Introdução:
O texto sobre o qual quero falar nesta oportunidade se encontra na carta de Paulo endereçada aos gálatas.
Paulo escreveu esta carta provavelmente no ano 55-60 D.C. Os destinatários eram as igrejas da região da galácia, uma região da Ásia Menor.
Quando Paulo escreveu aos gálatas o propósito foi refutar os cristãos judaizantes que ensinavam que os crentes gentios que se convertiam deveriam obedecer a lei judaica para se salvar.
Paulo percebeu que estes religiosos queriam embutir na mente dos gentios a Circuncisão;
Um ritual da lei de Moisés que Marcava, Destacava e Separavao praticante dos demais, pregando que apenas com isso estavam justificados diante de Deus.
Na verdade naquela época havia muito disto entre os homens, havia aqueles que marcavam seu corpo com o nome do seu deus.
Entre os soldados romanos havia aqueles que tatuavam o símbolo do exercito romano em seu corpo, outros como os escravos tinham seus corpos marcados com ferro quente pelos seus superiores.
Eu e você também temos marcas, algumas visíveis e outras invisíveis. Tenho no meu corpo uma marca de quando era menino – um furungo na perna que foi necessário uma intervenção cirúrgica; eu era muito pequeno e não me lembro mais tem a cicatriz que prova que a historia da minha mãe não é mentira.
As marcas no corpo são mais fáceis de retirar, do que as marcas da alma, essas machucam mais que as feridas que estão externamente expostas.
Muitas pessoas hoje possuem marcas de grandes tragédias e outras marcas de alegria, fé e esperança.
A Bíblia relata a história de Jacó, ele lutou com Deus, e por isso foi marcado por Ele, passando a mancar de uma perna por toda a vida.
Sua marca foi da determinação em ser abençoado. Gn 32.22-29.
Caim também foi marcado, sua marca remetia a um sinal de maldição. Gn 4.15.
A marca de Sansão era o seu longo cabelo, ele era um nazireu e por isso não podia passar navalha em seus cabelos. Depois que ele pecou contra Deus, suas marcas foram seus olhos vazados.Jz 16.21.
Conheço pessoas que possuem marcas na vida, geradas por notícias inesperadas, como a morte de um ente-querido, um aviso de demissão, etc, gerando traumas.
Ei! Todo ser Humano já passou ou vai passar por momentos que ficarão registrados e gravados em sua memória e trarão sobre si Marcas.
E estas marcas poderão ser positivas ou negativas, construtivas ou altamente destrutivas e se não forem tratadas podem fazer com que o indivíduo caia em depressões, fracasso emocional e até traumas terríveis.
Existem pessoas que carregam marcas profundas na sua alma e isto traz pra elas: complexo de inferioridade, tristeza e até o desejo de morte.
Paulo cansado de ver tantas marcas, cheio de autoridade, cheio do Espírito Santo afirma: Ninguém me inquiete, pois trago no meu corpo as Marcas de Cristo.
O que é uma marca?
2° o dicionário marca é: Nome, Logotipo, Emblema, Sinal ou qualquer forma gráfica que Individualiza, Personaliza, Identifica e Destaca uma pessoa ou um produto.
E o que é marcar?
Marcar é: por Marca ou sinal, Patentear, Produzir impressão, traços ou sinais naquilo que se quer fazer uma advertência, torna-lo conhecido ou diferenciado.
Existem marcas que são bastante Conhecidas:
Coca-Cola, bom bril, Pierre Cardam, Calvin Klein, Ferrari, Azzaro, Microsoft, Toyota, Honda, Peugeot, Benetton, Spatifillus, Hugo Boss, Giorgio Armani, Christian Dior, Louis Vuitton...
Agora, falando em marcas,no sentido espiritual existe vários tipos de marcas:
1°àas Marcas de Satanás:
Gn 3:1-5 Traição, Divisão, Discórdia, Insubordinação.
Jo.10:10 Roubar, Matar e Destruir. A Marca da “besta” em Ap. 3:16-17: 666.
2°à as marcas dos Homens:
Ingratidão, Desprezo, Traição, Infidelidade, Invejas, Complexos, Culpa, Difamação, obstinação, Orgulho, Ódio, Egoísmo.
3°à as marcas do Mundo:
Solidão, Traumas, Culpas, Inimizades, Dissensões, Idolatria, Feitiçarias, Injustiças, Guerras, Engano, Abandono, Crueldade...
4°à as Marcas e Sinais da Bíblia Sagrada
Gn. 9: 13 à O arco-íris (Marca do conserto entre Deus e a Terra).
Gn. 17:11 àA Circuncisão (Marca do cumprimento da lei)
A Cruz à Marca o Inicio da era da Graça e sela o compromisso com homem.
Ex. 12:22 à A Páscoa
Páscoa: hb. Pesah: passagem. Pular além da Marca, Passar por cima, Poupar.
Ex.12:22 Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no sangue que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais; mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã.
5° àas Marcas da Transformação:
Jacó foi marcado na coxa no vau de Jaboque: Gn. 32:32
Isaias teve seus lábios marcados c/ a tenaz: Is. 6:6-7
Paulo marcado nos olhos á caminho de Damasco: At. 9:9
Rm 12: 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
I Co.15:51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,
v.52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
II Co 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
6°àas marcas de Paulo ou melhor dizendo as marcas de Cristo:
Agora, Paulo deixa-nos em suas palavras uma grande lição: - ninguém me inquiete, pois trago no meu corpo as marcas de cristo.
Ele se orgulha das marcas que carrega sobre si, marcas adquiridas com o passar do tempo, depois de tanto sofrer por amor a Cristo.
Marcas que o identificam como um servo fiel, mas não feitas por ele mesmo, nem com o seu consentimento, eram marcas não só na carne, mas que estavam impregnadas em sua alma.
Ei! Eu te pergunto hoje, e você? Que marcas você carrega sobre o teu corpo? Elas te identificam como um verdadeiro cristão? Como um verdadeiro adorador?
Seriam marcas adquiridas verdadeiramente por amor a Cristo, através do sofrimento, das aflições e de uma vida espiritual com Ele?
Veja o que Paulo diz: II Co 6:4 - Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias,
As marcas de Cristo são espirituais, e, nos deixam a cada dia, parecidos com ele.
Um exemplo disso é Pedro, que mesmo tentando se esconder, todos o reconheceram.
Mt 26:69-73.
Parafraseando: aquelas pessoas viram Pedro e disseram: você também é crente! Você tem jeitão de crente! Um tipão de crente! Você se veste igual crente! Anda igual crente! Fala igual crente! Você também é um dos que andava com aquele homem.
Deixa eu te fazer uma triste pergunta nesta noite. Será que os crentes dos nossos dias são conhecidos pela maneira de se vestir?
(não estou falando uso e costumes; de tamanho de saia ou de cabelo cumprido, estou falando de decência, de vergonha na cara.)
(Tem crente que vem pra igreja com a roupa tão curta e tão sensual que atrapalha o culto e impede Deus operar no meio do povo.)
Será que somos conhecidos pela maneira de falar? Será que somos conhecidos pelo nosso bom caráter?
Ei! Quais são suas marcas de cristão? As nossas marcas dizem quem nos somos!
Quando Apóstolo Paulo nos adverte a sermos seus imitadores e de Cristo ele esta falando que nos devemos ter as marcas de Cristo em nossa vida.
I Co 11:1 - Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Ef 5:1 - SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
Devemos imitar a Cristo, mas em espírito, pois, Ele é espírito.
Jo 4:23-24 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Alguns tentam mostrar na carne, que são adoradores, porém, o mais importante em nós, para Deus, é o nosso coração.
E agora eu vou pro outro extremo, cuidado! os santarrões que acham que cabelo e saia cumprida levam pro céu.
Cuidado irmão! Você que fica dentro da igreja só julgando o seu irmão (a) pela maneira dele ou dela se vestir e se esquece da sua vida.
Quem leva para o céu e somente Jesus e só ele tem poder para julgar.
Ao invés de criticar o irmão (a), ora por ele, aconselha ele, ajuda ele a ter as marcas de Cristo na vida dele.
Tem pessoas que tatua em seu corpo o nome de Cristo, andam com imagens e crucifixos de Cristo pendurado no pescoço, outros colocam adesivos no carro com versículos.
Isto ate é bom por que evangeliza as pessoas, mais as marcas de Cristo que devemos carregar não são bem estas.
Não adianta carregar uma imagem de Jesus no pescoço se não tiver ele no coração, não adianta desenhar uma cruz no peito se não seguir a mensagem da cruz.
Precisamos ter as marcas de cristo no nosso corpo, pois o nosso corpo é para a glória de Deus.
Como ter as marcas de cristo no nosso corpo? Vivendo um vida de santidade pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo.
I Co 6:19-20 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Rm 8:1 - PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Cl 3:1-3 - PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Mais quais são as marcas de Cristo?
Tem muita gente que se confunde e acha que as marcas de Cristo são os dons do Espírito Santo.
Ao ver uma pessoa revelando, profetizando ou falando em línguas, já diz que esta pessoa é marcada por Deus ou tem as marcas de Cristo.
Mas, eu aprendi diferente, Jesus disse que é pelos frutos que se conhece a arvore Mt 7:16.
Os dons ate podem ser imitados,agora eu quero ver é alguém imitar os frutos do espírito, e estes sim são sinais que marcam a vida de um verdadeiro servo de Deus.
Gl. 5:22 Mas o fruto do Espírito é: o Amor, o gozo, a Paz, a Longanimidade, a Benignidade, a Bondade, a Fidelidade.
v. 23 a Mansidão, o Domínio Próprio; contra estas coisas não há lei.
Conclusão:
A Palavra de Deus nos mostra de forma clara, o alto preço que o Apóstolo Paulo pagou por proclamar o nome de Jesus.
Paulo sofreu grandes perseguições, sofreu açoites, prisões e muitas outras dificuldades por ser um servo de Deus autêntico e proclamador do nome de Cristo.
Diante de tais realidades vividas, ele, como que num desabafo, ele afirma: Ninguém me inquiete, pois eu trago no meu corpo as marcas de Cristo.
Paulo não apenas falava de marcas espirituais, mas também de marcas literais em seu corpo que havia sofrido por amor a Cristo.
Que marcas o cristão deve carregar em sua vida como servo de Deus?
1° à A Marca do Amor Mt 22.37-39.
Essa é uma marca fundamental na vida do cristão. Como dizer que é um crente se não há demonstração de amor nessa vida?
Essa é uma marca fundamental na vida do cristão. Como dizer que é um crente se não há demonstração de amor nessa vida?
Deus é amor! Quando se aceita a Jesus como Salvador, O amor de Deus passa a reinar na vida do crente.
Amor para com Deus e também para com o próximo. Pergunta-se: Essa marca tem sido uma realidade em nossas vidas?
Temos amado ao Senhor com toda a nossa força, com todo o nosso entendimento e amado ao nosso próximo como a nós mesmos?
Se pregamos que amamos, devemos, acima de tudo, demonstrar que amamos. Esse é o grande querer de Deus para nós.
2°àA Marca do Testemunho Mt 5.14-16...vois sois a luz do mundo....
Como crentes precisamos brilhar neste mundo cheio de pecados. Precisamos influenciar e não ser influenciados.
2°àA Marca do Testemunho Mt 5.14-16...vois sois a luz do mundo....
Como crentes precisamos brilhar neste mundo cheio de pecados. Precisamos influenciar e não ser influenciados.
Rm 12:2 nos afirma que não devemos nos conformar com o mundo. Não podemos, como servos de Deus, permitir que os valores do mundo estejam entrando em nossas vidas e apagando o brilho de Cristo que está em nós.
Precisamos glorificar a Deus com a nossa maneira de falar, de andar, de vestir...
3°àA Marca do Compromisso I Co 15.58
Ei! Como servos de Deus somos importantes na obra do Senhor. Nossa participação na vida da Igreja precisa ser uma realidade.
Ei! Como servos de Deus somos importantes na obra do Senhor. Nossa participação na vida da Igreja precisa ser uma realidade.
Às vezes somos influenciados por fatores, os mais diversos, que acabam atrapalhando a nossa participação na vida da igreja local.
O Diabo lança obstáculos na vida do crente para que este não participe das programações de sua igreja. A Palavra de Deus nos afirma que devemos ser “firmes e constantes”.
Vemos claramente nesse versículo que fazer a obra do Senhor não é coisa fácil. Se assim fosse, não haveria necessidade do Senhor nos orientar a sermos firmes e constantes.
Em nome de Jesus, sejamos firmes e constantes e sempre abundantes na obra do Senhor, pois essa obra é de valor e no Senhor o nosso trabalho não é em vão.
4°àA Marca da Paz Mt 5.9. Bem aventurado os pacificadores...
Nós temos a paz. A paz é Jesus. Logo Deus nos chama para sermos proclamadores dessa maravilhosa paz.
4°àA Marca da Paz Mt 5.9. Bem aventurado os pacificadores...
Nós temos a paz. A paz é Jesus. Logo Deus nos chama para sermos proclamadores dessa maravilhosa paz.
Para poder proclamá-la eu preciso estar vivendo-a em minha vida.
Podemos afirmar realmente que vivemos a paz de Cristo? Falar em paz quando tudo está bem, quando tudo está tranquilo é muito fácil.
O que precisamos entender é que essa maravilhosa paz que temos não depende das circunstâncias.
O crente fiel sabe que, mesmo nas lutas, o Senhor Jesus não o desampara. Por isso pode manter-se em paz em meio às tribulações.
Essa maravilhosa marca não pode faltar em nossas vidas. Vivendo a paz de Cristo, sem dúvida, poderemos anunciá-la aos perdidos.
Conclusão:
se olhar-mos para a Palavra de Deus, sem dúvida, encontraremos muitas outras marcas que devem ser vividas na vida do crente.
Conclusão:
se olhar-mos para a Palavra de Deus, sem dúvida, encontraremos muitas outras marcas que devem ser vividas na vida do crente.
Mas que possamos ter pelo menos estas 4 marcas de Cristo na nossa vida.
· Precisamos amar a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmos.
· Precisamos dar um bom testemunho neste mundo cheio de pecados.
· precisamos ter compromisso com a obra do Senhor. Precisamos estar envolvidos com os projetos de nossa igreja.
· Precisamos viver a paz do Senhor Jesus e anunciá-la àqueles que estão perdidos sem a salvação.
· Precisamos amar a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmos.
· Precisamos dar um bom testemunho neste mundo cheio de pecados.
· precisamos ter compromisso com a obra do Senhor. Precisamos estar envolvidos com os projetos de nossa igreja.
· Precisamos viver a paz do Senhor Jesus e anunciá-la àqueles que estão perdidos sem a salvação.
Se quisermos marcar a nossa geração com a pregação do evangelho de nosso Senhor Jesus, temos que carregar em nos as marcas de Cristo.
que Deus nos abençoe!
que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário