III – Métodos, estratégias e técnicas
ü Métodos
O método é o caminho que se usa para se chegar a um determinado objetivo.
Ex: Evangelismo pessoal e evangelismo de massa.
Em ambos temos o método dedutivo e o indutivo.
· Métodos dedutivo e indutivo de abordagens
v Dedutivo
Nesse tipo de método parte-se do geral para o particular. O evangelista começa do plano de salvação, para aplicá-lo ao problema particular que o pecador está enfrentando.
Ex: A pessoa que está sendo evangelizada está deprimida e não tem paz. Nesse caso através da argumentação dedutiva, o evangelista deverá iniciar falando do plano de salvação. Se a pessoa que está sendo evangelizada o aceitar, poderá livrar-se da falta de paz, que deve ser consequência do pecado em sua vida.
v Indutivo
No processo da argumentação indutiva, o evangelista inicia pelo problema da pessoa até chegar ao plano de salvação, que uma vez aceito pode ajudar a pessoa no seu problema.
Ex: O encontro de Jesus com a mulher samaritana. Ele começou com os problemas daquela mulher: a sede, os pecados que ela tinha e partiu para apresentar-lhe a Água da vida. (Jo 4)
ü Estratégias
Pensar em estratégias é ser levado aos meios que se usam buscando a maneira mais adequada para alcançar objetivos na evangelização. É o lado operacional do método. Olhando para a história da mulher samaritana, o método usado por Jesus foi o do evangelismo pessoal e a estratégia foi o programa de passar por Samaria, ao ir a Jerusalém e ficar ali parado perto do poço de Jacó.
Alguns exemplos de estratégias que podem ser usadas: Culto ao ar livre, Núcleos de estudos bíblicos nos lares, Série de conferências, Cruzadas evangelísticas, Evangelismo com teatro e outros.
ü Técnicas
As técnicas são os recursos materiais que usamos para a execução dos métodos.
Ex: Argumentação dedutiva ou indutiva, histórias ou flanelógrafos para crianças, slides para palestras evangelísticas, folhetos e outros.
IV – O EVANGELISMO E O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
ü Definições de comunicação:
O termo "comunicação" vem do latim "communicare" que significa: participar, fazer, saber, tornar comum. Ao se comunicar alguma coisa a alguém, o que se comunicou tornou-se comum a ambos; logo a comunicação foi realizada.
Comunicação, comunhão, comunidade são palavras que têm a mesma raiz e estão relacionadas à mesma ideia de algo compartilhado.
Podemos dizer também que "comunicação é o processo pelo qual um indivíduo transmite estímulos a outros indivíduos, a fim de modificar seus comportamentos."
A comunicação se realiza basicamente em três etapas.
As etapas da comunicação
· Emissão
· Transmissão
· Recepção
ü Tipos de comunicação:
· Comunicação exclusivamente oral
Ex: A pregação tradicional em que o pregador usa a sua voz, conversa na evangelização.
· Comunicação visual
Ex: Escrita, sinais luminosos, mímicas (surdos-mudos)
· Comunicação oral-visual
Ex: Teatro, televisão, cinema, preleção com data show
ü Tipos de comunicação quanto ao objetivo
· Informativa – Notícia e aula, reportagem, jornalismo, educação.
· Persuasiva – De grande valor ao evangelista. A persuasão procura modificar, fortalecer ou destruir convicções do receptor. No caso do evangelista, entra a argumentação da mensagem.
· Entretenimento – Tipo de comunicação que produz experiências alegres no receptor (humorismo). O evangelista pode usar desse recurso e com sabedoria levar o receptor a compreender as verdades da Palavra de Deus. Muito usado também na evangelização de crianças através de fantoches e outros.
Para a glória do Senhor, finalizamos a segunda parte do nosso curso. Espero que tenha gostado de mais essa aula. Amanhã estaremos abordando a nossa terceira parte.
Que Deus o abençoe rica e abundantemente,
Em Cristo Jesus,
Pr. Waldyr do Carmo
ü Métodos
O método é o caminho que se usa para se chegar a um determinado objetivo.
Ex: Evangelismo pessoal e evangelismo de massa.
Em ambos temos o método dedutivo e o indutivo.
· Métodos dedutivo e indutivo de abordagens
v Dedutivo
Nesse tipo de método parte-se do geral para o particular. O evangelista começa do plano de salvação, para aplicá-lo ao problema particular que o pecador está enfrentando.
Ex: A pessoa que está sendo evangelizada está deprimida e não tem paz. Nesse caso através da argumentação dedutiva, o evangelista deverá iniciar falando do plano de salvação. Se a pessoa que está sendo evangelizada o aceitar, poderá livrar-se da falta de paz, que deve ser consequência do pecado em sua vida.
v Indutivo
No processo da argumentação indutiva, o evangelista inicia pelo problema da pessoa até chegar ao plano de salvação, que uma vez aceito pode ajudar a pessoa no seu problema.
Ex: O encontro de Jesus com a mulher samaritana. Ele começou com os problemas daquela mulher: a sede, os pecados que ela tinha e partiu para apresentar-lhe a Água da vida. (Jo 4)
ü Estratégias
Pensar em estratégias é ser levado aos meios que se usam buscando a maneira mais adequada para alcançar objetivos na evangelização. É o lado operacional do método. Olhando para a história da mulher samaritana, o método usado por Jesus foi o do evangelismo pessoal e a estratégia foi o programa de passar por Samaria, ao ir a Jerusalém e ficar ali parado perto do poço de Jacó.
Alguns exemplos de estratégias que podem ser usadas: Culto ao ar livre, Núcleos de estudos bíblicos nos lares, Série de conferências, Cruzadas evangelísticas, Evangelismo com teatro e outros.
ü Técnicas
As técnicas são os recursos materiais que usamos para a execução dos métodos.
Ex: Argumentação dedutiva ou indutiva, histórias ou flanelógrafos para crianças, slides para palestras evangelísticas, folhetos e outros.
IV – O EVANGELISMO E O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
ü Definições de comunicação:
O termo "comunicação" vem do latim "communicare" que significa: participar, fazer, saber, tornar comum. Ao se comunicar alguma coisa a alguém, o que se comunicou tornou-se comum a ambos; logo a comunicação foi realizada.
Comunicação, comunhão, comunidade são palavras que têm a mesma raiz e estão relacionadas à mesma ideia de algo compartilhado.
Podemos dizer também que "comunicação é o processo pelo qual um indivíduo transmite estímulos a outros indivíduos, a fim de modificar seus comportamentos."
A comunicação se realiza basicamente em três etapas.
As etapas da comunicação
· Emissão
· Transmissão
· Recepção
ü Tipos de comunicação:
· Comunicação exclusivamente oral
Ex: A pregação tradicional em que o pregador usa a sua voz, conversa na evangelização.
· Comunicação visual
Ex: Escrita, sinais luminosos, mímicas (surdos-mudos)
· Comunicação oral-visual
Ex: Teatro, televisão, cinema, preleção com data show
ü Tipos de comunicação quanto ao objetivo
· Informativa – Notícia e aula, reportagem, jornalismo, educação.
· Persuasiva – De grande valor ao evangelista. A persuasão procura modificar, fortalecer ou destruir convicções do receptor. No caso do evangelista, entra a argumentação da mensagem.
· Entretenimento – Tipo de comunicação que produz experiências alegres no receptor (humorismo). O evangelista pode usar desse recurso e com sabedoria levar o receptor a compreender as verdades da Palavra de Deus. Muito usado também na evangelização de crianças através de fantoches e outros.
Para a glória do Senhor, finalizamos a segunda parte do nosso curso. Espero que tenha gostado de mais essa aula. Amanhã estaremos abordando a nossa terceira parte.
Que Deus o abençoe rica e abundantemente,
Em Cristo Jesus,
Pr. Waldyr do Carmo
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