quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A COBERTURA BORDADA COM QUERUBINS

(ÊXODO 26:1-6)
 A cobertura bordada com Querubins era a cobertura do interior do Santuário. Era esta cobertura que formava o verdadeiro Tabernáculo no sentido específico de Êxodo 26:1. A cobertura bordada com Querubins também formava o teto do Tabernáculo, olhando do interior do Santuário. Desde de que a maior parte da bordadura ficava suspensa sobre as paredes externas das tábuas, o que era visível de dentro era apenas uma pequena parte delas. Para começar tinham 10 cortinas individuais medindo aproximadamente 13 metros por 2 metros. Cinco cortinas foram enlaçadas uma a outra. Os outros cinco cortinas também foram enlaçadas uma à outra. Então as 2 x 5 cortinas eram presas umas as outras com cinqüenta colchetes de ouro formando assim uma enorme bordadura de 13 metros de largura e quase 19 metros de comprimento.
O livro de Êxodo não nos mostra o padrão preciso da bordadura, mas nos é dito que as cores eram: azul, púrpura, carmesim, e branca (a cor do linho retorcido) com motivos de Querubins (Êxodo 26:1).
Estas cores não são novas para nós. Nós as temos visto na Porta do Pátio Externo e novamente na Porta do Santuário; elas também aparecem no Véu, a "porta" de entrada do Santo dos Santos. Elas falam da divindade de Cristo, a Sua realeza, a Sua posição como o Salvador, e a Sua santidade demonstradas nos quatro evangelhos. O reaparecimento destas cores dentro do Santuário, bordado como o teto, nos lembra de que o Amado Filho em Seu quadruplicado caráter é o Cabeça de todas as coisas da Igreja (Efésios 1:22).
Os Querubins são para nos lembrar, possivelmente, de duas coisas:
I - os querubins foram colocados ao oriente do Éden "para guardar o caminho da árvore da vida" (Gênesis 3:24). Guardar no Hebraico significa observar, vigiar, para impedir Adão e Eva de retornarem e participarem da árvore da vida. Aqui no Tabernáculo, os querubins estão supervisionando o que ocorre dentro do Santuário.
II - os querubins estão entre aqueles no céu que dobram o joelho em reconhecimento ao Senhorio de Cristo (Filipenses 2:10; Apocalipse 5:11-14), portanto Ele é verdadeiramente o Cabeça de todas as coisas da igreja.
João, um dos discípulos mais chegados a Jesus, declara: "Vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:14). Enquanto nós nos aproximamos mais e mais perto da presença de Deus no Tabernáculo, nós também necessitamos contemplar Sua glória, buscando as coisas que são de cima, onde Cristo está, e não as coisas que são da terra (Colossenses 3:1-2), e reconhecer que o que vemos é apenas uma pequena parte do todo.

Autor: Martyn Barrow (martyn@domini.org)
Traduzido e Usado com permissão no http://www.obreiroaprovado.com
Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete ! 05/01
Revisão e Edição: Calvin Gene Gardner ! 05/01
Fonte original: http://www.domini.org/tabern

Nenhum comentário: