de Deus. Nestes raros casos o contexto em que a passagem se encontra, via de regra, esclarece o seu sentido:
"E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus..." (I Reis 8:23 ACF)
Agora vendo o contexto completo:
"E pôs-se Salomão diante do altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel; e estendeu as suas mãos para os céus, e disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti." (I Reis 8:22-23 ACF)
Esta norma de interpretação foi aplicada a este estudo como um todo. Assim, partimos sempre da clara, inequívoca, direta interpretação da palavra de Deus em seu significado imediato.
Respeito pelas verdades incontestáveis da Palavra de Deus
A Palavra de Deus está recheada de fundamentos básicos, verdades incontestáveis, fatos contra os quais não há argumentação.
Estas verdades permitem que, pautando-nos nelas, tenhamos referências para o entendimento de pontos em que a palavra de Deus nos apresenta textos com uma maior riqueza de detalhes, ou que nos pareçam um tanto mais complexos. Deus nos prometeu e tem cumprido que manterá a sua palavra intacta jota por jota, til por til:
"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." (Mateus 5:18-19 ACF)
Assim, sabemos que Deus está resguardando a Sua palavra das artimanhas do inimigo de nossas almas, de modo que tenhamos a verdade pura, cristalina, água da vida. Nas palavras de Jesus:
"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (João 4:14 ACF)
Partindo destes princípios básicos acerca da palavra de Deus, vamos então analisar as questões que ora se apresentam.
Importância deste estudo
Apresentar a verdadeira esperança de todos os crentes: a segunda vinda de Cristo.
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. (3) E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro." (I João 3:2-3 ACF)
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (I Pedro 1:3 ACF)
"Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;" (Tito 2:13 ACF)
Através deste estudo o verdadeiro crente em Jesus Cristo é exortado a:
Abandonar as coisas das trevas:
"Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, (12) aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus" (II Pedro 3:11-12 ACF)
Manter-se em permanente atenção e vigilância:
"Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." (Mateus 24:42 ACF)
"Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;" (II Tessalonicenses 5:6 ACF)
Manter-se firme mesmo frente a grandes tribulações:
"Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; (12) Se sofrermos, também com ele reinaremos..." (II Timóteo 2:11-12 ACF)
Estar completamente compromissado com o evangelismo:
"(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.)" (II Coríntios 6:2 ACF)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário