quarta-feira, 4 de maio de 2011
O Triunfo Sobre Satanás
Texto Bíblico: Tiago 4.7
Introdução:
- “Satanás.”
- Uma palavra hebraica que significa adversário. Também é chamado pelo nome de “diabo” que significa acusador ou caluniador, e também “Belzebu ou Baalzebu”, que significa senhor das moscas.
- O N. T. aplica o termo ao “príncipe” ou chefe dos demônios. (Mt 12.24-29).
- No trecho de Ap 12.3 ele é chamado de dragão, uma referência á sua astúcia, malignidade e veneno.
- Ap 12.9 é passagem que se refere ao “dragão” como a antiga serpente, uma referência à sua astúcia, misturada com a sua natureza destruidora.
- Portanto as Escrituras aludem a Satanás como uma personalidade real, e não meramente como símbolo do princípio do mal. Porém Satanás está neste mundo e está tentando nos conquistar para sua causa maligna. Mas é possível vencê-lo! Como?:
1 - Sujeitando.
“… Sujeitai-vos…”
- Esse é um elemento imprescindível para a vitória na vida espiritual. É para os “humildes” que a graça de Deus é conferida.
- Quem se sujeita é quem se torna “humilde” de espírito, reconhecendo a sua própria fraqueza na esfera espiritual. Realmente, é necessário que o crente se submeta ao seu próprio Comandante, pois está diante de um inimigo feroz. Sozinho.
- O crente certamente fracassará; com Cristo a vitória lhe está assegurada, mas ninguém estará “com Ele”, a menos que se submeta às suas ordens.
2 - Resistindo.
“… resisti…”
- O verbo sugere oposição vigorosa, resistir bravamente, ficar cara a cara contra um adversário, sustentar sua base.
- Significa manter agressivamente na retaguarda ou manter-se à frente e opor-se; “lutar.” (Ef 6.12).
- Significa engajar-se ativamente em um combate um-a-um; “ficar firme.” (Ef 6.13).
- Significa manter a firmeza depois de uma batalha ativa; e “estar firme.” (Ef 6.14). Significa tomar posição para a próxima batalha.
- Tomai atitude firme, resistindo às tentações e ao mundanismo enviada pelo “príncipe deste mundo” (Jo 14.30), e obtereis sucesso.
- Se Satanás for resistido com constância, sabendo que Deus é quem firma ao crente, desistirá imediatamente.
- Com o poder do Espírito Santo, podemos resistir ao diabo, e ele fugirá de nós.
3 - Triunfando.
“… e ele fugirá de vós…”
- Essa idéia aparece sob várias formas, na literatura judaica: “Se fizeres aquilo que é bom, meus filhos… o diabo fugirá de vós.”
- “Se um homem foge para o Senhor, o espírito maligno fugirá dele.” “Se praticardes o bem, até mesmo os espíritos imundos fugirá de vós.”.
- Portanto, sujeitai-vos a Deus e oferecereis resistência a ele (ao diabo) e ele fugirá de vós.
- Ele (o diabo) pode lutar, mas não pode vencer; portanto, se lhe ofereceres resistência, ele fugirá de ti; derrotado e envergonhado.
Resumo:
- Há vitória; a derrota não é necessária, embora o adversário seja dotado de forças e inteligência prodigiosas.
- Satanás pode ser derrotado por nossa obediência e resistência.
- “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (v.7).
- Satanás só é poderoso enquanto contar com a simpatia do homem que ele tenta.
Fonte: http://eloizio.wordpress.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
" E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.
E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás? E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir.
E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim. (Marcos 3, 22 á 26).
Neste texto, Jesus chama de Satanás, tanto a Belzebu como aos demônios e pergunta: Como pode Satanás expulsar a Satanás? Ora, se Belzebu fôsse a entidade Satanás, Jesus diria assim: - Como pode Satanás expulsar os seus anjos. Aqui, a palavra Satanás é colocada como: Substantivo e Coletivo. Substantivo Belzebu e como Coletivo os demônios. Se Jesus chamou a Belzebu e aos demônios de SATANÁS, fica evidente que a palavra SATANÁS não se trata de uma Entidade e sim de uma expressão para indicar o Mal Acreditar que Deus fez uma criatura que se rebelou contra ele e levou quase todas as criaturas e filhos, durante milênios, e ainda está levando a destruição todos os seus filhos; É acreditar em um Deus que não tem Poder nem Sabedoria para derrotar ou converter seu inimigo em amigo; É dizer que Deus falhou em suas criações e em como conduzir a humanidade para a verdadeira vida. É inaceitável, acreditar que exista uma criatura tão poderosa que luta durante Milênios contra Deus, e que ainda vai levar milhôes de homens cativos para o Inferno em que habita. A Bíblia é cheia de Alegorias, figurações e comparações, portanto, muitas Alegorias ou Figurações não devem ser interpretados literalmente. E enfim, Como vê, somos todos Ateus. Diante de tantas estórias para criancinhas, é que fazem muitos Crentes se tornarem em verdadeiros Ateus.
Postar um comentário