Texto devocional: “... o SENHOR é Deus; nenhum outro há, senão ele” (Dt 4.35).
“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder” (Dt 6.4,5).
“... eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim” (Is 46.9 NASB).
[1] Introdução:
“Nós sempre viveremos de acordo com o Deus que cremos. Não é possível confiar em quem não conhecemos.”
[2] Objetivo:
a. ter uma visão bíblica da pessoa de Deus como sendo uno em essência e triúno em pessoas.
b. ter uma visão da glória de Cristo na eternidade para entender a glória da Cruz.
[3] Formulação da doutrina:
a. Trindade: o termo Trindade não aparece nas Escrituras, mas foi cunhado no início do século II para explicar a natureza de Deus como revelada na Bíblia. No Antigo Testamento há vestígios do ser triúno de Deus, mas o Novo Testamento revela o seu mistério de Deus em Cristo e no Espírito Santo.
b. Concílios: em Nicéia, em 325, e em Constantinopla, em 381, surgiu a fórmula de “um Deus que subsiste em três pessoas”.
c. Trindade não é: 3 deuses em 1 deus (triteísmo); o filho não é criado pelo pai (arianismo e TJ); as pessoas de Deus não são apenas manifestações (modalismo).
[4] Trindade no Antigo Testamento:
a. Criação: “No princípio criou Deus os céus e a terra... e o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo” (Gn 1.1-2); “Filho... pelo qual também fez o universo” (Hb 1.2) “... sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3).
b. Criação do homem: “Façamos o homem à nossa imagem...” (Gn 1.26).
c. Queda do homem: “o homem se tornou como um de nós” (Gn 3.22).
d. Monoteísmo: “Ouve, Israel, o Iavé, nosso Elohim é o único Iavé” (Dt 6.4); Moisés usou o termo composto. O hebraico tem 2 termos para unidade:
i.Unidade simples: exemplo – “Toma teu filho, teu único filho” (Gn 22.2).
ii.Unidade composta: “Por isso, deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2.24).
e. Teofania: manifestações do Anjo do Senhor (Ex 3.2; Jz 611; 2Sm 24.16).
f. Salmos e Provérbios: “O teu trono, ó Deus” (Sl 45.6); Disse o Senhor ao meu Senhor” (Sl 110.1); “Qual é o seu nome e qual é o nome de seu filho?” (Pv 30.4).
g. Chamada de Isaías: “Quem há de ir por nós” (Is 6.8).
[5] Trindade no Novo Testamento:
a. Batismo de Cristo: Cristo, a voz do Pai e unção do Espírito Santo (Mt 3.16-17);
b. Fórmula batismal: “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19);
c. Benção apostólica: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” (2 Co 13.13)
Características da Trindade:
a. Pessoas: o termo pessoa não se refere ao uso comum, mas ao modo de subsistência pessoal em Deus (vontade, emoções e inteligência).
b. Tri-unidade: um Deus em três pessoas; único ser, essência e natureza harmonia.
c. Unidade: nenhuma pessoa sem as outras é Deus; cada pessoa com as outras é Deus.
d. Igualdade: o Pai não é o Filho; o Filho não é o Espírito Santo e o Espírito Santo não é o Pai. Eles são co-iguais, co-eternos e co-poderosos.
e. Pericorese (circuminsercio): onde uma pessoa está, as outras também estão; Jo 14.10 — “Quem me vê a mim, vê o pai... não credes que eu estou no pai e que o pai está em mim?” – contém e está contido (ver Mt 28.20 Jo 14.18,23).
[6] Esquema ilustrativo:
a. Diversidade: o Pai não é o Filho; o Pai não é o Espírito Santo; o Filho não é o Espírito Santo.
b. Unidade: o Pai é Deus; o Filho é Deus; o Espírito Santo é Deus.
c. Pericorese: O Pai e o Filho estão no Espírito Santo; O Pai e o Espírito Santo estão no Filho; O Filho e o Espírito Santo estão no Pai.
[7] Reflexão:
a. Trindade: cremos em um Deus Espírito-pessoal que subsiste eternamente em uma trindade de pessoas co-eternas em uma comunhão perfeita e indissociável.
b. Deus é invisível: Paulo diz que Deus é o Rei eterno, invisível a quem nenhum homem viu nem é capaz de ver. Este Deus se revelou a nós por meio de Cristo.
c. Comunhão: nós fomos chamados à comunhão da Trindade (ver a oração sacerdotal de Jesus em Jo 17.11, 21, 23, 26; “nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho“ 1Jo 1.3b).
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