Nm 13.30-33
"Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela.
Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos.
Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos."
Todas as pessoas que são vencedoras, conquistadoras enfrentam ou estão enfrentando lutas, obstáculos, barreiras e severas, mas e em algumas vezes, severas criticas nas suas atitudes....claro, daqueles que não acreditam no trabalho que está sendo realizado. E no texto acima vimos que os outros espias, que foram com Josué e Calebe, logo esmoreceram e murmuraram logo no primeiro obstáculo.
Contudo a postura que Calebe teve foi totalmente diferente dos dez que ficaram desestimulados, podendo-se analisar o seguinte:
1 - Os obstáculos sempre surgiram em nosso caminho!
Se você quiser, um dia, ser um vencedor, tem que ter ciência que terá obstáculos, desafios e lutas...alguns parecendo até grandes demais para a nossa força e/ou capacidade. Podemos ter como desafios grandes na Bíblia:
1.1 - Os muros de Jericó(Js 6.1,2 - Ora, Jericó se conservava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. Então disse o Senhor a Josué: Olha, entrego na tua mão Jericó, o seu rei e os seus homens valorosos.). Qdo o povo de Deus viu a cidade, percebeu que seus muros eram fortes e grande, parecendo serem intransponíveis, impossível alguém penetrar naquela cidade. Contudo o Senhor "deu" a cidade na mão de Josué toda a cidade. Ele tinha apenas que confiar no Senhor e, indepedente da visibilidade que tinha que eram os enormes muros, ele ia VENCER!
1.2 - Golias (I Sm 17.4 - Então saiu do arraial dos filisteus um campeão, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.). A Palavra relata que Golias era um "campeão" porque já tinha ganho muitas lutas, batalhas e guerras. Era um guerreiro desde quando era moço e tinha experiência. Contudo, quando o Senhor dos Exércitos, Rei dos reis quer fazer algo, não importa o qto seu adversário tenha mais capacidade, destreza ou experiência....Ele faz acontecer de uma tal forma que você vê o mover de Deus...não importa qual o tamanho do obstáculo...o Senhor dará a vitória.
2 - Diante desses "obstáculos", devemos ULTRAPASSÁ-LOS.
Temos que ter atitude...não podemos somente esperar Deus agir. Ele agirá por você, mas é necessário que você tenha AÇÃO. Podemos ver a atitude de GIDEÃO....homem medroso, que aos seus olhos era fraco...
Mas qdo Deus o chamou...inicialmente hesitou....mas posteriormente tomou ATITUDE!!! VENCER OS MIDIANITAS!!! E Deus é tão maravilhoso que o fez vencer não com um exército grandioso....Ele reduziu os homens que estavam com Gideão de 32 mil para trezentos.....a VENCEU A GUERRA PQ O SENHOR ERA COM ELE!!!! Gideão CONFIOU NO SENHOR, ENCAROU DE FRENTE O PROBLEMA E NÃO DESISTIU!!!!
Meus amados....quando somos chamados por Deus para executar algo, NUNCA DEVEMOS DESISTIR...basta CONFIARMOS no Senhor, que os "muros de Jericó" serão derrubados e a vitória é certa!
Postado por Pr.Clodoaldo Pereira às 11:23 AM 1 comentários
Sorte ou azar não é sim uma questão de escolha e decisão?
Salmos 1.1 e 4 - "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores... /... Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha".
Paz seja convosco! Hoje analisei algumas pessoas e cheguei a algumas conclusões sobre decisões que tomamos...
Palavras ditas sem pensar nem sempre dá a conotação daquilo que queremos dizer ou do seu significado completo. Por exemplo, sabemos que a palavra sorte está associada a bom resultado na vida, podemos até dizer que induz-nos a pensar em prosperidade econômica (que normalmente é o que mais é associado....questões que envolvem ganhos financeiros literalmente).
Contudo, a palavra azar indica o contrario, ou seja, falta de bons resultados e dificuldade econômica e outras coisas semelhantes.
Se pensarmos de outra forma: sorte pode significar benção e azar pode até significar a falta desta ou, numa palavra mais contundente, maldição. Então parece que já percebemos um novo significado para as duas palavras.
Nessa ótica de pensamento, entendemos que, se sorte é a presença da benção na nossa vida, se estivermos com Deus ela nos alcança sempre! De outra forma o azar, sendo maldição, significa a ausência de Deus na nossa vida! Veja como as palavras são importantes quando colocadas em um contexto apropriado.
Agora, depois de identificar o significado das duas palavras, podemos discutir como estar no lado certo. Queremos a benção ou não?
No texto inicial, se você quiser lê-lo inteiro (Salmos 1.1/6), poderá verificar que tanto uma coisa como outra é consequência de nossas atitudes e decisões. Ninguém será abençoado se estiver fazendo as coisas erradas, ou se ficar de braços cruzados esperando o tempo passar.
Mas, o resultado poderá ser muito melhor, abençoado, se estivermos praticando a Palavra do Senhor e fazendo as coisas acontecerem. Quem faz acontecer somos nós! Deus está do nosso lado para nos dar entendimento de sua Palavra e daquilo que necessitamos para estarmos do lado da benção, o lado dos bons resultados. Veja, ele disse que se andarmos segundo sua Palavra e deixarmos os conselhos e práticas ímpias, com certeza, seremos abençoados, como planta que cresce em local apropriado e bem fértil, que dará muitos frutos.
O caminho do justo florescerá sempre, isso é benção e advêm em nossa vida quando decidimos viver em conformidade com a justiça, que é de Deus. Lembra-se da mensagem anterior da necessidade de sermos praticantes da justiça? Assim sendo, tudo o que fizermos está abençoado e será bom.
De outra forma, o contrário você já pode imaginar, e aí que importância teria se usássemos a palavra azar ou maldição? O que pratica as coisas erradas, ou seja, aquele que faz o que não está de conformidade com a justiça e com o certo, não adianta esperar por bons resultados em sua vida, pois está sozinho e não poderá contar com Deus, que é justiça e amor.
Então voltando ao inicio da mensagem te pergunto: sorte ou azar não é sim uma questão de escolha e decisão? Eu fiz esta escolha de viver segundo os conselhos de Deus e posso lhe assegurar que tenho sorte e agora você sabe que isso é benção! Espero que você também já fez essa escolha.
Caso contrário, sei que está pensando nisso agora e Deus já se achegou para junto de você e te diz, como pai amoroso que é: deixa que eu te seguro pela tua mão direita e te conduzo, potencializando suas realizações em bons resultados. Eu te ajudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário