TEXTO: (Jó 1. 1-22)
Vamos analisar um acontecimento que nos mostra uma grande restituição na vida de um homem chamado Jó. Mas para que este homem recebesse tudo de volta das mãos de Deus, houve três fatores fundamentais para esta restituição.
Primeiro fator: Aprender com o tratamento de Deus. (Jó 1:8 / I Ts 2: 4)
O interessante que não foi satanás que foi acusar a Jó, mas foi o Próprio Deus quem perguntou “Você viu Satanás meu servo Jó como é um crente fiel a mim? e Satanás respondeu: “é fácil servir ao Senhor com todas as benções que o Senhor dá a Jó.
O primeiro versículo do livro de Jó relata que ele era de fato um homem de Deus, mas por que tudo sobreveio à ele? Por que um homem de tamanha integridade foi submetido a tantas dificuldades? Por um simples e óbvio motivo, o tratamento de Deus em sua vida.
a) Jó foi testado em sua motivação: O equivoco de Jó foi pensar que integridade apenas era o suficiente. Ele conhecia a Deus ouvindo de outros. Integridade apenas não é o suficiente precisamos ter um relacionamento íntimo com Deus.
b) Jó foi testado em seus relacionamentos: (Jó: 2: 7-10) Nem todos estão dispostos a entrar no tratamento com você. O diabo pode usar pessoas que amamos para destruir os nossos frutos, destruir a benção que esta por vir. Deus permitiu que o diabo tocasse em Jó, mas a sua mulher foi usada pelo diabo para tentar induzi-lo ao erro. O diabo sabia que a mulher de Jó seria um grande instrumento de influencia para que ele não vivesse o tempo da restituição e da benção.
c) Jó foi testado em suas finanças: Deus permitiu que primeiro fossem retirados os bens de Jó por um motivo, Jó ainda não havia lidado com percas. Deus abençoava à Jó em tudo que ele fazia, porém Jó foi testado em sua dependência e fidelidade quando veio a escassez. Para Jó ser restituído em dobro Deus provou o coração de Jó em sua vida material, onde nós só podemos ser restituídos na hora da provação se formos fiéis e dependentes de Deus para sermos aprovados
Segundo Fator: Ficar longe da murmuração. (Jó 1: 21)
Satanás não queria só atingir a motivação de Jó, mas tentar fazer Jó reclamar como forma de legalidade para agir com direito legal. Jó foi restituído por que aprendeu a não reclamar de nada. Jó aprendeu a ponderar as palavras que saiam da sua boca. Quando murmuramos estamos declarando no reino espiritual que não temos confiança em Deus e abrindo legalidade para o agir do exterminador. Quando vir adversidade devemos agir como o próprio Jesus (Mt. 4:4) Quando Jesus foi tentado por satanás no deserto ele venceu a adversidade usando a Palavra de Deus, pois Jesus sempre vencia os argumentos de satanás usando o termo “esta escrito”, em outras palavras, Tenho segurança na Palavra de Deus. Quando você se deparar com as afrontas de satanás, temos mais de oito mil promessas na Bíblia Sagrada para usarmos como arma contra o agir maligno ara nos levar a murmuração.
Terceiro fator: Levar uma dependente de Deus: (Jó 19: 25)
Mesmo na riqueza, Jó já sacrificava pelos pecados dos filhos. Jó era um líder de célula que intercedia pelos outros. Jó vivia uma vida entregue a Deus. Sempre declarava “Tudo não é meu, vem do Senhor.” (“nu sai do ventre da minha mãe, e nu voltarei para lá). Jó depois de tudo que passou, Deus o aprovou e lhe foi devolvido tudo em dobro quanto antes possua (Jó 42: 10-17)
Jó havia perdido os filhos e a esposa e Deus restaura com uma família abençoada. Jó havia perdido a sua saúde, e morre de velhice e farto de dias (vida deleitosa). Jó perdeu tudo que ele possuía, mas a sua entrega fez com que Deus restituísse tudo em dobro.
Conclusão: Todos nós estamos sob o governo soberano de Deus e vulneráveis a ser testado por Ele a qualquer hora, mas cremos que Deus ama abençoar aos seus filhos e que têm o melhor para nós. Em 2010 temos a oportunidade de responder a Deus corretamente em todas as áreas de nossa vida, para vivermos o tempo da restituição de tudo que perdemos em nossa vida para vivar as bênçãos abundantes que Deus tem reservado para nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário