© Valdo 2006
ANATOMIA
Auditivo | |
Fonador | |
As cordas vocais. | |
Sistema respiratório | |
Diafragma | |
Declíve da voz | |
Fonoaudiólogo |
COMUNICAÇÃO
Canais da comunicação | |
Canais de percepção | |
Liberte-se para cantar bem | |
Sinais de tensão | |
Limitado e ilimitado | |
Canais da comunicação | |
Dificuldade na comunicação | |
Fonação | |
Caracterologia da voz |
CONCEITOS
música | |
técnica Vocal | |
Canto |
Exercícios
Articulação | |
Exercícios de respiração | |
respiração | |
Empostação | |
Corporal / Vocal | |
Microfone | |
Relação corpo voz | |
Relaxamento | |
|
Gerais
Percepção | |
Profilaxia da voz | |
Inibição | |
Fisionomia | |
Espaço | |
Gestos | |
Platéia | |
Benefícios | |
Crescimento vocal |
Ilustrações
aparelho respiratório | |
aparelho auditivo | |
Quadro da Produção da voz | |
Quadro dos decibéis | |
Tessitura | |
Coluna Vertebral | |
Tórax | |
Laringe | |
Cordas Vocais | |
Diafrágma | |
Tipos de respiração | |
Exercício corporal |
Leituras
Eu sou a Música | |
Trava-língua | |
Pronúncia | |
Inflexão | |
Leituras |
Regente
Soflejos | |
Vocalizes | |
Classificação das vozes | |
OBJETIVO DO CURSO | |
Funções - exercícos |
Som
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Tabela decibéis | |
Propriedades |
CONCEITO - TÉCNICA VOCAL |
É um conjunto de movimentos fisiológicos, selecionados, ordenados e sistematizados para o fim artístico. Se faz necessário obter a independência dos músculos vocais para assegurar a perfeição deste mecanismo.
A técnica vocal consiste no uso da voz e baseia-se basicamente em: Exercícios de relaxamento, respiração e o bom uso da caixa de ressonância.
O Objetivo do curso é; |
- identificar as características do som na altura, intensidade, timbre.
- reconhecer o funcionamento dos aparelhos respiratório e fonador;
- identificar as características da voz;
- prática das técnicas de respiração e vocalizes;
- a identificação de sons e a reprodução dos mesmos;
- aumento da extensão vocal;
- ajustar a afinação, articulação e empostação;
- cantar, reger.
Música - Conceito |
"Música é a arte de manifestar os mais diversos afetos de nossa almaatravés de sons".
A arte das musas; “arte e ciência de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido. “Uma manifestação artística (supõe-se compreendido intuitiva. O que se entende por manifestação artística), que tem por base objetiva a sensação acústica por material. uma seleção e ordenação matemática dos sons, por condição ou meio a sucessão no tempo, por substrato formal uma certa dialética sui generis, por determinante psicológica irredutível uma necessidade de movimento (ação interna), por fim a manifestação última tanto para a expressão estilizada de sentimentos e emoções, como o jogo gratuito dos sons, ritmos e timbres.
A música e alguns benefícios: |
Habilidade de memória
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Resolver problemas
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Trabalho em equipe
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Expressão própria
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Firmar objetivos
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Concentração
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Auto estima elevada
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Coordenação
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Equilíbrio
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"A música como produção humana é uma forma universal de comunicação, através de um instrumento ou da voz, refletem sentimentos de alegria ou tristeza, histórias de vitórias e derrotas, de lutas e transformações humanas".
CANTO |
Música vocal. A voz humana é o instrumento mais perfeito de todos. “O maior elogio feito a um instrumentista é dizer dele que canta; a vox humana (Reimann)”.
O CANTAR BEM
A maneira de emitir o som influi essencialmente na qualidade boa, ou não do canto; depende da posição dos órgãos vocais, do modo por que se gradua a corrente de ar na saída dos pulmões e na passagem pela laringe, da flexibilidade da garganta, da abertura da boca em posição oval e da refração do ar contra a abóbada palatina. Muitos cantores, desde criança tem uma emissão de voz inteiramente natural.
A melhor voz não serve quando maltratada; a arte do canto não pressupõe unicamente boa voz, mas exige escola e exercícios metódicos.
O cantar bem é produzir sons com naturalidade, sem forçar os músculos vocais, sem contrações fisionômicas, no empenho de conseguir diversas acomodações do órgão fonador numa preocupação de registros e empostação da voz. Enfim, é necessário que o som, produzido pelo ar expelido dos pulmões, através das cordas vocais encontre meios convenientes de se expandir, em ressonância harmoniosa, adaptando-se aos movimentos de articulação, e que seja controlado pela audição.
A altura vocal, a intensidade, a velocidade do canto ou da fala, a qualidade vocal, a articulação e a pronúncia determinam a natureza da voz do cantor e sua segurança interior. Se estes elementos estão coordenados adequadamente temos uma sensação agradável. Uma hora passa como se fossem cinco minutos.
Os pilares do canto: A respiração, a utilização dos ressonadores, a articulação, serão a princípio, objeto de um trabalho lento e progressivo.
É preciso buscar em primeiro lugar a "qualidade" da voz, jamais "forçá-la", a trabalhar e estar sempre relaxado ao cantar.
ESQUEMA CORPORAL - VOCAL |
Chama-se esquema corporal - vocal a consciência constante das sensibilidades internas fonatórias, desencadeadas pela emissão vocal e perceptível por quase todos os órgão em funcionamento.
Os profissionais da voz devem perceber as sensações internas que variam desde a região cervical até a cintura pelviana. São elas regiões faringo - bucal, laríngea, naso-facial, torácica e pubiana.
As vivências corporais em relação ao espaço onde será ministrada a voz são muito importantes, pois necessita o profissional sentir o tamanho do local, ar, a acústica e assim colocar sua voz de acordo com as características do espaço, sem provocar esforço vocal.
LIBERTE-SE PARA CANTAR BEM |
Função de representação: a voz conta alguma coisa.
Função de expressão: a voz revela alguma coisa do falante.
Função de apelo: a voz deseja e provoca uma reação no ouvinte.
Inibição |
É a supressão ou diminuição da nossa atividade em conseqüência da excitação, ou da resistência íntima a certos sentimentos ou atos.
O principal estímulo inibidor é o medo.
Libertar-se do medo tem muito a ver com a conquista da paz interior, que nos dá serenidade e nos fortalece. E essa paz deve surgir da conciliação das nossas duas partes fundamentais:
LIMITADO E ILIMITADO |
O homem é finito nos meios e infinitos nos anseios. Se uma parte não compreender a outra, cria-se um conflito interior e, em conseqüência, a paz desaparece, dando lugar à insegurança e intranqüilidade.
Exercícios para o controle do medo ou da inibição:
· Com respirações profundas, normalize seu ritmo respiratório.
· Repita mentalmente as palavras: calma... coragem... vou conseguir... (Idéias e pensamentos positivos);
· Concentração no que vai fazer e não do que os outros vão pensar ou dizer.
· Participar, aceitar convites para apresentações que é excelente para um bom exercício e amadurecimento.
· Segurança. Isto é espiritual. Dê ordens positivas a si mesmo. Vença de dentro para fora.
PROPRIEDADES: |
A altura vocal:
Está na dependência do número de vibrações duplas na unidade do tempo, ou seja, da freqüência. É a qualidade que permite classificar os sons em grave, médios e agudos. Quanto maior a freqüência, mais agudo é o som, quanto menor a freqüência mais grave será o som. É medido em Hz (Hertz) ou ciclos por segundos.Basicamente um clima alegre é passado através do uso de tons mais agudos com maior gama tonal. Por sua vez um clima mais triste ou melancólico, é passado com o uso de tons mais graves.
Intensidade:
Um tanto difícil para ser trabalhado. O controle da intensidade requer a consciência da exata dimensão do outro, um perfeito controle da voz no espaço, já que uma intensidade fraca não atinge o ouvinte e uma intensidade muito forte o invade. Depende da amplitude da vibração. É a qualidade que permite distinguir sons fracos de sons fortes. Quanto maior a amplitude mais forte será o som, quanto menor a amplitude mais fraco é o som. É medido em decibél (dB)
Timbre:
É responsável pela qualidade do som. É a qualidade que permite diferenciar dois instrumentos musicais, por exemplo, quando produzem sons de mesma intensidade e altura. É o jogo dos harmônicos, modificado de acordo com a caixa de ressonância. É o colorido do som. É a qualidade do som, que nos permite reconhecer sua origem. É através dele que diferenciamos o som dos vários instrumentos.O timbre está relacionado com a série harmônica, produzida pelo som emitido.
Permite a identificação da pessoa que está falando. A voz possui uma qualidade diferente de acordo com a idade, sexo, características do indivíduo. Depende da caixa de ressonância, de sua constituição anatômica e das alterações que possam existir. Depende também dos produtores, vibradores e articuladores.
Duração:
É o tempo de uma nota ou pausa.
As características secundárias são:
Velocidade, claridade, extensão, vibrato, modulação, ritmo e expressão.
COMUNICAÇÃO |
A palavra comunicação tem origem no vocabulário latino "communs" que quer dizer: comum. Chamamos comunicação, ao fato dos indivíduos tornarem comuns suas vivências, experiências e situações, exercendo e recebendo influências.
Comunicação é o processo pelo qual idéias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo tornando possível a interação social através da fala e do cantar.
Processo de Comunicação:
Emissor: Aquele que transmite a mensagem.
Referência: experiência comum entre emissor e receptor.
Mensagem: idéia, sentimento, experiência.
Código: signos eleitos para comunicação - sinais, gestos, língua portuguesa.
Receptor: Aquele que recebe a mensagem.
Elementos Básicos da Comunicação:
Voz: caracterizada pela emissão sonora.
Fala: articulação, capacidade de modificar, acomodar ou diferenciar os sons falados ou cantados através das diversas alturas das notas de uma melodia.
Linguagem: função mental superior, através da qual o homem adquire e transmite idéias, conceitos, pensamentos, experiências armazenadas, etc.
Audição: retroalimentador da comunicação.
Língua: código da comunicação.
Situações de Comunicação.
Coral, solo, duplas, trios, madrigal. Oratória, cinema, teatro, TV, escola, telefone, rádio, família, ambiente social e outros.
Para cada situação, um tipo diferente de comunicação.
Comunicação Verbal
Palavra escrita e/ou falada e cantada.
Comunicação não-verbal
Gestos, expressões fisionômicas, expressão corporal, etc.
Canais da Comunicação: |
transmissão
O emissor fará com que a mensagem chegue até o receptor ou receptadores.
Podem ser:
Naturais:
aparelho fonador
Mãos: gestos, mímica
Corpo: postura, andar, vestir, sentar.
Olhos: transmitem muito do que sentimos ou pensamos
A boca mente mas os olhos não.
Face: caretas, caras irônicas, piscadas.
Artificiais:
Aparelhos sonoros:
Instrumentos musicais, microfone, gravador, rádio, telefone, etc.
Aparelhos visuais:
Televisão (também sonoro), slides, projetor de filmes, máquina de escrever, etc.
PERCEPÇÃO |
O receptor recebe a mensagem através de 5 sentidos:
Audição: palavra falada, música, diferentes sons;
Visão: mensagem que pode ser vista, palavra escrita, fotos, cores;
Olfato: percebe-se através dos perfumes e odores diferentes;
Paladar: diferentes gostos: doce, amargo, azedo, salgado;
Tato: mensagem recebida através de pressões, choques ou trepidações, aperto de mão,beijo.
Dificuldades na comunicação |
Pessoas que não abrem a mandíbula; | Articulação exagerada; |
Dizem mas não dizem; | Não mantém contato visual com a platéia; |
Voz apertada, fina; | Não usam gestos; |
Respiram mal; | Apresentam projeção lingual; |
Cospem na platéia; | Falam com ressonância inadequada; |
Trabalham com colorido errado; | Falam rápido demais; |
Não usam inflexão adequada; | Falam com intensidade, demasiadamente, forte ou fraca; e outras... |
Estes defeitos muitas vezes podem passar uma imagem errônea do falante, podendo aparecer com um arrogante, autoritário, agressivo ou monótono, tímido ou até mesmo insincero.
O uso correto da voz é em si uma aprendizagem e, como toda aprendizagem, deve passar por distintas etapas que vão desde a conscientização de uma técnica fonatória até ao emprego da mesma forma inconsciente e automática.
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Pelo tom, pela força, pela qualidade de voz conhecemos:
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Noções básicas do som |
O som é resultante da vibração entre dois corpos em ambiente elástico. As vibrações se propagam no ar, através de ondas sonoras circulares.
Os sons quando chegam ao ouvido humano constituem sinais de comunicação.
O ouvido humano consegue discriminar cerca de 400.000 sons.
É geralmente aceito que o ouvido humano é sensível a sons entre 16 a 20.000 Hz. A fala ocupa a banda de 60 a 8000 Hz com predominância de 500 a 2000 Hz; instrumentos musicais produzem sons entre 50 a 10.000 Hz, os assobios concentram sons entre 1000 e 4000 Hz.
Assim, o ouvinte deve sintonizar como o rádio, em um ou outro segmento do espectro sonoro.
Ouvir exige disciplina, concentração, paciência, habilidade, compreensão e participação da parte do ouvinte.
Uma boa audição é sem dúvida uma das condições fundamentais para uma boa comunicação. Necessitamos que as estruturas anatômicas, as quais compõem o aparelho auditivo estejam em estado e funcionamento adequados para poder captar o som, percebê-lo, compreendê-lo e finalmente reproduzi-lo.
Todo profissional da voz, seja cantor, ator, professor, operador de rádio, advogado e outros, devem submeter a um exame otorrinolaringológico e audiológico criterioso, com finalidade de averiguar as condições orgânicas do aparelho auditivo e medir os limiares de audição, evitando assim possíveis problemas que possam interferir na comunicação.
Curiosidade: Em um ambiente totalmente isolado, aos poucos nosso ouvido começará a ouvir a respiração, o coração, a circulação do sangue como um rio e particulas de átomos batendo no tímpano.
Fonação
A fonação depende fundamentalmente da laringe, órgão situado na região mediana do pescoço e que se comunica superiormente com a faringe e inferiormente com a traquéia. A função biológica primária da laringe é de proteção às vias aéreas inferiores, impedindo pela ação esfinctérica, a penetração de corpos estranhos. No entanto, o ser humano utiliza, como função secundária, este mesmo mecanismo valvular para uma refinada vocalização na fala e no canto. Esta função só é possível pela intervenção de complexos controles neurais.
Dentro do mecanismo da fonação intervém diferentes órgãos, cartilagens, músculos, nervos e sistemas que em ação combinada dão como resultado a produção da voz.
O processo da fonação se dá no ato expiratório. A coluna aérea que havia percorrido o trajeto da inspiração: cavidade nasal, faringe, traquéia, brônquios e pulmões, tomam caminhos inversos, saindo em direção aos brônquios, traquéia, fazendo pressão na cavidade sub-glótica da laringe, forçando as cordas vocais verdadeiras a abrirem e iniciarem a vibração, originando assim um som fundamental, sem qualidade e intensidade. Este som é jogado para as cavidades de ressonância (nasofaringe, orofaringe e laringo-faringe) onde é ressoado e ampliado dando uma qualidade adequada para ser moldado em sons da nossa língua através dos articuladores (lábios, dentes, língua, palato duro e mole, bochechas).
Articulação: É o processo de formação e produção dos sons, enquanto que a pronúncia refere-se a escolha dos sons das palavras. Uma articulação bem definida transmite ao ouvinte a clareza da mensagem. Um cantar bem articulado confere credibilidade ao cantor de voz pequena, ao passo que nada serve um canto mal articulado, com sons emitidos sem a necessária precisão, em altos brados. Ao cantar uma música grandiosa com uma articulação pobre, freqüentemente passa despercebida.
QUADRO DA PRODUÇÃO DA VOZ |
ANATOMOFISIOLOGIA DO APARELHO FONADOR |
Não existe um sistema destinado especificamente para a produção da voz. Ela é uma função que utiliza órgãos pertencentes a outros sistemas do organismo principalmente do digestivo e respiratório.
Podemos dividir em três partes principais as áreas que constituem este pseudo-aparelho fonador: respiração, fonação e ressonância.
Participam na fonação os seguintes elementos:
· PRODUTORES - Órgãos respiratórios que fornecem a corrente aérea;
· VIBRADORES - Cordas vocais que vibram na passagem do ar formando um som fundamental;
· RESSONADORES - cavidade bucal, cavidade nasal e faringe que qualifica o som;
· ARTICULADORES - lábios, dentes, palato duro e mole, língua, mandíbula, bochechas, que moldam os sons. Depende ainda de uma boa audição e do comando cerebral.
Laringe
"O laringe pode ser considerado um órgão sexual secundário: de fato sua maturação coincide com a puberdade e é bastante diferenciada nos dois sexos, sua circulação sangüínea varia de acordo com os ciclos sexuais da mulher e sua função, também é muito importante, no ser humano, para a conquista amorosa". Segre 1976.
CRESCIMENTO VOCAL
Depois de ter se mantido numa quietude longa, o laringe resolve crescer violentamente e vai dobrar de tamanho no homem e aumentar a metade do tamanho na mulher, na puberdade. Isto explica as vozes parecidas das crianças e diferenciadas na puberdade.
Durante esta fase de crescimento os rapazes passam por uma mudança vocal, devendo ser realizada até os dezoito anos. No sexo masculino há uma queda de oito tons e no sexo feminino de 2 a três tons, ocorrendo a verdadeira muda vocal na menopausa, onde há visível perda dos agudos, pois os hormônios que dão caracteres específicos da feminilidade cessam sua atividade por volta dos quarenta anos, ocorrendo uma virilização vocal feminina. Nos homens, ocorre ao contrário, com a chegada da senilidade, há uma redução da taxa hormonal ocorrendo uma agudição vocal. Por isso, as vozes dos idosos tende a se parecerem.
CARACTEROLOGIA DA VOZ (ciclick - 1958)
Voz bem articulada - espírito precavido, prudente.
Voz entre os dentes - dissimulada ou ameaçadora.
Falar aos gritos - Franqueza estrema ou estrema falta de educação.
Articulação vacilante - Maneira descontrolada de falar, ora para baixo ora para cima - emotividade.
Usar palavras arcaicas, inusitadas, frases raras - satisfação intelectual consigo mesmo, de caráter ridículo e insuportável.
Segundo Aristóteles - Tratado: A retórica (384 - 322 a.C.)
Voz grossa e firme - homem generoso
Voz aflautada - homem efeminado
Voz rouca - homem colérico
Voz forte e clara - homem de talento
Voz chorosa - homem estúpido e inconsciente
Voz doce e pausada - homem hipócrita
Voz funda e áspera - homem pervertido e malvado
Classificação das vozes
Entre as masculinas classificam-se as vozes de mais grave para mais aguda, em: baixo barítono tenor; entre as vozes femininas: contralto meio soprano e soprano. Outras se classificam na música lírica referem-se as características de timbre (baixo, profundo, baixo constante, soprano dramático, sopranoligeiro...)
No coral normalmente a separação de vozes é feita de maneira arbitrária pelo regente o qual normalmente segue a divisão média da separação de vozes.A princípio e segundo Paschoal Bona pode-se ter a seguinte divisão partindo do agudo para o grave:
Classificar bem uma voz é de suma importância para o cantor pois facilita a emissão vocal, realça suas qualidades, evita o cansaço prevenindo de enfermidade em seus órgãos fonadores, assim como uma deterioração precoce da voz.
Fica ainda claro que quem classifica uma voz para o canto é o maestro, podendo o médico especialista (otorrinolaringologista) e o fonoaldiólogo realizar exames específicos para verificar as condições anatômicas bem como o funcionamento adequado até uma avaliação específica, fonoaudiológica da respiração emissão, postura, zonas de tensão, mobilidade dos órgãos fonoarticuladores, etc.
Diferencia a voz grave da voz aguda, distinguindo a voz feminina da voz masculina. De acordo com o teste da fonoaudiologia, Mara Behlau a freqüência fundamental é de 207.87 hz nas mulheres, 235,77 hz nas crianças e 113,01 nos homens.
TESSITURA VOCAL
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Conjunto de tons em que se canta em absoluta comodidade.
Extensão vocal da voz falada é de uma oitava e meia a duas oitavas e da voz cantada pode chegar até três oitavas se for bem trabalhada.
Vozes Infantis
Meninas e meninos (grupo 1)
Meninas e meninos (grupo 2)
Meninas e meninos (grupo 3)
Meninas e meninos (grupo 4)
Vozes adultas FEMININAS
Soprano
Meio-soprano
Contralto
Vozes adultas MASCULINAS
Tenor
Baritono
Baixo
"Quem canta sempre a uma só voz, dificilmente chegará a cantar numa afinação plena. Embora pareça paradoxal, somente quem sabe cantar a duas vozes consegue combinar bem sua voz com a dos outros, no canto a uma só voz".
Declive da voz |
Segundo doutor Perello, o máximo de esplendor da voz se obtém entre 20 e 45 anos. A partir dos 50 anos a voz começa a perder sua beleza e qualidades. É claro que na prática muitos cantores ultrapassam estas idades com uma excelente voz, quando trabalham adequadamente.
No declive da voz, os sintomas são os seguintes: timbre torna-se opaco e sem harmônicos, se reduz a extensão vocal, diminui a intensidade dos fortes, o tom se agudiza, o ataque vocal (emissão vocal com sincronia respiratória) se trona débil e suspiroso, desafina-se com freqüência. As vozes do tenor e do soprano se deterioram antes dos contraltos e baixos.
Ressonância
O sistema de ressonância é o mais flexível de todo o aparelho fonador, é o que dá as características estéticas da voz e é o mais modificável, por fonoterapia.
É através do uso adequado e equilibrado que a voz pode ser utilizada como um "tato à distância" (Bonnier). Pessoas com o uso adequado deste sistema, conseguem dar às suas emoções, diferentes cores e isto significa um grande e refinado trabalho muscular. Há também quanto à ressonância, generalidades: pessoas que vivem em climas muito quentes, tendem a evitar o esforço muscular e a utilizar uma emissão com maior predominância de sons nasais. A hipernasalidade também está ligada a vida afetiva de uma pessoa, variando de acordo com as emoções: é a expressão da sensualidade e do apelo sexual. A voz do ascético é literalmente seca.
As cavidades de ressonância são faringe, cavidade nasal e fossas nasais, cujo principal papel na fonação é reforçar ou não os harmônicos dando o aspecto vocal final (qualidade) ao indivíduo.
A atuação dos ressonadores é uma das principais características para que possamos dizer que há vozes iguais.
É Possível acrescentar um quarto ressonador formado pela projeção e arredondamento dos lábios.
Os quatros principais ressonadores do aparelho fonador: 1 faringe; 2 boca; 3 fossas nasais; 4 cavidade labial.
A língua portuguesa tem sons nasais e orais; nos primeiros o r já sonorizado sai pelo nariz como no caso de m, n, nh, já nos orais o ar sai somente pela cavidade bucal.
A emissão dos sons graves e agudos, não se produz na mesma forma. Nos sons graves registro de peito, ou 1º registro, a voz é cheia, de grande volume, e vai acompanhada de ressonância das paredes torácicas. Nesse caso as cordas vocais vibram em toda sua extensão e grossura e a estrutura laríngea se adapta fisiologicamente, descendo. Com este, o homem canta e fala, desce do baixo profundo ao tenor ligeiro. Nos sons agudos, entram em ressonância a parte supra glóticas e se utiliza a nota elevada e mais tensa, o laringe acompanha a subida tonal elevando sua estrutura e a ressonância é claramente bucal e facial. Este seria a transição entre o registro de peito e o registro de cabeça.
Passagem - é a zona de gama vocal compreendida entre os distintos registros, neste momento, tem de existir uma acomodação quanto a longitude, grossura e tensão da corda vocal e ao uso de ressonadores infra e supra glóticos para transitar satisfatoriamente ao outro registro.
Articulação
A articulação consiste na reprodução adequada dos distintos fonemas pertinentes a cada idioma. O sistema articulatório utiliza-se da cavidade bucal, ou seja lábios, dentes, bochechas, palato duro e mole, mandíbula.
Para que a articulação seja perfeita é necessário que os elementos citados estejam em condições saudáveis.
Segundo Edmée Brandi Mello a mandíbula relaxada e muito importante para a fonação. Sempre que falamos com a mandíbula relaxada, a voz soa mais tranqüila. Ao contrário com a mandíbula presa articulamos mal e cerceamos a liberdade de propagação dos ressonadores.
A articulação deve ser vigorosa, capaz de desenhar os fonemas que compõe as palavras enunciadas. A Clareza de mensagem depende da precisão com que articulamos as palavras; sem precisão, a compreensão do que é dito fica prejudicada.
A clareza de expressão oral é dada pela articulação correta das frases, das palavras, das sílabas e dos sons que as compõem. A articulação correta pode ser compreendida nos seguintes itens:
a) Saber articular as sílabas que formam as palavras;
b) Saber erguer a voz nas consoantes finais das sílabas e das palavras;
c) Saber que jamais a consoante pode Ter duração maior que as vogais;
d) A articulação deve ser; cuidada, observada, ouvida e sentida.
Devemos exercitar nossos órgãos fonoarticulatórios para que nossa articulação apresente qualidades necessárias para fala.
Na língua falada os sons são chamados fonemas.
Os fonemas são vogais e consoantes.
VOGAIS
É o fonema em cuja produção a corrente aérea passa livremente na cavidade bucal.
Distingue-se o efeito acústico pela forma assumida por essa cavidade que assim atua como caixa de ressonância.
A forma Bucal das vogais deve ser obedecida para a que a projeção e a sonoridade sejam bem emitidas. As vogais podem alongar-se ou abreviar-se conforme sua acentuação.
a é ê i ó ô u
RESPIRAÇÃO |
O sistema respiratório está constituído por um conjunto de órgãos tubulares e alveolares, situados na cabeça, pescoço e cavidade torácica e que são responsáveis pela respiração. A respiração é a primeira e última relação entre o homem e o mundo exterior. Normalmente, não damos a devida importância à nossa respiração, não sabendo ao menos, como ela ocorre. Esquecemos dessa forma, que, além do fornecimento da energia ao organismo e purificação do sangue, é um dos elementos básicos na comunicação verbal.
A respiração, e principalmente a expiração, é fundamental para a vibração das cordas vocais, através da pressão de ar subglótico e, portanto, para a produção da voz. Consideramos as seguintes estruturas no sistema respiratório:
A matéria prima do som é o ar. Por isso, a respiração correta é a primeira coisa que se deve aprender para educar a voz.
Ilustrações do aparelho respiratório. |
EXERCÍCIOS
A cadeira caiu quando Maria saiu.
Vi Maria que corria atrás de Sofia na feira.
O Paraguai e o Uruguai são países iguais.
Averigüei que ninguém viu o jardim no ilhéu.
Meu coração de mãe é cheio de glória.
Quais são os heróis da guerra do Paraguai?
Pontuação
Na comunicação oral, temos a pontuação gramatical e expressiva. Nem sempre a pontuação expressiva segue a pontuação gramatical.
Apesar de não podermos inspirar em todas as vírgulas e sinais gráficos, devemos realizar pausas. Na comunicação oral a pontuação é orientada pela sensibilidade e inteligência onde a duração das pausas está ligada à expressão e intenção do falante.
No entanto a pontuação gramatical deve ser respeitada para maior enriquecimento da modulação da voz.
A pontuação gramatical serve para modular a voz, renovar o ar, manter o contato visual com os ouvintes e deglutir.
( , ) - geralmente a voz se eleva
( ; ) - geralmente a voz desce
( : ) - a voz não desce, continua igual, pois vem uma citação, uma enumeração, ou uma explicação.
( . ) - a voz desce pois o sentido está completo
( ... ) - demostram insuficiência de palavras. A voz fica em suspense.
( ) - parágrafo - destacam uma ou mais palavras que são pronunciadas com entonação diferente.
( - ) - travessão - exige mudança no tom da voz, pois está associada ao diálogo.
( ? ) ( ! ) - pode subir ou descer dependendo da expressão.
( " ) - muda a inflexão do diálogo.
A pontuação expressiva é ligada às palavras de valor.
A palavra de valor é precisamente aquela que marca a emoção ou a intenção da pessoa que fala ou que lê. A palavra de valor se destaca porque nela incidem de maneira particular o acento intensivo, uma inflexão mais marcante da voz, e as vezes, uma pausa que a ela se segue.
Exemplo:
1. Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo descansou.
Se o que queremos colocar em ênfase é a idéia do criador, diremos:
DEUS/ fez o mundo em seis dias e no sétimo descansou.
Mas se o que se quer em relevo é a idéia da criação, então diremos:
Deus fez O MUNDO/ em seis dias e no sétimo descansou.
Pode ser porém que, o que se queira colocar em ênfase seja o fato de ter sido criado em seis dias: Deus fez o mundo EM SEIS DIAS/ e no sétimo descansou.
Finalmente, talvez se queira assinalar que, em certo momento, também Deus descansou: Deus fez o mundo em seis dias e no SÉTIMO/ descansou.
Pronúncia |
É a emissão correta na língua, com adequada representação sonora da língua falada. É a estética da articulação.
Deve-se articular corretamente os fonemas respeitando o regionalismo.
Temos como pronúncia padrão a pronúncia carioca com exceção dos fonemas /s/ e /r/. Para locutagem deve ser respeitada a pronúncia padrão.
Algumas palavras comuns e viciadas na pronúncia
beneficente
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colégio
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estômago
|
fósforo
|
estrela
|
biblioteca
|
psicologia
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fonoaudiologia
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ignorante
|
você
|
olhos
|
sexo
|
estupro
|
problema
|
satisfeito
|
exame
|
mobília
|
perspicácia
|
salsicha
|
mortadela
|
mesmo
|
lagarto
|
lâmpada
|
propriedade
|
próprio
|
flagrante
|
mulher
|
homem
|
Não confundir: mais, mas e mães, paz, pais e país.
INFLEXÃO |
São modulações da voz que embelezam as palavras quando se eleva ou abaixa na expressão de nosso pensamento. A inflexão é a música da palavra.
Quando falamos passamos emoção, sentimento e deve ser passada esta imagem para que a fala não fique monótona.
Podemos trabalhar com as vogais para passar alguns sentimentos:
· Admira-se com AH!
· Tem-se alívio com AH!
· Espanta-se com OH!
· Entristecer-se com oh!
· Vaia-se com uh!
· Instiga-se ih!
· Adverte-se com êh!
· Descontrai-se com êh!
Devem-se assumir as expressões fisionômicas correspondentes às emoções envolvidas, assim como todas as atitudes corporais adequadas.
Trabalhar com palavras.
Colorido
O sentimento é o que dá ao timbre um colorido claro ou escuro, áspero ou doce, brilhante ou sombrio. Cada indivíduo pinta as palavras com as cores que refletem seu estado de alma no momento em que fala e para quem fala.
Variações no timbre da voz:
Voz de ouro - (espaço global) - entusiasmo, alegria, força, brilho;
Voz de prata - (espaço parcial) - tranqüilidade, meiguice, delicadeza;
Voz de bronze - (espaço global) - comando, potência, sentimento trágico;
Voz de veludo (espaço pessoal e parcial) - ternura, nostalgia, confidências amorosas;
Voz cavernosa (espaço pessoal e parcial) - mistério, pavor, medo;
Voz branda (espaço pessoal) - sussurro.
Ritmo
Como na música, cada vocábulo tem sua cadência:
Ritmo binário (um tempo forte e um fraco) - lata
Ritmo ternário (um tempo forte e dois fracos) - lâmpada
Ritmo quaternário (um tempo forte, e os demais fracos) - vaga-lume.
Velocidade
A maior parte das pessoas devem emitir aproximadamente cento e oitenta palavras por minuto. O problema é saber quando se está falando muito depressa ou muito devagar. O andamento mais vagaroso pode sugerir calma ou relaxamento mas se for excessivo, pode sugerir preguiça, falta de energia. Similarmente, o mais rápido associa-se a entusiasmos ou excitações, embora a rapidez acentuada pode transmitir impulsividade, insegurança, tensão ou nervosismo. É claro que a velocidade varia de acordo com o conteúdo triste e desagradável.
É importante aprender a sentir a velocidade ideal, porque assim podemos articular os sons, de forma clara e precisa, usando as pausas apropriadas bem como a inflexão e a ênfase para atingir o efeito desejado.
Quando se exige uma velocidade rápida deve-se atentar para o mínimo de pausas, frases que se precipitam umas sobra as outras e respirações rápidas, conforme o descrito.
Projeção vocal
É necessário saber lançar para o público a voz emitida para que alcance o núcleo sonoro adequado, de acordo com o espaço.
A projeção é proporcionada pelas vogais, sendo muito importante a emissão correta com abertura adequada da cavidade bucal.
Para uma boa projeção vocal é necessário:
· Condições de correta respiração;
· Ressonância adequada;
· Consciência de postura da língua em repouso;
· Deglutição;
· Domínio do espaço pessoal, parcial e global.
O espaço sonoro é de propriedade de quem nos ouve. A percepção visual tem grande importância para a colocação vocal no espaço.
O espaço é o lugar onde nos encontramos e que pode ser aberto ou fechado. Qualquer que seja a sua extensão, é aquele que está em volta do corpo e que constitui o seu ambiente.
ESPAÇO |
Espaço pessoal - espaço ocupado por nós da pele para dentro e vice-versa;
Espaço parcial - é ocupado pelo corpo sem se deslocar;
Espaço global - o espaço é o todo, o indefinido.
OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO
É fácil mas ninguém faz corretamente. O olhar é a oportunidade de entrar no outro. Falamos com o corpo inteiro, mas penetramos com o olhar nas pessoas. O contato visual é muito importante e deve ser realizado em blocos.
O falante deverá sentir o espaço. Para isso deverá explorá-lo, locomovendo-se para conhecer as dimensões deste e poder dominá-lo no seu trabalho profissional.
Torna-se necessário treinar o lançamento dos sons para que eles tomem a forma do espaço a ser atingido.
Onde quer que o falante esteja, ele não poderá jamais perder a memória perspectiva desse núcleo sonoro, (local onde deve ser lançada a voz).
O falante deve saber dar o "abraço sonoro" na platéia. A isto chamamos de envolvimento sonoro.
CONTATO VISUAL
Devemos realizar o contato visual na pontuação gramatical ( - ), ( . ) e ( ; ).
Também na pontuação expressiva, nas palavras de valor e na conclusão de idéias, não devemos fazer movimentos com o corpo e sim com o pescoço, para não haver cansaço físico.
Cuidar para não fazer contato visual direto, use o artifício de olhar entre os olhos do receptor e este terá a nítida impressão de que você está transmitindo a mensagem diretamente a ele, e é isto que interessa.
RELAÇÃO CORPO / VOZ |
Nosso corpo interage com muitos fatores como: calor, frio, tensão, poluição sonora, visual, emoções e outros. Somos o tempo todo bombardeados com estes estímulos, os quais vão com o passar do tempo saturando os canais de percepção do homem.
O depósito destas tensões vai se acumulando nos músculos, localizando-se em pontos específicos chamados "pontos de tensão ". Facilmente identificáveis e se apresentam com: Testa contraída, ombros elevados, respiração reduzida, partes do corpo contraído como: braços, pernas, pés, língua contra os dentes e os mais diversos pontos sem você nunca ter imaginado que eles pudessem existir.
Os pontos de tensão acabam por restringir os movimentos. E a flexibilidade corporal, deixando-nos encouraçados e impedindo que a comunicação corporal: gestos, fisionomia, postura, atinjam um nível satisfatório dentro do amplo campo da comunicação.
Assim com o encouraçamento, o corpo perde a sua riqueza de expressão e as emoções, uma de suas vias eficazes para a comunicação.
Não podemos e nem devemos desprezar os dados a nós transmitidos pela linguagem corporal quando no uso vocal.
Os OLHOS, na função de órgãos expressivos, desempenham um papel crucial na linguagem do corpo. Um Olhar pode transmitir uma gama tal de intensidade de significados que muitas vezes aferimos as respostas dos outros por meio de seus olhos.
A FACE é a parte do corpo que se apresenta mais aberta para o mundo. A auto-expressividade envolve a face e o tipo de expressão facial que adotamos, indica muitas vezes o tipo de pessoas que somos e de como sentimos.
OS BRAÇOS E AS MÃOS, apesar de serem considerados os canais secundários na comunicação, também tem um desempenho importante junto ao sentimento, pois eles completam a carga emocional transmitida pela voz.
IMAGINE!!! alguém de boca entreaberta face contraída, olhos cabisbaixos, braços cruzados, voz rouca e falando devagar:
___ "Hoje é o dia mais feliz da minha vida! "
Você como receptor reagira como?
Com a redução da expressão corporal a voz também fica limitada pois a voz e o corpo estão em íntima relação, sendo muito importante a harmonia entre eles.
RELAXAMENTO |
É o trabalho realizado com os músculos e com a mente, ocorrendo o cessar falação mental harmonizando e equilibrando o corpo e a mente.
Existem muitas técnicas de relaxamento. Estas apresentam muitas possibilidades de trabalho, usufruindo suas vantagens.
Em primeiro lugar o relaxamento deve proporcionar uma soltura muscular, um estado de descontração constante, liberando os canais de percepção e integrando as atividades físicas e mentais.
Ocasionalmente, a tensão é normal, porém o estado contínuo de hipertensão é anômalo.
Com a prática de relaxamento você vai explorar melhor suas percepções corporais, preparando o corpo e a mente para juntos desempenharem qualquer atividade física ou mental sem desperdício de energia.
Com o relaxamento, vai se percebendo que, durante a atividade, a degeneração muscular diminuiu e durante o descanso a regeneração aumenta. Isto quer dizer que você irá vivenciar um sono mais eficaz, menor irritabilidade, insegurança, agressividade, etc. produção mais positiva ao nível mental, melhora da saúde com relação, principalmente aos transtornos psicossomáticos ou enfermidades orgânicas do tipo funcional, como: úlcera, problemas cardíacos, respiratórios, de voz, etc.
Uma vez que foi citado o problema da voz, vamos ressaltar a importância do relaxamento nesses casos. É sabido que uma das regiões mais difíceis de se conseguir um relaxamento efetivo, e portanto, encontrada tensa na maioria das pessoas é a região compreendida por ombros, pescoço e cabeça. Essa tensão além de dificultar o bom uso dos pulmões para a respiração, é transmitida para a laringe, fazendo com que haja um esforço muito mais elevado do que o necessário para fonação. Antes de mais nada o cantor tem que estar com três partes do seu corpo relaxada, são: ombros, pescoço e mandíbula, mais isso nós iremos aprender em relaxamento.
1º- Com os pés no chão não feche e nem abra muito as pernas (postura normal).
2º- Coluna reta procure ficar relaxado).
3º- Envolver o público com o olhar de forma natural..
4º- Nunca cante com a cabeça para cima ou para baixo e sim na altura do pescoço.
Lembre-se: a voz não irá se prolongar ou ficar mais aguda se você levantar ou abaixar a cabeça '' a pressão está no abdômen e não nas cordas vocais ''.
1º- Com os pés no chão não feche e nem abra muito as pernas (postura normal).
2º- Coluna reta procure ficar relaxado).
3º- Envolver o público com o olhar de forma natural..
4º- Nunca cante com a cabeça para cima ou para baixo e sim na altura do pescoço.
Lembre-se: a voz não irá se prolongar ou ficar mais aguda se você levantar ou abaixar a cabeça '' a pressão está no abdômen e não nas cordas vocais ''.
É essencial eliminar as tensões antes de cantar e é isso que faremos primeiramente
O relaxamento evita que você sobrecarregue o seu corpo com tensões e desgastes desnecessários. E no caso do(a) cantor(a), o seu instrumento é o próprio corpo!
O relaxamento evita que você sobrecarregue o seu corpo com tensões e desgastes desnecessários. E no caso do(a) cantor(a), o seu instrumento é o próprio corpo!
Exercício Para Relaxamento
1- Com os olhos fechados, comece a massagear a cabeça com as pontas dos dedos (lavar a cabeça), ao mesmo tempo vá eliminando todo e qualquer pensamento.
2- Alternando a palma da mão e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto).
3- Movimente a cabeça para um lado e para outro (direita e esquerda) como se quisesse encostar a cabeça nos ombros (não mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabeça para frente e para trás, por último faça movimentos de rotação com a cabeça.
4- Com os ombros soltos ao longo do corpo, faça movimentos de rotação dos ombros, para frente e para trás.
5- Alongar o corpo em todas as direções.
6- Em pé procure alcançar o teto com as mãos. Tente sentir a musculatura se alongando, especialmente a dos braços e as laterais do tronco.
7- Com as pernas e os pés soltos, dê chutinhos no ar.
2- Alternando a palma da mão e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto).
3- Movimente a cabeça para um lado e para outro (direita e esquerda) como se quisesse encostar a cabeça nos ombros (não mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabeça para frente e para trás, por último faça movimentos de rotação com a cabeça.
4- Com os ombros soltos ao longo do corpo, faça movimentos de rotação dos ombros, para frente e para trás.
5- Alongar o corpo em todas as direções.
6- Em pé procure alcançar o teto com as mãos. Tente sentir a musculatura se alongando, especialmente a dos braços e as laterais do tronco.
7- Com as pernas e os pés soltos, dê chutinhos no ar.
Como aquecemos a nossa voz é de imensa importância o desaquecimento vocal. Deve ser feito após o canto ou qualquer espécie do uso da voz. O desaquecimento serve para colocar (posicionar) as cordas vocais na linha média, pois após o esforço, elas estão separadas.
8 - Glissando (rrrr), iniciar nos tons agudos e terminar nos tons graves durante uns três minutos;
- Bocejo 15x
- Ressonância: (hum - suave);
- Trabalho de lábios faz vibrar por fora das cordas vocais (dó - ré - mi - ré - dó).
- Bocejo 15x
- Ressonância: (hum - suave);
- Trabalho de lábios faz vibrar por fora das cordas vocais (dó - ré - mi - ré - dó).
O controle da respiração é fundamental para quem quer cantar. Será que você está aproveitando toda a sua capacidade respiratória?
Na inspiração, o tórax se alarga e o diafragma, contraído, fica em uma posição baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando a musculatura relaxa, encolhendo o tórax e elevando o diafragma, o ar sai (expiração).
SINAIS DE TENSÃO |
Gestos repetitivos não comunicativos são: Tremor nas pernas, rubor, enrolar os cabelos, suor excessivo, falta de coordenação, estalo de dedos, não contato visual.
Portanto a prática de relaxamento é muito importante para a eliminação de todo o tipo de tensão existente em nosso corpo. Devemos e podemos praticar adequadamente se adaptado ao tipo ideal,
GESTOS |
A gesticulação foi a primeira forma que os homens primitivos usaram para se comunicar. Com o advento da palavra falada, os gestos foram se tornando secundários para a comunicação, entretanto, dificilmente uma boa comunicação é agradável ao ouvinte sem a utilização deles.
O indivíduo utiliza por dia aproximadamente 7.000 palavras e 70.000 gestos (desde o mexer com os dedos até o cruzar dos braços).
A cada tipo de voz corresponde um gesto:
· Voz leve e terna - gesto leve
· Voz firme - gesto firme
· Voz ampla generosa - gesto amplo
· Voz sem entusiasmo - gesto caído.
O gesto enriquece a palavra falada. Confere, lida à argumentação, desde que não seja em exagero.
O gesto precede ou acompanha a palavra. Deve ser expontâneo, sincero e harmonioso.
POSTURA |
É uma maneira de comunicação corporal bastante importante, comunica disposição de segurança, vitória, coragem, alegria.
Devemos manter nosso eixo corporal (linha imaginária que divide nosso corpo em duas partes iguais) em todos os momentos: dirigindo, andando, subindo escadas, sentado.
Postura correta é muito importante para uma respiração correta.
Uma postura nos passa uma idéia da pessoa que está falando sem nunca termos falado com ela. De acordo com a postura, a pessoa nos passa o seu estado de ânimo, como por exemplo aquele professor que dá aula encostado na parede como o corpo inclinado, ou aquele professor sentado numa posição de "macarrão escorregando pela pia" ou ainda numa postura militar demostrando arrogância.
Devemos manter o equilíbrio como o eixo paralelo ao chão, mandíbula relaxada, cabeça em equilíbrio como o resto do corpo e pés confortavelmente separados.
Ilustração com fotos clique aqui
FISIONOMIA |
Falar é emitir sentimentos e emoções. As palavras bem faladas projetam a descontração do falante e estabelece a comunicação com o ouvinte.
Assim falar, não é desfilar mecanicamente uma série de palavras bem faladas. O falante deve viver o sentido de cada palavra para atingir os sentidos do receptor.
A fisionomia é muito importante porque passa os sentimentos do falante e para a interpretação torna-se ainda mais importante, pois o ator deverá saber expressar suas emoções.
Na alegria tudo sobe, é expansão, ao contrário na tristeza, tudo desce.
É fator relevante ao ler um texto trazer na fisionomia o conteúdo do mesmo, se for um texto para reflexão devo chegar com o rosto que passe uma serenidade para refletir, se o texto pede alegria devo chegar com a fisionomia alegre, etc.
Os olhos também falam:
· Quando abertos, demostram espanto, medo, surpresa.
· Semicerrados, podem demostrar desprezo, maldade.
· Baixos, respeito ou vergonha.
A dinâmica corporal deve ser com gestos harmoniosos, postura ereta e fisionomia expressiva de acordo com o contexto situacional da mensagem a ser transmitida.
FONOAUDIÓLOGO |
É o profissional que verifica como a voz está sendo produzida, seu uso correto, a postura do indivíduo, as potencialidades e limitações da produção vocal.
EMPOSTAÇÃO |
Emissão espontânea e correta, sem cor gutural ou nasal.
1- Inspirar . . . reter o ar . . . hummmmmmmmmmmmmm....
2- Inspirar . . . reter o ar . . .HuMMMMMMMMMMMMMiiiiiiiiiiiiiiiii...
3- Inspirar . . . reter o ar . . .hummmmmmmmmmmmiiiiiiiiiiiiiiiiiiii....
4- Inspirar . . . reter o ar . . .hummmmmmmêêêêêêêêêêêêêêêê...
5- Inspirar . . . reter o ar . . . hummmmmmméééééééééééééééé...
6- Inspirar . . . reter o ar . . . hummmmmmmaaaaaaaaaaaaaaa.....
Para exercitar as vogais posteriores, a boca deve tomar a forma de quem vai bocejar.
1- Aaaaaaaaaaaaaaaaaa....
2- Óóóóóóóóóóóóóóóóóó...
3- ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô...
4- uuuuuuuuuuuuuuuuuuu....
5- hummmmmmmmmm...piiiiiiiiiiii...
6- hummmmmmmmmm...pêêêê...
7- hummmmmmmmmm...péééééé...
8- hummmmmmmmmm...paaaaaa...
9- ffffffffff...iiiiiiiiiiiiiiii...
10- ffffffffff... êêêêêêêêêêê...
11- fffffffff....aaaaaaaaaa....
12- fffffffff.....uuuuuuuuu....
13- fffffffff...ô ô ô ô ô ô ô ô ô...
14- ffffffffff.....aaaaaaaa.....
15- fifi - fafa
Sintonia com a platéia |
A comunicação é um processo social, portanto é efetiva somente quando se adapta a compreensão, ao interesse e às atitudes daqueles que escutam e observam e a reação da audiência é o teste de uma emissão adequada.
PROFILAXIA DA VOZ |
Aquelas pessoas que fumam, aquele indivíduo que tem pigarro a vários anos, aqueles que sentem coceiras na garganta e usam pastilhas habitualmente e, ainda aqueles que tem uma irritação vocal constante pelo mau uso da voz em geral estão habituados com o problema que nem procuram a origem deste mal.
Dentro de escolas, empresas, escritórios são de primordial importância condições ambientais adequadas, porque um local com ruído ambiente excessivo fará com que haja necessidade de forçar a voz para se fazer ouvir.
Evitar a competição sonora.
Não fale em lugares excessivamente ruidosos, não force sua capacidade vocal.
VOZ - essencialmente o som produzido pela passagem do ar pelas cordas vocais produzindo vibrações sonoras.
FALA - Articulação da palavra, a modificação da voz pelos órgãos fonoarticulatórios e pelos ressonadores.
LINGUAGEM - repertório que você tem para se comunicar, é a sua mensagem, suas mais diversas músicas.
Alimentação e bebidas.
Antes de atuar vocalmente é prudente ingerir alimentos leves, dando tempo para completar a digestão. Depois da função é conveniente esperar meia hora e fazer uma alimentação com frutas, sem bebidas alcóolicas.
A maçã e o salsão são considerados os anti-sépticos bucais auxiliando na limpeza da orofaringe.
Evitar os lacticínios porque produzem um aumento de muco no trato vocal.
Evitar refrigerantes.
É conveniente limitar as comidas picantes ou excessivamente condimentadas.
O álcool destilado é mais nocivo às cordas vocais, não sendo portanto recomendável durante nem antes da atuação. As fermentadas são menos prejudicais.
Evitar bebidas geladas.
Deve-se mastigar com equilíbrio.
Pastilhas, balas de hortelã ou menta, spreis, são paliativos para dores ocasionadas por abusos vocais.
· CALEFAÇÃO - A excessiva calefação pode ser contraproducente, pois seca a mucosa. Também deve ser evitada a troca brusca de temperatura.
· AR CONDICIONADO - Tiram a umidade do ar, ressecando o ambiente e também a mucosa, tendo repercussão imediata na voz dependendo do grau de sensibilidade do indivíduo.
· FUMO - deve-se evitar fumar, pois no laringe a ação do fumo é nociva.
· DROGAS - evitar todos os tipos de drogas.
· ROUPAS - Roupas confortáveis, que permitam uma boa respiração, evitando as nailon ou plástico que impedem a evaporação da transpiração. Evitar: Cinto apertado, salto alto, colares, lenços. Usar sapatos folgados.
· ESPORTES - São tradicionalmente indicados natação e atletismo. Evitar os esportes violentos.
MICROFONE |
O uso mesmo requer certos cuidados.
Jamais tente tapá-lo com a palma da mão, isto causa microfonia. Desligue-o se for o caso.
Cuide para não virá-lo em direção a alto-falantes, caixas de som e retornos os quais normalmente estão perto do cantor, colocados como o cone do alto-falante na direção de baixo para cima.
Em grandes ginásios, quadras polivalentes, normalmente use o microfone numa distância de três dedos da boca. Em notas agudas afaste-o e em sons suaves e graves aproxime-o, assim, haverá nível de áudio suficiente para ser bem entendido e apreciado o canto.
TRAVA-LÍNGUA |
Para treino de dicção
1. A aglomeração na gleba glacial glosava a inglesa glamurosa que glisava com o gladiador glutão.
2. A aranha arranha a rata, a rata arranha a aranha.
3. A entrada triunfal da tropa de trezentos truculentos troianos em trajes tricolores com seus trabucos, trombones e triângulos, transformou o tráfego intranqüilo.
4. A flâmula flexível na floresta do flibusteiro, flutuava fluorescente na floresta de Flandres.
5. A frota de frágeis fragatas foi fretada por frustados franco-atiradores enfreados de frio, naufragou na refrega com frementes frecheiros africanos.
6. A gata amarrada arranha a aranha.
7. A hidra, a dríade e o dragão, ladrões do dromedário do Druida foram apedrejadas.
8. A laca aplacadora aplaca a dor da placa que a laca aplacou.
9. A pratearia da padaria está na pradaria prateando prados prateados.
10. A raivosa e irritante romana residia na rua das Rosas Rubras, rente a residência do ruivo risonho rei Renato.
11. A raivosa e irritante romana residia na rua das Rosas Rubras, rente à residência do ruivo rei Renato irmão de Rodrigo.
12. Aglae lava a gleba do globo que havia levado à galáxia do glabro e galante gigante.
13. As bruzundungas do bricabraque do Brandão abrangem broquéis de bronze brunido, brocado bruxuleastes, brochuras, breviários, abraxas, brasonados, abrigos e brinquedos.
14. As pedras pretas da pedreira de Pedro Pedreiras são os pedregulhos com que Pedro apedrejou três pretas prenhas.
15. Bondade beldade belzequeana beneficiava belgas.
16. Branca branqueia as cabras brabas nas barbas das bruacas e bruxas branquejantes.
17. Brito britou de brilhantes, brincando de britador.
18. Comprei poucas capas pretas práticas perto da praça Petrópolis.
19. Comprei uma arara em Araraquara.
20. Dificílimo dividir mililitros de mirifico jiripiti.
21. É rara a barra de prata com pêras, cerejas e laranjas em jarras.
22. É rara a barra de prata com pêras, cerejas e laranjas em jarras ou jazigos.
23. Flamengo inflama Fluminense influi, quem a flama inflama flui e reflui.
24. Fraga deflagra um drible, franco franqueia o campo o povo se inflama e enfrenta o preclaro júri que declara grave o problema.
25. Franqueia-se o frango frito frio frigorificado à francesa no frigorifico do frade.
26. Lava e leva a lata tal para lá.
27. Na fornalha flamejante fulge o fogo com furor.
28. Na réplica, a plebe pleiteia planos de pluralidade plausíveis na plataforma do diplomata plenipotenciário.
29. Não nada ninguém no Nilo.
30. No jardim japonês gentis jaçanãs, jandeiras, jaspeadas, jaburu, janetas e juritis gemendo .
31. No laranjal abelhas laboriosas em tumulto coletam o pólen para o inigualável mel de suas colmeias.
32. No quarto do Crato eu cato quatro cravos cravados no crânio da caveira do craveiro.
33. No tablado oblongo os emblemas das blusas das oblatas estavam obliterados pela neblina oblíqua.
34. Num prato de trigo comiam três tristes tigres.
35. O acróstico, cravado na cruz de crisálidas da criança acreana criada na creche é o credo cristão.
36. O blusão blasona para a blusa e a luva com blandícia aplaude a blasonada.
37. O capenga cangaceiro capengava na capoeira do cangaço.
38. O clamor dos clarins dos ciclistas do clube eclético eclodiu no claustro.
39. O cricri do grilo clamou para o frade, as freiras e o padre que queimou o braço.
40. O cricri do grilo clamou para o frade Afrânio, as freiras e o padre que quebrou o braço.
41. O cricrilar do grilo é devido ao atrito de seus élitros.
42. O dente de dentro dói e dá doença.
43. O doce de batata-doce perguntou ao doce: "Qual o doce mais doce?" O doce respondeu para o doce, que o doce mais doce é o doce de batata-doce.
44. O dromedário destruiu as drogas de drogaria Andrômeda, porque foi drogado com a droga quadrada.
45. O fole frenético faz fumaça e fagulhas fulgurantes que ofuscam.
46. O genovês, jovem gigante, gira e geme no ginásio, na ginástica.
47. O globo glacial conglomerava no Congo.
48. O grude da gruta gruda agrua da gringa que grita gritando, grimpa a grade da grota grandiosa.
49. O grumete desgrenhado gritava na gruta de griso, gracejando com grupo grotesco de grileiros.
50. O lavrador é livre na palavra e na lavra, mas não pode ler o livro que o livreiro quer vender.
51. O lavrador lavrense estudou os livrinhos e as lavrascas no livro do livreiro de Lavras.
52. O liqüidificador quadridentado liquidifica qualquer coisa liquidificável, e quebra os liquidificáveis.
53. O livro raro trás histórias de trechos ilustrados.
54. O livro raro trás histórias de trechos ilustrados de ilustres historiadores.
55. O mameluco melancólico meditava e a megera megalocéfala, macabra e maquiavélica, mastigava mostarda na maloca miasmática.
56. O peito de Pedro é preto, é preto o peito de Pedro.
57. O prato de prata premiado é precioso e sem preço, foi presenteado preceptor da princesa primogênita, probo primas, procurador da Prússia.
58. O prestigiador prestativo e prestatário está prestes a prestar prestidigitação prodigiosa e prestigiosa.
59. O promotor comprou o horóscopo do Outorgado.
60. O rato guerreiro da guerra tocou guitarra em Araraquara.
61. O rato guerreiro da guerrilha trocou de guitarra no concerto em Araraquara.
62. O rato roeu a rede rubi da roseira da rua das rosas rubras.
63. O rato roeu a roupa da rainha Rita e do rei Rui.
64. O rato, ratazanas e o ratinho, roeram as ricas roupas e rasgaram rútilas rendas da rainha Ursula de Roterdã.
65. O rei de Roma ruma rápido a Madri.
66. O Rei de Roma ruma rápido à Roraima para participar da romaria dos romanos.
67. O remador amarrou rente o remo.
68. O Rei Renato grande remador amarrou rente ao remo o ramo de arruda.
69. O tambor rufará rápido.
70. O tambor rufará nos primeiros raios da aurora.
71. O tempo perguntou para o tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu para o tempo: "Tem tanto tempo quanto o tempo tem".
72. O urubu ficou jururu na parede de fora.
73. O urubu ficou jururu no frio de Caruaru.
74. Os quebros e requebros do samba quebram os quebrantos dos falsos santos.
75. Paralelepípedos pretos pontilham pelas portadas.
76. Pedro o pardo poderoso tropeçou em Caio e quase caiu.
77. Pedro Paulo Pacífico da Paixão, pacato e pachorrento procurador do meu pranteado pai, depois de provar uma pinga, tomou um pileque e promoveu uma pagodeira com a população do Porto.
78. Pedro Prado Poderoso tropeçou no caibro esfolando-se no saibro.
79. Plana o planador em pleno céu e, planando por cima do platô, contempla as plantas plantadas na plataforma do plantador.
80. Por que pairas pardal pardo, pairo e pairarei. Porque sou um pardal pardo pairador do rei.
81. Quero que o clero preclaro esclareça o caso e declare que Tecla se engana no que clama e reclama.
82. Se 66 serras serram 66 cerejeiras, 666 serras serrarão 666 cerejeiras.
83. Se você pensa que pensado em mim, eu sinto o seu pensar, saiba que seu pensamento passa por mim sem cessar.
84. Seu paulista da conquista insista na pista porque não há quem resista, visto que está na pista atrás da lista das artistas malabaristas existencialistas.
85. Tito trocou o troco todo, tentando tudo tirar.
86. Toco preto, porco crespo.
87. Três pratos de trigo para três tristes tigres.
88. Trovas e trovões trovejam trocando quadros trocados entre os trovadores em esquadrinhados nos quatro cantos.
89. Um atleta atravessa o Atlântico em busca da Atlântida que viu num atlas.
90. Um papo de pata dentro de um prato de prata.
91. Um pinto dentro da pia, pia quando a pipa pinga. Se a pipa pinga o pinto pia se pia o pinto a pipa pinga e o pinto dentro da pia, piando a entupia.
92. Um rato roendo roía o rabo do rei Rodovaldo e a Rosa Rita Ramalho de o ver roer se ria.
93. Um tigre, dois tigres, três tigres.
EXERCÍCOS PARA ARTICULAÇÃO DOS GRUPOS CONSONANTAIS |
/pl/
Mandei plastificar o planisfério.
Plínio ganhou muitos aplausos em plenário.
O Planalto ficou repleto de placas de plástico.
/pr/
O presente de prata é um primor.
Preparei uma festa na prefeitura em ritmo apressado.
A professora tomou o comprimido emprestado.
O prato prateado é do prezado advogado.
/bl/
O blusão caiu no tablado de Blandina.
A Bíblia está na biblioteca de Blumenau.
O bloco está sublinhado.
/br/
Braga é um bravo brasileiro.
Branca brinca com broxes e brincos de brilhantes.
Fui obrigado a fazer obras no sobrado.
/fl/
Florinda ganhou um pijama de flanela.
Fiquei muito aflito (a) com o jogo do flamengo e fluminense.
As flores estão refletidas nas águas fluviais.
/fr/
Faça refresco de frutas frescas e frito frango na frigideira.
Francisco esfrega os olhos porque lê com luz fraca.
A fritada de espinafre está frita.
/vl / vr /
Vladimir vende livros velhos na livraria.
O lavrador é livre.
A palavra "Azinhavre" está nos livros.
/tl/
O atlas é do atleta.
Vi o oceano Atlântico no atlas.
/tr/
O retrato da construção está no teatro.
Traga o meu troco dentro de três horas.
Trindade trabalha no trapézio como trapezista.
Patrícia trouxe o trevo de quatro folhas.
/dr/
O padrinho de Pedro é Rodrigo.
O dromedário é um quadrúpede.
Os vidros dos quadros são padronizados.
/kl/
Clóvis tocou o clarinete no Clube.
Cláudio compareceu à reunião da clínica.
Cláudio tocou clarim ao clarão do luar.
A clientela reclamava o cloro da água.
/kr/
Cristóvão tem criação de tucanos.
Creuza entornou a creolina no crustáceo.
O micróbio comeu a criança na região sacra.
/gl/
Glória derramou glicerina e glicose no globo.
A glutona come glacê.
As glândulas do gladiador estão aglutinadas.
/gr/
A gravata de Gregório é grande e graciosa.
O engraxate engraxou na gruta dos milagres.
A gravura do grêmio está grossa.
A grade da granja é negra.
EXERCÍCIOS COM CONSOANTES |
/p/
Passei a japona e limpei o chapéu.
Os passarinhos pairavam na campina.
Plínio implicou com o seu aplique
Providencie primeiro uma prensa.
O planalto, durante a explosão ficou repleto de poeira.
A parede está limpa e pintada de cor pastel.
O pintor passeia passivo e pensativo pelo pátio do pequeno pavilhão, para pensar a respeito de sua pintura da parede de exposição.
As plantas daquela plantação permanecem repletas de espinhos, por simples plantio pluvial na plácida planície perto do planalto.
/b/
A bateria ficou embaixo do balcão.
A bailarina bailou durante todo o baile.
O balão de Bento bateu no bote e tombou.
A abelha voava embaixo da cabeça da jibóia.
O blusão caiu bem no tablado.
Tenho uma Bíblia em minha biblioteca.
O carro blindado bloqueou o tablado do bailado.
Bruno brinca com o cabritinho branco.
A bordadeira borda a beirada da bandeira e o símbolo num bastidor enquanto seu robusto e belo bebê rabisca um esboço de cabeça em baixo do beliche.
LEITURAS | TREINAMENTO DE PRONÚNCIA DE PALAVRAS DE VALOR |
Leia o texto enfatizando as palavras em minúsculas e depois em maiúsculas.
OS MENINOS DE RUA
Valdir Alves da Silva Wassmuth
Noite de INVERNO.
Aquela esquina DAS TRÊS RUAS SEM MUITO MOVIMENTO, é iluminada apenas por um estreito faixo amarelado de luz que vem da janela DO ANTIGO CASARÃO.
Três horas da manhã, a neblina baila tendo o céu COMO O SEU PALCO. A orquestra é um vento calmo que muda de direção A TODO INSTANTE, sem muita cadência. REPENTINAMENTE no asfalto deixa de BRILHAR AQUELA LUZ, não durou mais de um segundo, NA VERDADE SÓ O TEMPO DE PASSAR aquele guri com o pescoço encolhido no COLARINHO DE UMA JAQUETA MUITO BATIDA, suas mãos estavam nos bolsos da calça QUASE ALCANÇANDO OS JOELHOS. Olhar fixo para baixo, a impressão de que seu mundo era apenas A PONTA ENORME DE SEUS SURRADOS CALÇADOS.
Seguiu em contraponto a baila da neblina e o som da orquestra. FORÇOU UM NOVO RITMO MARCIAL sem se importar com o resultado e sumiu na escuridão ASSOBIANDO UMA ANTIGA CANÇÃO.
COORDENAÇÃO, RESPIRAÇÃO e FONAÇÃO |
Respiração ao final de cada linha:
O dia esta lindo! -/
O dia esta lindo de morrer! -/
O dia esta lindo de morrer e eu quero ir à praia! -/
O dia esta lindo de morrer e eu quero ir à praia! tomar sol -/
O dia esta lindo de morrer e eu quero ir à praia! tomar sol e um bom banho -/
O dia esta lindo de morrer e eu quero ir à praia! tomar sol e um bom banho de mar -/
O dia esta lindo de morrer e eu quero ir à praia! tomar sol e um bom banho de mar e ver as garotas-/
O dia esta lindo de morrer e eu quero ir à praia! tomar sol e um bom banho de mar e ver as garotas bonitas-/
LEIA, FAZENDO PAUSA RESPIRATÓRIA. |
João amava Teresa que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
Que não amava ninguém. - /
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia. Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história. - /
Carlos Drumond de Andrade, Quadrilha
COORDENAÇÃO PNEUMOFONOARTICULATÓRIA |
Notícias
Fitas da Estácio de Sá foram adulteradas, diz polícia do Rio
da Folha Online 14/05/2003 -
Fitas do circuito de segurança da Universidade Estácio de Sá, que podem ajudar a polícia a esclarecer a origem do tiro que feriu uma estudante, no dia 5, foram adulteradas, segundo o chefe da Polícia Civil do Rio, Álvaro Lins.
Lins afirma que gravações de duas das 16 fitas entregues pela universidade à polícia apresentam adulterações "grosseiras", que excluem o momento do crime.
Segundo ele, as câmeras gravam imagens a cada cinco minutos. As câmeras 10 e 12, no momento do tiroteio, repetem imagens anteriores.
A direção da Estácio de Sá afirma que não recebeu comunicação oficial da polícia sobre a fraude e que a explicação sobre as fitas cabe às empresas de segurança que prestam serviço para a universidade.
Fitas do circuito de segurança da Universidade Estácio de Sá, que podem ajudar a polícia a esclarecer a origem do tiro que feriu uma estudante, no dia 5, foram adulteradas, segundo o chefe da Polícia Civil do Rio, Álvaro Lins.
Lins afirma que gravações de duas das 16 fitas entregues pela universidade à polícia apresentam adulterações "grosseiras", que excluem o momento do crime.
Segundo ele, as câmeras gravam imagens a cada cinco minutos. As câmeras 10 e 12, no momento do tiroteio, repetem imagens anteriores.
A direção da Estácio de Sá afirma que não recebeu comunicação oficial da polícia sobre a fraude e que a explicação sobre as fitas cabe às empresas de segurança que prestam serviço para a universidade.
14/05/2003 - 14h58
Powell não convence Rússia sobre fim das sanções contra Iraque
da Folha Online
O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, fracassou hoje em sua tentativa de convencer a Rússia a apoiar a proposta norte-americana de suspender as sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o Iraque, apesar das promessas de melhorar as relações entre os dois países.
Uma das divergências é a exigência da Rússia sobre o retorno dos inspetores de armas da ONU ao Iraque. A existência de armas de destruição em massa no país, que ainda não foi comprovada, foi a principal justificativa dos EUA para a guerra no Iraque, que abalou as relações entre Moscou e Washington.
"Em relação ao Iraque, há algumas questões não resolvidas e nós trabalharemos com um espírito de cooperação para tentar encontrar uma solução", disse Powell a jornalistas depois de uma reunião com presidente russo, Vladimir Putin.
A Rússia e França, que têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, se opuseram à guerra liderada pelos EUA no Iraque e estão preocupados sobre os poderes de ocupação ampliem sua autoridade.
Mas autoridades dos EUA afirmam que o debate não será tão dividido como durante o da resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre o ataque ao Iraque, que terminou depois que Rússia e França ameaçaram vetá-lo.
"Trabalharemos estreitamente durante os próximos dias para chegar a um acordo como os nossos outros parceiros do Conselho de Segurança para aprovar uma resolução que vai ser usada para ajudar o povo do Iraque a ter uma vida melhor", declarou Powell.
O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, fracassou hoje em sua tentativa de convencer a Rússia a apoiar a proposta norte-americana de suspender as sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o Iraque, apesar das promessas de melhorar as relações entre os dois países.
Uma das divergências é a exigência da Rússia sobre o retorno dos inspetores de armas da ONU ao Iraque. A existência de armas de destruição em massa no país, que ainda não foi comprovada, foi a principal justificativa dos EUA para a guerra no Iraque, que abalou as relações entre Moscou e Washington.
"Em relação ao Iraque, há algumas questões não resolvidas e nós trabalharemos com um espírito de cooperação para tentar encontrar uma solução", disse Powell a jornalistas depois de uma reunião com presidente russo, Vladimir Putin.
A Rússia e França, que têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, se opuseram à guerra liderada pelos EUA no Iraque e estão preocupados sobre os poderes de ocupação ampliem sua autoridade.
Mas autoridades dos EUA afirmam que o debate não será tão dividido como durante o da resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre o ataque ao Iraque, que terminou depois que Rússia e França ameaçaram vetá-lo.
"Trabalharemos estreitamente durante os próximos dias para chegar a um acordo como os nossos outros parceiros do Conselho de Segurança para aprovar uma resolução que vai ser usada para ajudar o povo do Iraque a ter uma vida melhor", declarou Powell.
Aprenda a pôr notas de fim e de rodapé no Word
JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S.Paulo
As notas de rodapé e as notas de fim são usadas nos documentos para comentar o texto de um parágrafo ou fornecer referências sobre ele. Você poderá usar notas de rodapé para fazer comentários detalhados e notas de fim para fazer citações de fontes. A nota de rodapé aparece na mesma página que foi inserida, enquanto a nota de fim aparece no final do texto. O Word numera automaticamente as notas.
Nota de rodapé e nota de fim são duas partes vinculadas -a marca de referência da nota e o texto correspondente da nota.
Você pode adicionar um texto de nota de qualquer tamanho e formatá-lo como qualquer outro texto. Para inserir uma nota, é preciso estar no modo de exibição de layout de impressão ajustado no menu Exibir.
Clique no local em que deseja inserir a marca de referência de nota e, no menu Inserir, aponte para Referência e clique em Notas. Selecione Notas de rodapé ou Notas de fim. Clique em Inserir. O Word insere o número da nota e coloca o ponto de inserção ao lado desse número. Digite o texto da nota. Depois de inseri-lo, volte para o local desejado no documento e continue a digitar. Para excluir uma nota, selecione a marca de referência da nota que você deseja excluir e pressione Delete.
da Folha de S.Paulo
As notas de rodapé e as notas de fim são usadas nos documentos para comentar o texto de um parágrafo ou fornecer referências sobre ele. Você poderá usar notas de rodapé para fazer comentários detalhados e notas de fim para fazer citações de fontes. A nota de rodapé aparece na mesma página que foi inserida, enquanto a nota de fim aparece no final do texto. O Word numera automaticamente as notas.
Nota de rodapé e nota de fim são duas partes vinculadas -a marca de referência da nota e o texto correspondente da nota.
Você pode adicionar um texto de nota de qualquer tamanho e formatá-lo como qualquer outro texto. Para inserir uma nota, é preciso estar no modo de exibição de layout de impressão ajustado no menu Exibir.
Clique no local em que deseja inserir a marca de referência de nota e, no menu Inserir, aponte para Referência e clique em Notas. Selecione Notas de rodapé ou Notas de fim. Clique em Inserir. O Word insere o número da nota e coloca o ponto de inserção ao lado desse número. Digite o texto da nota. Depois de inseri-lo, volte para o local desejado no documento e continue a digitar. Para excluir uma nota, selecione a marca de referência da nota que você deseja excluir e pressione Delete.
14/05/2003 - 14h30
Gil pede que governo aumente em 5 vezes o orçamento da Cultura
FELIPE FREIRE
da Folha Online, em Brasília
O ministro Gilberto Gil (Cultura) pediu hoje, durante audiência na Câmara dos Deputados, a quintuplicação da dotação orçamentária de sua pasta já em 2004.
Hoje, o ministério tem o equivalente a 0,2% do total disponível no orçamento federal, cerca de R$ 129,467 milhões, conforme dados do Ministério do Planejamento. Gil quer que sua pasta tenha direito a 1% do orçamento.
"Proponho que caiba ao Ministério da Cultura um mínimo de 1% - veja bem, senhoras e senhores: um mero e simples 1% - do orçamento da União. Porque o ministério da Cultura não pode continuar sendo uma paca lateral, um arranjo floral de salões governamentais", afirmou.
"Como todos podem ver, não estamos fazendo nenhuma reivindicação esdrúxula, incabível ou insensata. Estamos reivindicando, de forma realista, com os pés no chão, ao menos 1% do orçamento", afirmou.
"Com apenas 0,2% do orçamento federal, o Minc praticamente não dispõe de recursos para a implementação de suas políticas", continuou.
Deputados da Comissão de Educação da Câmara, como Celcita Pinheiro (PFL --MT), propuseram que uma comissão de parlamentares vá ao Ministério do Planejamento para pedir a liberação de recursos para a Cultura. A sugestão foi aplaudida por Gil, claramente descontente com a falta de dinheiro do ministério.
da Folha Online, em Brasília
O ministro Gilberto Gil (Cultura) pediu hoje, durante audiência na Câmara dos Deputados, a quintuplicação da dotação orçamentária de sua pasta já em 2004.
Hoje, o ministério tem o equivalente a 0,2% do total disponível no orçamento federal, cerca de R$ 129,467 milhões, conforme dados do Ministério do Planejamento. Gil quer que sua pasta tenha direito a 1% do orçamento.
"Proponho que caiba ao Ministério da Cultura um mínimo de 1% - veja bem, senhoras e senhores: um mero e simples 1% - do orçamento da União. Porque o ministério da Cultura não pode continuar sendo uma paca lateral, um arranjo floral de salões governamentais", afirmou.
"Como todos podem ver, não estamos fazendo nenhuma reivindicação esdrúxula, incabível ou insensata. Estamos reivindicando, de forma realista, com os pés no chão, ao menos 1% do orçamento", afirmou.
"Com apenas 0,2% do orçamento federal, o Minc praticamente não dispõe de recursos para a implementação de suas políticas", continuou.
Deputados da Comissão de Educação da Câmara, como Celcita Pinheiro (PFL --MT), propuseram que uma comissão de parlamentares vá ao Ministério do Planejamento para pedir a liberação de recursos para a Cultura. A sugestão foi aplaudida por Gil, claramente descontente com a falta de dinheiro do ministério.
Leitura - enriquecer com o uso da inflexão.
Noite de Natal
Valdir Alves da Silva Wassmuth
Naquela tarde as crianças foram chamadas para casa mais cedo. O sinal era bem conhecido. Um assobio longo do grave para o agudo até esvaziar os pulmões. Os três, deixaram os capões rodeados por imensos espaços de grama forquilha e uma nova correria estava começando. No fogão à lenha, a água para o banho estava aquecida naqueles vasilhames de lata. O vento levava para todos os lados o vapor d'água misturado ao cheiro da serragem e do bolo de laranja. Os sapatos engraxados, as roupas separadas engomadas e passadas, uma corrida contra o tempo. As confusões das crianças, as ordens de dona Cecília misturavam-se às brincadeiras de seu Manéco mas no final, tudo dava certo.
Hora marcada. Lá da rua ainda se ouvia o barulho de sempre, as janelas e portas estavam sendo verificadas se estavam realmente fechadas. Na metade do primeiro campo seu Manéco alcançava a família e sempre havia motivos para risos. Ali reinava a eternidade.
Os vizinhos descendentes de poloneses ou alemães. Os carreiros dos campos, as estradas de saibro, as ameixeiras de inverno, os pinheiros araucária, cedrinho, hortênsias e dálias O bico de lacre as andorinhas. Os balões, os vaga-lumes. As carroças, as bicicletas, os automóveis, a igreja.
Movimentação de pessoas no final da rua. Homens para um lado, mulheres para outro e as crianças em grupos por todos os lados. Depois de muita correria as crianças foram chamadas para uma sala.
Vestiram vestes longas como anjos e com velas acesas foram para o salão formando um coro ao lado do harmônio o qual emitia aqueles sons de final de ano. Respiraram fundo e a tempo acompanharam o instrumento musical, cantando.
___ Surgem anjos proclamando, paz à terra e a Deus louvor... Gló - ó - ó - ó - ria..
___Jingle bells...
___ ... Vamos pois cantarolando...
___O pinheirinho de natal...
___Adeste Fidelis
___Pequena Vila de Belém...
O harmônio parou de tocar por alguns segundos e logo se ouviu a canção mais esperada: Tudo é paz! Tudo amor! Dormem todos em redor; Em Belém Jesus nasceu.
Foi ligado o pisca-pisca no pinheirinho. Luzes amarelas, vermelhas, alaranjadas, azuis, verdes e o algodão que imitava a neve estavam em todos os galhos.
O último a lançar sua luz esverdeada foi o cometa que estava no ponto mais alto. Lâmpadas piscavam sem cessar, silhuetas formavam-se no teto e a platéia levantou-se formando um grande coro. No final, os sorrisos, os abraços, os elogios e todos seguiram para o salão. Uma mesa estava repleta com tortas, bolo de laranja, chocolate, pastel de carne ou palmito. Canudinho de carne ou maionese, salada de frutas, sagu de vinho, cuque de banana, maria mole, suspiro, balas. Capilé, suco de laranja, suco de uva, limonada, ki-suco...Sem pressa que aquela noite terminasse.
EU SOU A MÚSICA |
Eu sou a música, a mais antiga das artes. sou mais que o antigo. Sou eterna. Antes que começasse a vida sobre a terra eu estava sobre os ventos e ondas. Quando apareceram as primeiras árvores e as primeiras flores, eu estava entre elas; quando veio o homem eu me converti no mais delicado, sublime e poderoso meio de expressão das emoções humanas. Em todos os tempos inspiro os homens com a esperança, permeando-os de amor, dando voz a seu gozo, alegrando-os nos valores humanos e suavizando-os nos momentos de discórdia. Tenho desempenhado um papel importante no drama da vida, cujo fim e propósito é aperfeiçoar a natureza humana. Através da minha influência a natureza humana tem se elevado, suavizado e refinado. Com a ajuda do homem me converti numa das maiores e belas artes. Desde tubalcaim até tomás edison, toda uma linha de mentes brilhantes se dedicaram ao aperfeiçoamento de instrumentos. estou no coração de todos os homens, de todos os idiomas, em todos os povos. O ignorante e o letrado, o rico e o pobre me conhecem porque eu falo aos homens num idioma que todos me entendem. Até o surdo me escuta. Sou alimento da vida. Tenho falado aos homens de bondade e de paz e os tenho inspirado na marcha de acontecimentos históricos. Conforto o solitário e suavizo as discórdias das multidões. EU SOU A MÚSICA.
Referências
Fontes:
Charlotte kahle. porto alegre, livraria sulina editora..1966).
P. Bona Metodo Completo - Irmãos Vitale - Editores
Dicionário Musical de Frei Pedro Zinzig, livraria kosmos editora, 1976.
(peq. Dic.); Fernando Lopes da Graça (Reflexões sobre música)
(peq. Dic.); Fernando Lopes da Graça (Reflexões sobre música)
Frei Sinzig. Pedro - Pelo mundo do Som - Dicionário Musical - Livraria Kosmos Editora. 1976 2ª ed.
Mahle, Maria Aparecida, 100 solfejos - Irmãos Vitale - Editores 1969
Mathias Nelson - Coral, um canto apaixonante - Musimed. 1986 118 pág. CDD 784
Técnica Vocal - Senac, 1982
Técnica Vocal e Regência - Santana, José Acácio, 1985
Técnicas de expressão vocal - Bocchino, Hygina.Enéa Stella.
Vaccai
experta.com.br - melhorando a sociabilidade, 2006
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